10 razões para abrir o próprio negócio

Estamos quase no final deste pequeno guia para começar um negócio e, antes de terminá-lo, gostaria de rever as razões para abrir o próprio negócio. Como acontece com todas as decisões na vida, alguns motivos são mais sensatos do que outros. As que vou apresentar parecem razoáveis, mas, para o caso, também comentarei motivos que não são tantos. Meu objetivo é que você reflita sobre suas motivações.

Viva de sua paixão ao abrir o próprio negócio

Se até agora os empregos que você exerceu não lhe trouxeram paixão suficiente, abrir o próprio negócio em uma área que você gosta pode ser uma motivação poderosa para empreender. A paixão não basta (também é preciso ter experiência no setor), mas permite-lhe desfrutar do seu trabalho todos os dias, e como a nossa atividade laboral ocupa a maior parte dos nossos dias, ela é apreciada.

Ao abrir o próprio negócio você será o seu patrão

Tenha cuidado para não se confundir. Se você acha que, ao abrir uma empresa, vai deixar de ser responsável, está muito enganado. Seus clientes serão tão exigentes ou mais exigentes do que os chefes que você teve até agora. Porém, quando você empreende, você é seu próprio patrão na medida em que você é a última pessoa no comando, você toma suas decisões e organiza o trabalho da melhor maneira que quiser. É um dos melhores motivos para empreender, como lhe dirão todos os que têm após abrir o próprio negócio.

Superar desafios

O empreendedorismo é uma atividade muito mais incerta do que ter um trabalho assalariado. Você não sabe o que vai ganhar no próximo mês, ou se o que está fazendo agora vai funcionar para você ou não. O cliente não é um patrão que fala o que você faz de certo ou errado, ele só compra de você ou não, e você tem que entender o porquê. Você tem que arriscar, tomar decisões, retificar, ou seja: superar desafios. Dependendo da sua personalidade, pode ser um motivo para não considerar ao abrir o próprio negócio ou uma grande motivação para fazê-lo. Garanto-lhe que as conquistas que você alcança sozinho são muito mais gratificantes do que o tapinha nas costas de seu chefe.

Aprenda muito após abrir o próprio negócio

Ao abrir o próprio negócio, você se força a aprender coisas que nunca imaginaria. Por um lado, é preciso cuidar de quase tudo, desde os aspectos logísticos até as decisões do negócio. Você aprende sobre recursos humanos, negociação com fornecedores, impostos, jurídicos, contabilidade, etc. E, claro, se você quiser ter sucesso, terá que adquirir uma visão muito mais profunda de todos os aspectos do seu setor ou nicho de mercado. Portanto, se você gosta de aprender coisas novas, aqui estão alguns dos melhores motivos para abrir o próprio negócio.

Depois de abrir o próprio negócio, cada dia será diferente

Ao contrário de um trabalho assalariado, em que as tarefas geralmente são bastante estáveis ​​e muitas vezes monótonas, como empresário você terá que fazer tudo. Além disso, você sempre terá que se adaptar aos desenvolvimentos do mercado. Na primeira fase, você tentará várias estratégias até encontrar resultados positivos. Em outras palavras, obtenha vendas e clientes satisfeitos. Então, como os hábitos de seus consumidores mudarão e seus concorrentes entrarão em ação, você terá que mudar novamente e assim por diante. É muito difícil ficar entediado.

abrir o próprio negócio (1)

Pode ser muito lucrativo abrir o próprio negócio

Você pode ficar surpreso ao ver como menciono a razão econômica tão pouco no artigo. Para a maioria das pessoas, o principal motivo para iniciar um negócio é ganhar dinheiro. Não posso negar que é importante (até mesmo essencial) que o negócio seja lucrativo, mas, em minha opinião, ganhar dinheiro não é uma motivação tão importante para empreender.

Principalmente porque a renda vem quando você está apaixonado, trabalha e correto, ou seja, depois de muito esforço e luta. Começar um negócio pensando muito em ganhar dinheiro geralmente é contraproducente, porque faz com que você tome decisões de curto prazo, em vez de estabelecer seu projeto. Mesmo assim, o enriquecimento é um dos principais motivos para empreender e merece destaque.

Conheça muitas pessoas interessantes quando abrir o próprio negócio

Se você quiser ter uma chance mínima de sucesso, terá que se mudar e fazer contatos. Alguns trabalhos assalariados também permitem que você veja muitas pessoas (principalmente na área comercial), mas quando você começa passa a conhecer pessoas muito diferentes e em muitos casos muito interessantes. Não são apenas os seus clientes, mas também os seus fornecedores, concorrentes, empresários de outros setores, pessoas da administração pública, etc.

Criatividade sem limites ao abrir o próprio negócio

Você sente que está desperdiçando sua criatividade em seu trabalho atual? Se você se comprometer, não terá limites a esse respeito, ou melhor, será você quem definirá os limites de sua inovação. Como eu disse antes, até você se aproximar do que o cliente gosta, você terá que tentar várias estratégias, que vão depender da sua imaginação. Já que você nunca terá uma resposta perfeita para as necessidades de seus clientes, você sempre pode ser mais criativo. Além disso, você pode orientar seu negócio para aspectos que exijam mais criatividade de sua parte.

Burocracia imposta pelo governo não é tão grande

Comparados com o desafio de convencer um cliente a comprar sua proposta de valor, a burocracia imposta pelo governo não é nada. É verdade que as coisas poderiam ser muito mais simples e, acima de tudo, mais baratas, mas, no fundo, a burocracia imposta pelo fisco não pode ser uma barreira para o empreendedor.

Crises podem ser oportunidades

Não quero minimizar o impacto da crise, principalmente na redução do mercado interno e nas dificuldades de financiamento. No entanto, existem oportunidades para abrir o próprio negócio em um momento como o que vivemos recentemente e que ainda é parcialmente perceptível. Os clientes estão dispostos a experimentar novas alternativas (especialmente se forem mais baratas), há muita mão de obra qualificada disponível, você pode comprar muitas coisas em segunda mão por um bom preço e muitos outros motivos.

Razões erradas para abrir o próprio negócio

Para encerrar, gostaria de listar alguns motivos que não me parecem muito precisos.

  • Crie seu próprio trabalho quando não conseguir encontrar um. Empreender por que ficou desemprego é uma opção totalmente válida, desde que não seja uma decisão ditada unicamente pela necessidade. Infelizmente, nos últimos tempos, muitas pessoas têm usado suas últimas economias para iniciar um negócio sem ter uma vocação ou interesse. Eles fizeram isso porque não viram alternativa, mas na minha opinião isto é uma estratégia muito arriscada.
  • Ficar entediado no trabalho ou se dar mal com os colegas e precisar de uma mudança. Uma coisa é empreender por motivação, isto é, transformar sua paixão em seu projeto de negócio. Outra coisa muito diferente é o empreendimento como reação à insatisfação pessoal ou profissional. Não comece só porque você não gosta do seu chefe. Se você raciocinar para os descartes, não vai a lugar nenhum.
  • Fique rico. Obviamente, você não vai abrir o próprio negócio para ganhar a vida, mas não pense que a maioria dos empresários alcança riqueza. Em geral, os pequenos empresários acabam tendo uma renda muito semelhante à dos assalariados. Alguns vão mal, outros vão muito bem, mas quase nenhum deles fica muito rico. Sua principal motivação financeira deve ser ser capaz de viver de sua paixão, não ser o novo Zuckerberg.

Com este artigo, quase concluí o guia para começar um negócio. A conclusão será um artigo intitulado: “Como fazer o seu negócio crescer” .