Como convencer investidores e bancos a acreditarem no meu projeto

Antes de sair para a rua tentar vender seu projeto, você terá que se preparar. Convencer investidores e bancos a para lhe emprestar dinheiro não é uma tarefa fácil. Se você improvisar, eles provavelmente não o levarão a sério e perderão as poucas oportunidades de obter o precioso financiamento que tantos empreendedores estão procurando. Vou começar com alguns conselhos gerais e, em seguida, focar nos bancos (e no financiamento de dívidas em geral) e, finalmente, nos investidores. Siga conosco e saiba tudo sobre como convencer investidores e bancos a acreditarem no seu projeto.

Antes de mais nada, tenho que esclarecer que o que vou lhes contar não é uma receita infalível, é apenas uma série de recomendações que costumam aumentar as chances de obtenção de financiamento. O mais importante de tudo ainda é a qualidade do seu projeto. Não importa o quão bem você apresente as coisas, é difícil para um mau negócio ganhar dinheiro. Mas também um bom projeto pode ficar sem financiamento se não for planejado da maneira certa.

1º- Conselho geral para convencer investidores e bancos

Prepare seu plano de negócios para apresentar e convencer investidores e bancos

Você deve ter ouvido falar que o plano de negócios é coisa do passado. Agora com as ferramentas com Business Model Canvas não é mais necessário desenvolver um Plano de Negócios. Ainda acho que é uma etapa importante do empreendedorismo, desde que seja feito de maneira correta.

O plano de negócios não é um formulário padrão que você preenche em 10 minutos porque foi solicitado, nem é algo que deva levar meses para ser preparado. O que você deseja é ter uma visão razoável do que poderia ser seu negócio . Para isso, você precisará de:

  • Faça uma previsão de vendas razoável e fundamentada (baseada em dados objetivos e verificáveis) e apoiada por uma análise de mercado.
  • Certifique-se de listar todos os recursos de que você precisará e sua tradução em termos de despesas e investimentos

Para convencer investidores e bancos a ler seu plano de negócios (especialmente o resumo e as conclusões), o seu planejamento deve ser bem claro em relação ao seguintes assuntos:

  • O que você está vendendo, para quem vai vender e como vai vender
  • Quem é a sua concorrência e por que você vai fazer melhor (fator diferencial)
  • Porque você é a melhor pessoa para realizar o projeto
  • Que lucratividade você pode esperar e por quanto tempo você chegará ao beco sem saída?
  • Quais são os pontos fracos do seu projeto e como você usará seus pontos fortes para corrigi-los. Quais são as ameaças e oportunidades que podem afetar seu projeto e como você planeja se adaptar a elas.

para convencer investidores e bancos Seja muito profissional

Não importa se você apresenta seu projeto ao seu sogro ou ao CEO de um prestigioso fundo de investimento americano. Sempre que você vai se candidatar a um financiamento, tem que agir como um profissional. Isso significa cuidar das aparências e das formas. Tanto na forma de falar, como na roupa ou nos documentos que vai apresentar, tem que ter profissionalismo. Se você está procurando convencer investidores e bancos, tenha isso em mente.

Claro, parecer profissional não é suficiente. Você pode ter apresentações magníficas que vão direto ao ponto, pode ter uma tela muito bonita preparada ou o passo de elevador mais devastador, mas se o seu projeto não for bom, você não convencerá ninguém.

Dessa forma você terá sucesso para convencer investidores e bancos.

Fale sempre no presente para convencer investidores e bancos

Quando você fala sobre um projeto, você tem basicamente três opções: falar no condicional, no futuro ou no presente. Embora o condicional seja sem dúvida o mais correto gramaticalmente, devido ao alto nível de incerteza dos empreendimentos, em um encontro profissional soa como falta de confiança no projeto. Usar o futuro é uma melhoria, mas ainda menos chocante do que falar no presente.

Fale sobre o que você está fazendo, não o que gostaria de fazer. Mostre que você é uma pessoa que atua e que seu projeto é uma realidade em andamento. É um pequeno truque psicológico muito eficaz ao apresentar um projeto a um banco ou a um investidor.

também Invista o seu dinheiro para convencer investidores e bancos

Discutimos isso no artigo anterior, mas acho que vale a pena mencionar novamente. Se você quer dinheiro de outras pessoas, o mínimo que pode fazer é investir o seu próprio. Não precisa ser muito, mas tem que representar um esforço e um risco para você. Se quem tem de financiar você tem que correr riscos e você não, é difícil para você conseguir o dinheiro.

2º- Dicas para convencer investidores e bancos a investir no seu negócio

convencer investidores e bancos

Em seu formato clássico, um empréstimo bancário é um empréstimo concedido por um prazo definido em troca de juros estipulados. O objetivo do banco, portanto, é que a empresa seja capaz de:

  • Pagar juros
  • Devolva o principal

O banco não se importa se o negócio é escalável ou não. O que você deseja é um negócio viável, capaz de reembolsar o que lhe emprestou por meio dos produtos e serviços bancários que você autorizou. Para isso, o banqueiro se concentrará principalmente nos três elementos abaixo.

Geração de caixa

Um banco gosta de um projeto que gere muito caixa e poucos benefícios mais do que o contrário, pois seu objetivo é garantir que ele receba e que a melhor forma de o fazer é a empresa conseguir produzir fluxos de caixa positivos. Eles querem evitar atrasos no pagamento e inadimplência, logicamente.

Coerência

Um erro que muitos empreendedores cometem é não solicitar o produto mais adequado para seu projeto. Financiar investimentos de longo prazo com linhas de crédito de curto prazo não é apenas muito caro, mas também muito arriscado. No dia em que o banco decidir fechar a torneira, a empresa não poderá continuar. Na verdade, muitas das falências causadas pela crise de crédito tiveram o agravante de não ter financiamento consistente.

Portanto, ao pensar em como apresentar seu projeto ao banco, analise muito bem o que você precisa financiar e procure o produto certo. Se você investir a longo prazo, solicite um empréstimo de longo prazo. Se o seu modelo de negócios envolve o financiamento de credores de curto prazo, procure políticas adequadas.

A solicitação de financiamento consistente fortalecerá sua credibilidade.

Forneça garantias aos bancos

Você sabe, os bancos nunca gostam de perder. Por isso a maioria deles não bastará com a seriedade e as projeções positivas do seu negócio, mas pedirá garantias. Se você não os possui, é altamente recomendável que você apresente algumas garantias. Se você tem um projeto sólido, tem boas chances de ser aprovado.

Dicas para convencer um investidor

Ao contrário dos bancos, o investidor coloca dinheiro na empresa na esperança de ganhar dinheiro de duas maneiras: por meio da distribuição de dividendos ou pela venda de sua participação em um ganho de capital quando a empresa tiver aumentado significativamente em valor. Alguns investidores, como empresas de capital de risco ou investidores anjos , procuram um retorno do investimento muito elevado num período de tempo relativamente curto. Eles prestarão mais atenção a esses aspectos.

Geração de valor

Se o banco estava mais interessado em caixa, o investidor se preocupa mais com a geração de valor. Você terá que se concentrar muito mais em explicar como fará sua empresa valer mais.

E não se trata apenas de prever resultados financeiros. Por que você acha que a Amazon não assustou seus investidores, apesar de perder dinheiro durante os primeiros 6 anos de sua jornada? Por que você acha que o Facebook foi avaliado em US $ 100 bilhões quando gerou apenas US $ 1 bilhão em lucros? Hoje, a Amazon ganha muito dinheiro e o Facebook descobriu que o modelo de negócios é capaz de transformar sua enorme base de usuários em dinheiro, como seus investidores confiavam que faria.

Falo desses exemplos porque, se você quer convencer investidores e bancos, tem que analisar o que significa para o seu negócio criar valor para o acionista. No curto prazo, você pode não gerar os benefícios que justificam um aumento no valor da empresa, mas se você crescer no caminho e isso acabará se transformando em dinheiro (número de usuários, criação de tecnologia de ponta, etc.) você também é criando valor. Observe as principais métricas do seu negócio e explique ao investidor como você vai torná-lo mais rico e em que prazo.

Tipo de relacionamento com o investidor

Antes de tentar convencer investidores e bancos, você precisa deixar claro qual é o relacionamento que deseja com ele. Dependendo de seus objetivos, você terá que orientar sua abordagem de acordo. Pergunte a si mesmo, por exemplo:

  • Você quer um relacionamento de longo prazo ou por tempo determinado? Se você quiser que o investidor saia depois de um tempo, defina as condições de saída desde o início.
  • Qual é o grau de participação no projeto que você deseja que o investidor tenha? Talvez você apenas queira que alguém invista e deixe todo o controle para você. Mas não se iluda muito, eles não vão lhe deixar dinheiro e desistir de seus direitos de tomar decisões.
  • Porcentagem de participação

    Se todos contribuírem com dinheiro, é uma questão relativamente simples, embora seja necessário ter cuidado com a distribuição das ações e dos direitos de decisão para manter o controle do projeto e evitar bloqueios .

    Frequentemente, um dos parceiros contribui com elementos físicos (por exemplo, máquinas) ou intangíveis (desenvolvimento de um programa, patente, know-how). Nesses casos, é mais difícil converter esses elementos em uma participação em dinheiro, mas se for o seu caso, você terá que se justificar muito bem aos outros parceiros porque o que você contribui vale o que vale.

    Quando um sócio entra no capital depois de um certo tempo, é necessário calcular quanto vale a empresa para saber que parte do capital ele pode obter com seu aporte financeiro. Como você pode imaginar, não é uma ciência exata, mas você terá que justificar da forma mais profissional que puder porque valoriza sua empresa nesse valor.

  • Você é a pessoa certa para convencer investidores e bancos

    É um ponto que já comentei na seção de planos de negócios, mas insisto novamente. Muitos empresários acham que não é tão importante que não tenham experiência no setor ou que lhes falte conhecimento. Eles estão muito motivados e acreditam que com perseverança irão superar as dificuldades . E muitos certamente terão sucesso.

    No entanto, um investidor não precisa confiar na boa fé e determinação de uma pessoa . Assim como uma empresa recebe milhares de currículos e descarta os que menos lhe cabem (descartando certamente gente muito válida), um investidor também descarta projetos em que não acredita que o empresário seja a pessoa ideal.

    Isso significa que, se você tiver um ponto fraco nesse sentido, terá que ter argumentos muito preparados para tentar convencer o investidor de que ele ainda deve confiar em você. Já antecipo que, se o seu currículo se distanciar muito do que você propõe no seu projeto, seus esforços serão em vão. Estou falando de lacunas superficiais, mas ainda prejudiciais. Transforme essas fraquezas em pontos fortes, mostrando que você está ciente delas e que está trabalhando para corrigi-las.

    Já vê. Não lhe dei nenhum segredo que garanta a obtenção de financiamento, mas espero que essas recomendações o ajudem a alcançá-lo. Se você tem um projeto coerente e o propõe de forma profissional, tem muitas opções para convencer investidores e bancos.

    No próximo artigo do nosso guia para abrir uma empresa, mudaremos de assunto para falar sobre como conseguir clientes.