Como encontrar fornecedores para o seu negócio

A escolha dos fornecedores é uma etapa fundamental no processo de constituição de uma empresa. Todas as empresas dependem, em menor ou maior grau, de outras. Isso significa que para proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes, você não pode minimizar a importância de selecionar seus parceiros. Se você está se perguntando como encontrar fornecedores para o seu negócio, vou lhe dar algumas recomendações que considero importantes para ajudá-lo a escolher.

Comece do início: defina sua proposta de valor

Você não pode começar a assinar contratos com fornecedores se não tiver definido claramente o que deseja oferecer aos seus clientes. Parece óbvio, mas às vezes começar um negócio envolve tomar tantas decisões que é muito fácil começar a casa com o telhado.

Depois que você tiver certeza de qual será sua proposta de valor, será muito mais fácil refletir sobre os meios que usará para atingir seu objetivo. Dentro dessa reflexão estarão os fornecedores de que você precisará.

É claro que se sua estratégia for de baixo custo, você não trabalhará com o mesmo tipo de empresa que faria se estivesse oferecendo um produto ou serviço de luxo. Mas vai muito além de considerações de qualidade ou preço. Seu fornecedor ideal deve se ajustar perfeitamente à sua proposta de valor.

Onde você pode procurar fornecedores para o seu negócio?

Se você souber que tipo de produto ou serviço precisa, será muito mais fácil encontrar fornecedores para o seu negócio mais adequado. Você tem várias maneiras de pesquisar fornecedores.

  1. Pela internet. Você tem uma infinidade de diretórios, serviços de páginas amarelas e, é claro, mecanismos de pesquisa como Google ou Bing.
  2. Em feiras e shows. Este tipo de evento pode representar uma grande oportunidade de encontrar diferentes empresas do mesmo setor. Informe-se sobre as feiras profissionais e não hesite em comprar um ingresso para conhecer. Se houver muitos expositores, você economizará muito tempo na busca.
  3. Associações profissionais. Ao se perguntar como encontrar fornecedores, reflita sobre as guildas. É possível que outras empresas do seu setor trabalhem com o tipo de empresa que procura, por isso contatar a sua associação profissional pode ajudá-lo. Às vezes, até tem acordos com fornecedores estratégicos e você pode se beneficiar de algumas vantagens. Pode também pesquisar a associação profissional do setor fornecedor que lhe interessa, para aceder à lista dos seus membros e conhecer diversos potenciais parceiros.
  4. Voltamos à Internet. Se está interessado em procurar fornecedores grossistas, tem várias páginas interessantes onde pode encontrar os produtos que lhe interessam. Sites como, Alibaba.com e outras plataformas semelhantes para comprar na China. Estas plataformas são excelentes para você encontrar fornecedores para o seu negócio

Descubra e compare todos os fornecedores

Se quiser obter boas condições, não pode aceitar a primeira oferta que receber. Quando você vai abrir um negócio, é vital que se preocupe em pesquisar em profundidade e comparar. Se você encontrou uma empresa interessante, volte a procurar fornecedores e selecione mais alguns. O mercado livre funciona assim. Seus clientes fazem o mesmo. Eles pesquisam e comparam para descobrir o que é melhor para eles. De certa forma, a seleção cuidadosa de seus fornecedores permite que você aprenda mais sobre o comportamento e as motivações de seus próprios clientes.

Você já deve ter ouvido falar da regra dos 3 orçamentos. A ideia é que toda vez que você precisar comprar algo (produto ou serviço) entre em contato com pelo menos 3 empresas e peça um orçamento. Não é absoluto. Para compras caras ou estratégicas, você ainda precisa comparar mais opções. Para suprimentos pontuais e baratos, você perderia seu tempo pedindo ofertas diferentes. Mas, em geral, funciona muito bem e permite que você tenha certeza de que escolheu uma opção aceitável.

Depois de saber como encontrar fornecedores para o seu negócio, depois de ter recebido o orçamento de vários deles, ainda falta uma etapa: escolher e negociar.

Negociar com os fornecedores: preço não é tudo

Antes de escolher o fornecedor com o qual vai trabalhar, deve-se deixar um espaço de negociação, e não se limitar a critérios econômicos. O preço é importante, mas não é tudo.

  • Preço. Obviamente que pretende abrir um negócio lucrativo, por isso, se comprar barato, terá melhores margens ou poderá ajustar os seus preços. Portanto, o aspecto econômico é fator essencial na negociação com fornecedores.
  • Qualidade. O preço sozinho não diz muito. A relação entre a qualidade oferecida e o custo é o que deve decidir você a optar por uma oferta ou outra. Comprar algo de qualidade razoável e caro é um erro, mas comprar algo muito ruim e barato também é errado.
  • Garantias. O que acontece se algo der errado? Com o que a empresa está comprometida? Você apenas vende e ignora? Inclui garantia e serviço pós-venda? É um aspecto às vezes esquecido da negociação com fornecedores por empreendedores novatos, até que apareça um incidente que os faça aprender da maneira mais difícil.
  • Disponibilidade e flexibilidade. Você ainda não sabe como os clientes receberão seu produto. Se for um sucesso, você ainda precisa de mais disponibilidade do fornecedor. Ou, ao contrário, você pode ter que reduzir as compras inicialmente planejadas. Por exemplo, pode ser muito barato comprar diretamente na China, mas se você precisar de mais produtos, terá prazos de entrega muito longos. Então você corre o risco de ficar sem estoque. Da possibilidade de devolver o que não vendeu, nem falo com você. Analise com o fornecedor até que ponto você terá flexibilidade em relação aos seus pedidos e devoluções.
  • Condições de pagamento. Na minha opinião, o crédito empresarial não deveria existir, mas existe. Isso significa que o fornecedor pode financiá-lo, graças às condições de pagamento. Não se engane, no início você terá que obter acesso ao crédito. E se o seu fornecedor for uma empresa muito maior do que você e você não for um cliente estratégico, você nunca poderá obter condições de pagamento a crédito. No entanto, é bastante comum, e se você mostrar que paga em dinheiro no início, poderá obter crédito com o tempo.
  • Saúde financeira. Quanto mais estratégico for o seu fornecedor, mais interessado você terá em investigar sua situação financeira. Se você falir e depender muito disso, poderá sofrer graves consequências, como ficar sem mercadorias em seus estoques.
  • Ética. Isso depende da sua visão do mundo. Se você trabalha com empresas socialmente responsáveis, estará contribuindo com sua parte para a construção de uma sociedade melhor.

Como encontrar fornecedores para o seu negócio

Antes de assinar contrato com fornecedores para o seu negócio

  • Certifique-se de que as responsabilidades sejam claras. Em particular, tente pensar em tudo que pode dar errado e certifique-se de anotar o que é sua responsabilidade e o que é do fornecedor. Você evitará mais de um transtorno.
  • Verifique todas as condições. Nada para ler sem assinar. Aliás, para esse tipo de coisa, espero que você já tenha colocado um advogado na sua vida, porque é muito fácil deixar de ver uma cláusula prejudicial se você não souber.
    • Não se amarre (nem no tempo nem no sistema de trabalho). É muito importante que você não se comprometa muito. Afinal, você ainda não sabe como é o fornecedor ou se o que ele prometeu é verdade. Não assine contratos de longo prazo que o impediriam de mudar de parceiro se não estiver satisfeito. Também tome muito cuidado para não projetar um sistema de trabalho que o faça depender do fornecedor mais do que o necessário. Especialmente ao terceirizar algo: lembre-se de delegar o trabalho, não as decisões.
    • O relacionamento com fornecedores ao longo do tempo

      As situações mudam, verifique o relacionamento com seus fornecedores de vez em quando. Mesmo que esteja satisfeito com o serviço e o preço, você pode perder oportunidades de reduzir custos ou descobrir serviços mais completos se não der uma olhada no que a concorrência está oferecendo. Encontrar fornecedores alternativos de tempos em tempos permite que você fique por dentro.

      Tente estabelecer uma colaboração de longo prazo e confiável com seus fornecedores. Lembre-se de também ter um pouco de flexibilidade. Você sabe que, em qualquer relacionamento, ambas as partes precisam estar satisfeitas para que as coisas durem. Um fornecedor estratégico pode ajudar muito em situações difíceis para você, mas não o ajudará se você se comportar como um cliente tirano.

      Isso é tudo que eu queria dizer a você sobre como encontrar fornecedores para seu negócio. No próximo capítulo do guia para iniciar um negócio, falaremos sobre as principais causas do fracasso de projetos empresariais.