Como começar um negócio: Guia passo a passo

Apresento a vocês o guia completo sobre como começar um negócio, este artigo fala sobre os aspectos mais importantes e os processos que você precisa saber se quiser saber como começar. Este guia retoma as etapas analisadas uma a uma, com um breve resumo de cada ponto e um link para o artigo detalhado no título da seção. Espero que possa ser muito útil para você.

Encontre a ideia para começar um negócio

Primeiro você tem que saber que uma ideia não vale nada. O que importa é a implementação, ou seja, como é implementado, o que depende principalmente da equipe responsável pelo projeto.

Uma boa ideia deve atender a uma necessidade real e fornecer essa pequena coisa adicional pela qual o cliente está disposto a pagar. Ou seja, tem potencial de lucratividade.

ideias de negocios

É altamente recomendável que sua ideia seja ajustada ao que você sabe fazer (ser eficaz e inovador) e que seja algo de que você goste (diria ainda mais, que você seja apaixonado), porque você vai passar muito tempo trabalhando nisso.

Encontre parceiros empreendedores para começar um negócio

Ou como iniciar um negócio em boa companhia. Você tem todo o direito no mundo de querer começar um negócio sozinho, mas encontrar parceiros tem muitas vantagens, especialmente para completar seu perfil em aspectos que você não controla (gestão financeira, gestão comercial, a parte técnica do negócio, etc.)

Se você optar por trabalhar em equipe, tenha muito cuidado ao procurar pessoas que compartilhem seus objetivos de negócios, seus valores e em quem você possa confiar. E não pense que os amigos são sempre bons parceiros. O ambiente profissional é regido por outras prioridades.

Como criar um modelo de negócios?

A concepção do modelo de negócio da sua empresa é uma etapa fundamental. Trata-se de transformar sua ideia em um processo gerador de receitas e lucros, ou seja: como você cria valor.

business plan

Como obter financiamento para começar um negócio

O investimento inicial é geralmente um dos principais freios de start-up quando você deseja iniciar um negócio. Conseguir financiamento pode ser complicado e, para te ajudar, preparei um artigo que detalha os diferentes modelos (financiamento interno, por dívida, por capital ou por subvenções e doações), bem como os principais atores que podem contribuir com dinheiro (empresário, amigos e família, crowdfunding, banca comercial, banca pública e empresas de garantia, empresas de capital de risco, investidores anjos).

Como convencer investidores e bancos a acreditarem no meu negócio

Saber como iniciar um negócio tem muito a ver com aprender a “vender” seu projeto para outras pessoas. Se o artigo anterior explica onde você pode ir para encontrar o dinheiro necessário para financiar seu projeto, neste faço algumas recomendações para ter sucesso em suas aplicações.

Eu explico a importância de preparar um plano de negócios para ter clareza sobre todos os aspectos do seu projeto. Também é fundamental que você cuide tanto da forma quanto do fundo, dando uma imagem profissional em todos os momentos e falando no presente melhor do que no condicional. Outro ponto a favor é que você invista seu próprio dinheiro, mesmo que tenha pouco.

Também detalho as diferenças entre falar com um bancário (que só lhe empresta dinheiro e quer ter certeza de que você vai devolver o principal e pagar os juros) e falar com um investidor, cujo objetivo é maximizar a rentabilidade do seu investimento.

Como conseguir clientes para começar um negócio

conquistar clientes

Na verdade, e embora eu tenha colocado isso na sexta seção do guia, conseguir clientes é o que vem imediatamente após ter definido a ideia e o modelo de negócio. Convencer alguns consumidores a comprar seu produto ou serviço é a melhor arma para convencer potenciais investidores.

Neste artigo insisto muito na importância de ser paciente e persistente, e de tomar tudo como uma caçada, com algumas técnicas que detalho. Depois de capturar sua presa, você ainda terá que convencê-la, e algumas das dicas que preparei vão te ajudar.

Por fim, creio que é fundamental que organize e estruture uma estratégia de vendas. Um erro comum é desperdiçar muita energia em métodos que não funcionam, quando alguns ajustes podem alterar totalmente seus resultados.

A escolha da forma jurídica para começar um negócio

No Brasil, o futuro empresário, enfrenta a dúvida de começar como firma individual, sociedade empresária e sociedade civil. Você deve consultar um contador de confiança para realizar um planejamento tributário para você, e encontrar a melhor forma jurídica ao começar um negócio.

Como você pode imaginar, não existe uma resposta fixa. Dependendo do tipo de negócio, de uma forma ou de outra será melhor para você.

Como escolher o nome da sua empresa, negócio ou marca ao começar um negócio

encontrar um nome para a minha empresa (1)

Para algumas empresas, é uma escolha fundamental, para outras, tem uma importância mais limitada, mas o nome da sua empresa geralmente é a primeira coisa que seus futuros clientes e o restante de seus parceiros de negócios veem, por isso é sempre bom parar o tempo preciso refletir sobre como você vai chamar sua empresa.

Você vai querer encontrar um nome curto, fácil de lembrar e positivo, se possível que revele qual é a sua proposta de valor e que não possa ser confundido com outras marcas ou ter significados estranhos em outras línguas.

No artigo falamos detalhadamente sobre várias pistas para encontrar um bom nome para sua empresa.

Como contratar funcionários para uma empresa

contratacao de funcionarios 1

Na minha opinião, a contratação do primeiro funcionário é um dos momentos mais significativos e enriquecedores do processo de abertura de uma empresa, tal como fechar a primeira venda ou obter os primeiros lucros.

Neste artigo, detalho como escolher a pessoa certa para o cargo certo, como medir a lucratividade de uma contratação e explico as várias etapas administrativas que você deve seguir e a ajuda da qual pode tirar proveito.

Como encontrar um lugar ideal para uma empresa

Talvez sua empresa esteja aberta ao público ou talvez você possa trabalhar perfeitamente em casa. Em qualquer caso, você terá que considerar a questão da localização do seu local de trabalho.

Dou algumas recomendações dependendo do tipo de negócio (por exemplo, se você tem loja, a localização é um fator fundamental ), e também dou algumas dicas sobre aspectos administrativos (a famosa licença de abertura).

A conclusão é uma pequena análise dos diferentes tipos de proprietários com os quais você pode se deparar ao negociar um aluguel para suas instalações.

Como encontrar fornecedores para começar um negócio

Estaria muito enganado se se limitasse a pensar que com os parceiros empreendedores, clientes e funcionários definiu os atores mais importantes para fazer um negócio. Seus fornecedores também são muito importantes e alguns deles se tornam estratégicos, por isso você deve ter um cuidado especial ao escolhê-los.

Explico onde você pode encontrar esses parceiros e também apresento alguns critérios para comparar as diferentes empresas que podem chamar sua atenção. O preço não é tudo. Quando encontrar alguém com quem trabalhar e antes de assinar, vale a pena revisar alguns aspectos importantes.

Os principais erros cometidos por empresários ao começar um negócio

erros nos negocios 1

Antes de lançar, recomendo que você reveja esta lista de erros muito comuns para saber como iniciar um negócio evitando cair nas armadilhas mais populares. Conhecer esses erros comuns lhe dará mais opções para ter sucesso. Pois garanto que a vida empresarial enfrentará muito mais dificuldades que não aparecem na lista.

Coisas como começar em um setor onde você não tem experiência, se apaixonar pela sua ideia, querer começar grande, perder o foco, não planejar ou não ser reativo pode levar ao fracasso de um projeto que de outra forma poderia ter funcionado. Listei até 16 erros comuns.

Razões criar o próprio negócio

Poderia ter sido o primeiro artigo do guia, mas queria colocá-lo no final como uma reflexão interessante sobre suas motivações para empreender. Alguns motivos fazem sentido e outros são grandes erros. Recomendo a leitura deste artigo para ter certeza de que você realmente tem certeza do que deseja alcançar.

Como fazer o seu negócio crescer?

Se você passou em todas as etapas detalhadas neste guia, significa que seu negócio está funcionando. Mas isso foi apenas o começo, a parte fácil da aventura. Agora você tem que consolidar seu projeto.

Continue em busca de clientes, mantenha o foco, construa a imagem da sua empresa no dia a dia, aprenda a descansar e ganhar perspectiva, medir seus resultados, cercar-se de pessoas positivas e outros empreendedores, buscar sistemas para automatizar tarefas e acima de tudo, manter sempre o a experiência do cliente no centro de todas as suas decisões .

como começar um novo negócio

Você não veio a este artigo por acaso. Se você estava procurando informações sobre como começar um negócio e conselhos para começar um negócio, você está no lugar perfeito. Publico conteúdo interessante todas as semanas há anos para todos aqueles que sonham em começar um negócio. Proponho ideias lucrativas, dicas de gestão e muito mais. Então, não hesite e vamos manter contato. Você sabe, você pode adicionar o blog aos seus favoritos, nos seguir no Facebook, Twitter e no Tumblr… ou até mesmo se inscrever em nossa newsletter.