Como encontrar um lugar para estabelecer uma empresa ideal

Se pretende abrir um negócio, uma das etapas quase essenciais é a procura de um lugar para estabelecer uma empresa. É obrigatório se você pretende ter uma loja física ou estabelecimento similar. É opcional nos casos em que você pode trabalhar em casa, desde que sua atividade não incomode os outros. Proponho uma revisão das diferentes opções para encontrar locais para alugar ou vender para o seu negócio. Também falaremos sobre os requisitos legais e de licenciamento.

Lugar para estabelecer uma empresa de acordo com o seu tipo

Abrir um pet shop, iniciar uma atividade industrial ou trabalhar como consultor são três atividades tão distintas que as instalações que as irão acolher serão necessariamente muito diferentes. Decidi separar os negócios em três grandes categorias. Se você está se perguntando como encontrar um lugar para estabelecer uma empresa, primeiro analise que tipo de empresa você vai abrir.

lUGAR PARA ESTABELECER UMA EMPRESA PARA QUAL A localização é importante

Para grande parte dos negócios, e principalmente (mas não exclusivamente) dos negócios tradicionais, a localização é um elemento fundamental. Não vou insistir muito no assunto porque já o abordei no artigo “Localização, localização, localização”, mas gostaria de lembrar duas coisas:

  • Uma boa localização pode representar muito investimento (o custo do aluguel é maior), mas para muitos negócios é um fator tão decisivo para o sucesso que vale a pena.

LUGAR PARA ESTABELECER UMA EMPRESA QUE NÃO É ABERTA AO PÚBLICO

Um dos motivos que dá importância à localização é o fato de nosso negócio ser aberto ao público. Se não for esse o caso, provavelmente não é tão relevante que estejamos em um ponto ou outro, desde que seja um lugar acessível e não muito distante. Não esqueçamos que teremos que ir todos os dias, assim como nossos funcionários, fornecedores e às vezes clientes (quando vierem nos visitar).

Nas empresas industriais (oficinas, fábricas, etc.) a localização é condicionada por elementos logísticos e regulamentares.

Eu tenho que fazer uma nuance importante em relação a negócios que normalmente não são abertos ao público. Na verdade, outros elementos que o forçam a ter uma determinada localização podem influenciar. Talvez o principal fator seja a imagem da marca. Por exemplo, muitas empresas de consultoria localizam seus escritórios em edifícios emblemáticos no centro para transmitir valores de qualidade e alto padrão.

lugar para estabelecerr uma empresa ideal (1)

ESTABELECER UMA EMPRESA  EM casa – home office

Se você vai começar um negócio com uma pessoa, pode estar interessado em economizar e trabalhar em casa . Algumas atividades são perfeitas para isso, como viver de um blog, montar uma loja online (mas cuidado com o estoque), ou até mesmo algumas profissões como advogado ou médico. Você terá que se certificar de que pode fazê-lo, verificando os regulamentos e os estatutos da comunidade do seu bairro.

Trabalhar em casa tem muitas vantagens, como economia no aluguel, viagens e tempo. Mas não é uma panaceia. Isso significa que você não terá uma diferença clara entre os campos profissional e pessoal e provavelmente terá que receber clientes em sua própria casa. Para o último, certifique-se de ter pelo menos uma área tipo escritório. Também existe um certo isolamento social.

Como encontrar um local para estabelecer uma empresa

Os fatores mais importantes

Ao procurar um lugar para estabelecer uma empresa, você não deve confundir suas prioridades. Em particular, você deve levar em consideração:

  1. A localizaçãovenha e veja. Se pretende vender, necessita de no máximo pessoas a passar em frente ao seu estabelecimento, pois desta forma poderá atrair muitos clientes da sua janela. Isso, como dissemos antes, para negócios comerciais que exigem visibilidade.
  2. As condições das instalações. Um local ideal deve atender aos seus objetivos de negócio (ser prático, ter espaço suficiente, etc. Também deve ser legalizado pela prefeitura de sua cidade. Cuidado para saber o que você tem que cumprir antes de assinar qualquer coisa, porque adaptar pode custar muito caro ou até impossível.
  3. O preço. O aluguel vai condicionar a sua rentabilidade no longo prazo, por isso você deve ter certeza de não aceitar um preço que inviabilizaria o seu projeto. Mas boas localizações compensam.

Encontre o lugar para estabelecer uma empresa

Aqui estão algumas dicas para encontrar o local para estabelecer uma empresa que melhor atende às suas necessidades.

  • Mecanismos de busca. Os motores de busca mais importantes têm uma seção para encontrar um local e também existem motores de busca específicos.
  • Agências e profissionais. Isso torna a busca um pouco mais cara (geralmente cobram uma comissão pelo aluguel de um mês), mas um bom profissional pode ajudá-lo a encontrar um local adequado filtrando boa parte dos requisitos que você está procurando.
  • Caminhe pelas ruas. Se você tem uma área específica em mente, pode ser melhor caminhar pelas ruas do bairro que lhe interessa. Você terá imediatamente sua opinião sobre a adequação do local e o acesso a inúmeras oportunidades que não são anunciadas em portais ou agências.
  • Centros comerciais; Se você só precisa de um escritório, pode encontrar um bom centro de negócios. Não é a opção mais barata, mas é prática, costumam oferecer serviços de secretariado, e você estará próximo de outros profissionais, o que é sempre útil.
  • Compartilhe. Se vai alugar um escritório, pode procurar outra empresa ou profissional e dividir as despesas. Existem também muitas empresas que alugam escritórios vagos porque, com a crise, têm menos funcionários e procuram formas de reduzir custos.

Negocie o aluguel

Por fim, gostaria de enfatizar a importância de negociar o aluguel do local para estabelecer uma empresa.

Negociar quando os preços caírem

Pode-se pensar que a crise econômica ou o estouro da bolha imobiliária mudariam as coisas, mas por experiência própria posso dizer que às vezes procurar um lugar é surreal.

Se às vezes fica difícil negociar o preço do aluguel quando há muitos imóveis vazios, você pode imaginar que não tem muito espaço para negociação de imóveis para aluguel em período de crescimento, como vem acontecendo ultimamente. E o mesmo para as instalações à venda.

De qualquer forma, você deve tentar negociar. E não pense que é só pelo preço. Dê uma boa olhada nas condições de partida. Se as coisas derem errado, a última coisa que você quer é pagar uma indenização muito alta por sair mais cedo.

Alugar ou comprar para estabelecer uma empresa?

É uma decisão que depende de muitos fatores, mas acho que pode ser simplificada dizendo o seguinte. Regra geral, não o compensa comprar o imóvel lugar para estabelecer uma empresa, exceto em um caso. Se a adequação das instalações representa um investimento muito importante, então você pode estar interessado em comprar.

Vou dar dois exemplos.

  • Se você abrir um restaurante, poderá sempre movê-lo para outro lugar com relativa facilidade. Muitos sites estão preparados para este tipo de atividade.
  • Se você montar uma fábrica, é muito provável que tenha que investir muito em infraestrutura específica. Você dificilmente poderia ir a outro lugar, e o preço do navio pode não ser tão significativo em comparação com o investimento total.

A compra do local tira muitos recursos econômicos que você poderia dedicar a outra coisa. É melhor testar o seu negócio com um aluguer e, se verificar que funciona bem, pode tentar comprar um imóvel ou negociar com o atual proprietário para o adquirir.

Isso é o que eu queria dizer sobre como encontrar um lugar para estabelecer uma empresa. No próximo capítulo do nosso guia para iniciar um negócio, falaremos sobre fornecedores.