Encontre parceiros empreendedores para iniciar um negócio

Você terá de decidir se procura parceiros empreendedores para iniciar um negócio ou se vai por conta própria para começar o negócio. Aqui estão algumas dicas para tomar a decisão certa. Como você pode imaginar, o que você decidir terá um grande impacto no futuro do seu projeto, por isso você deve ter certeza de ter pensado muito bem sobre o caminho que deseja seguir. Vou me concentrar primeiro em fornecer elementos para avaliar se é melhor ir sozinho ou com parceiros e, em seguida, veremos os pontos que você deve levar em consideração ao escolher seus companheiros de viagem.

Iniciativa individual ou em grupo?

Empreender sozinho é uma opção perfeitamente viável, desde que outras alternativas (por exemplo, prestadores de serviços) sejam procuradas para cobrir os aspectos do negócio que você não será capaz de fazer por conta própria. Porque ninguém pode fazer tudo, e executar um projeto empresarial requer não só conhecimentos muito diversos, mas também competências variadas (comercial, de gestão, técnica).

Essas são algumas das razões para empreender sozinho:

  • Desenvolver uma atividade profissional baseada nos seus conhecimentos (advogado, médico, psicólogo infantil, mecânico, etc.).
  • Ter financiamento suficiente ou que o projeto não represente um investimento muito alto.
  • Manter o controle das decisões estratégicas do projeto.
  • Não encontrar um parceiro adequado (melhor sozinho do que em más companhias).
  • Não ter que compartilhar os lucros.
  • Trabalhe melhor sozinho.

No entanto, procurar parceiros empreendedores para iniciar um negócio também pode ser uma ótima maneira de iniciar um projeto. Neste caso, estou me referindo apenas aos sócios que atuam na futura empresa, e deixarei o tema dos sócios investidores para o capítulo do guia para iniciar um negócio que dedicarei ao financiamento.

Você deve considerar encontrar parceiros empreendedores para iniciar um negócio em algumas destas situações:

  • Você não tem um aspecto profissional fundamental para o negócio (perfil comercial, conhecimento técnico, rede de contatos, etc.)
  • Você trabalha melhor em equipe.
  • Você precisa de mais dinheiro ou deseja reduzir seu investimento pessoal no projeto.

Aspectos chave para avaliar para escolher um parceiro

Muitas pessoas cometem o erro de se associar com amigos simplesmente para se darem bem. Um negócio não tem nada a ver com amizade. Os motivos que fazem de uma pessoa um bom amigo não precisam coincidir com os critérios de um bom parceiro. A convivência ajuda a tornar o trabalho mais suportável, mas há aspectos muito mais importantes que você deve levar em consideração. Se esses aspectos não estiverem presentes, mais cedo ou mais tarde surgirão problemas e a amizade desaparecerá.

Compartilhe metas de negócios com os parceiros empreendedores PARA INICIAR UM NEGÓCIO

Procurar um parceiro é muito semelhante a procurar um marido ou esposa. Se você não compartilha os objetivos fundamentais do relacionamento, isso não tem muito futuro. Antes de ingressar, você precisa deixar bem claro que você e seus parceiros têm a mesma visão de negócios. É algo que pode evoluir mais tarde dependendo dos resultados do empreendimento, mas pelo menos você deve concordar sobre o que deseja fazer, como deseja fazer e o que fará, se vai bem ou se vai mal.

compartilhe do mesmos valores que os parceiros empreendedores PARA INICIAR UM NEGÓCIO

Este é um aspecto que muitas vezes não é levado em consideração na escolha de parceiros empreendedores para iniciar um negócio, mas tem uma importância enorme para o futuro da empresa. O sistema de valores de cada pessoa influencia suas decisões diárias. Se você é uma pessoa muito honesta, respeitadora da lei e ética, não se associe a uma pessoa que goste de se mover na ” zona cinza “, de fazer truques e tomar atalhos duvidosos. Vocês dois teriam um tempo muito ruim.

O sistema de valores é muito mais amplo do que isso. São as prioridades de cada pessoa. Alguns darão a maior importância ao trabalho, outros à família. Alguns buscarão dinheiro no curto prazo, outros não estarão tão interessados ​​em ganhar muito. E então uma longa lista.

Para fazer as coisas funcionarem, procure pessoas que compartilham os valores mais importantes para você (e respectivamente).

complemente o seu parceiro empreendedor

parceiros empreendedores para iniciar um negócio (1)

Um dos principais motivos para procurar parceiros empreendedores para iniciar um negócio é encontrar pessoas com perfis complementares ao seu. Talvez você seja um excelente técnico (você projetou uma plataforma web muito boa), mas carece de contatos profissionais para transformá-la em um grande negócio. Você pode ser um grande vendedor com uma ótima rede de contatos em um setor, mas não tem nenhum produto para vender. Quase todo mundo está perdendo alguma coisa.

A ideia da parceria é tirar o melhor de cada um para formar uma equipe muito mais completa do que se cada um estivesse sozinho. Se você precisa de alguém para te ajudar, encontre parceiros empreendedores para iniciar um negócio.

Definir responsabilidades aos parceiros empreendedores

Como todos os sócios devem compartilhar os objetivos da empresa, é fundamental que desde o início cada um tenha clareza sobre suas responsabilidades. Quando você começa, há tantas coisas a fazer que é comum que todos façam o que podem quando podem, mas não é um bom caminho. É necessário definir as responsabilidades de cada um, e atualizá-las de tempos em tempos (a situação muda, e alguns são melhores que outros para realizar uma tarefa ou outra).

As responsabilidades devem ser claramente definidas, mas sempre dentro de uma certa flexibilidade. Em uma pequena organização que enfrenta a abertura de um negócio, é fundamental que todos saibam fazer um pouco de tudo.

PARCEIROS EMPREENDEDORES DEVEM INVESTIR PARTES IGUAIS AO INICIAR UM NEGÓCIO

Não é obrigatório que todos os sócios invistam igualmente, mas geralmente é recomendado. Por quê? Porque a motivação não é a mesma se você sentir que é um parceiro minoritário do que se você tiver o mesmo interesse que os outros. Além disso, quem detém a maioria tende a se comportar como chefe e não como parceiro, o que pode levar a desentendimentos.

Por outro lado, em caso de desacordo, ter sócios iguais é um problema, uma vez que pode haver empate (se houver apenas dois empresários).

CONFIAR NOS PARCEIROS EMPREENDEDORES

A confiança pode ser pré-parceria ou merecida depois de trabalharmos juntos por um tempo, mas como todas as relações humanas, é um elemento chave para o sucesso. Na minha opinião, se você concordar nos principais aspectos (objetivos, valores, distribuição de responsabilidades) e trabalhar com seriedade, uma relação de confiança se estabelecerá, apesar da falta de amizade ou de boas vibrações. Não se trata de dois sócios serem melhores amigos, trata-se de negócios indo bem.

Onde procurar parceiros empreendedores para iniciar um negócio?

Tudo o que eu disse está muito bom agora, mas você ainda está procurando um parceiro, mas não consegue encontrar um e não sabe onde procurar.

Vou te dar o mesmo conselho que dão aos solteiros que não conseguem encontrar uma namorada: saia, faça atividades, conheça pessoas. Quanto mais interações sociais você tiver, maior será a probabilidade de encontrar um parceiro ou parceiro. Especificamente, isso significa que você tem que fazer networking, e aconselho você a ler o artigo que dediquei a networking .

guia para começar um negócio não termina aqui, após falar sobre encontrar parceiros empreendedores para iniciar um negócio. No próximo artigo, falarei sobre o como criar um modelo de negócios.