Como fazer seu negócio crescer

Você tem fornecedores, está financiando uma sede, talvez um poucos funcionários e apenas perto sua primeira venda. Parabéns – você começou um negócio, mas não adormeça porque você está apenas começando. Agora vem o interessante, que é como fazer seu negócio crescer. Você terá que consolidar seu projeto e transformá-lo ao longo do tempo em uma empresa lucrativa, capaz de alimentar seus funcionários, retribuir aos parceiros e talvez atingir níveis insuspeitados.

Continue procurando por novos clientes para fazer seu negócio crescer

Seu produto não vai se vender sozinho e, a princípio, ninguém o conhece. Procure fazer um plano de comunicação e publicidade de acordo com o seu projeto. Invista em marketing, mas com sabedoria. Gastar muito dinheiro na mídia errada ou atingir um público-alvo diferente do seu não fará muito bem. Não gastar dinheiro também não lhe fará bem. Encontre o meio mais adequado e invista o tempo e os euros necessários para levar a sua mensagem ao seu segmento de clientes. Se você pretende fazer seu negócio crescer, a comunicação é, sem dúvida, uma ótima maneira de alcançá-lo, se bem feita.

Para fazer seu negócio crescer, mantenha a experiência do cliente no centro de suas prioridades

Para fazer seu negócio crescer, é necessário que você trabalhe sem deixar de aprimorar sua experiência. Preste atenção especial ao pós-venda. Quero dizer, como você entrega o produto ou como lida com problemas e reclamações. Não se trata apenas de vender, mas de transformar seus novos clientes em seus melhores embaixadores. Faça-os recomendá-lo, melhorando suas expectativas e oferecendo um serviço cada vez melhor.

Mantenha o foco para fazer seu negócio crescer

Você terá muitas distrações. Desentendimentos com parceiros, preocupações financeiras, dúvidas para comprar tal e tal, problemas organizacionais, questões de recursos humanos, reações inesperadas das administrações e uma longa lista de eventos imprevistos.

É muito fácil você perder o foco e ceder à tentação de resolver os problemas urgentes antes dos importantes, ou que queira abrir novas frentes quando ainda não colocou todos os seus esforços na primeira batalha. No final de cada dia, pare um momento para refletir, tenha um pouco de perspectiva e veja se você está perdendo o foco. Se sim, tente corrigir.

Consolide a sua imagem para fazer seu negócio crescer

Henry Ford costumava dizer que qualidade é fazer as coisas certas, mesmo quando ninguém está olhando. O mesmo pode ser dito da imagem da sua marca. Seja qual for a estratégia que você escolheu (um nome para a empresa ou sua marca pessoal), você deve agir o tempo todo como se alguém estivesse olhando para você.

Qualquer comunicação, qualquer ação pública sua deve estar de acordo com a imagem de marca que você deseja criar para sua empresa. Obviamente, é ainda mais importante no trabalho do dia-a-dia. Se você definiu bem a necessidade coberta pela sua proposta de valor e se dedica a oferecer a melhor experiência possível ao cliente, a imagem de sua marca deve ser consolidada. Mas você não pode negligenciar a si mesmo e deve sempre parecer profissional para fazer seu negócio crescer.

fazer seu negócio crescer (1)

Tirar uma folga para fazer seu negócio crescer

Você vai ter que trabalhar muito. A preocupação com o andamento do seu negócio e a motivação para atingir os seus objetivos irão, alternativamente, levá-lo a agir incessantemente para melhorar a sua empresa. Mas você precisa descansar e mudar de cenário de vez em quando, caso contrário não será capaz de manter a motivação e a criatividade necessárias.

Controle seus resultados para fazer seu negócio crescer

É a única maneira de saber se você está indo na direção certa. Estabeleça metas e prepare uma série de indicadores de gestão para ver se você as atinge ou não. Talvez no início você só precise de quatro informações e aos poucos vá criando um scorecard muito mais completo, mas medir seu progresso é inevitável.

No mínimo, você deve saber a cada mês quanto você vendeu, ganhou ou perdeu. Além disso, você deve revisar a situação financeira, como saldos com fornecedores, dívidas de clientes, ações, créditos pendentes com o banco e o saldo em sua conta. Os dados financeiros são apenas o resultado de todas as atividades, mas sabê-los pode permitir que você identifique áreas de melhoria e tome medidas.

Além disso, se você está preocupado em como fazer o negócio crescer, o mínimo que deve saber é se o que está fazendo está tendo resultados em termos de aumento de vendas.

Cerque-se de outros empresários para fazer seu negócio crescer

Você pode não sentir necessidade agora, mas quando está passando por um momento difícil (muitas vezes você passa por fases difíceis antes de obter resultados), sua família e amigos podem não ser os mais adequados para ouvi-lo. Dois empresários de setores muito diferentes têm muitas coisas em comum e vocês podem apoiar um ao outro, mesmo que apenas moralmente para fazer seu negócio crescer.