Como contratar funcionários para uma empresa

Quando você decide abrir um negócio, em algum momento você deve considerar a possibilidade de contratar funcionários para uma empresa. Em muitas empresas, o pessoal é necessário desde o primeiro minuto. Nos demais negócios é uma decisão que vem depois de um tempo, quando o volume cresceu tanto que é impossível para o empresário (e seus sócios) cuidar de tudo que é importante.

Neste artigo, falarei sobre quatro coisas:

  • Como escolher a pessoa certa para a posição certa
  • Como medir a lucratividade de um contrato
  • Quais etapas administrativas devem ser tomadas
  • Que ajuda você pode conseguir?

Desde o início, quero deixar claro que o mais importante é escolher bem a pessoa. Se você quer que seu projeto seja bem sucedido, você precisa se cercar de pessoas capazes, motivadas e inovadoras.

Como saber contratar funcionários para uma empresa?

Defina o trabalho

Se você está pensando: ” Tenho que contratar funcionários para uma empresa“, não se apresse. A primeira coisa que você terá que fazer é preparar uma definição de cargo. Ou seja, pare para pensar nas responsabilidades e principais tarefas do cargo que você planeja criar. Pode-se pensar assim: que valor agregado a pessoa que ocupa esse cargo trará, para a empresa e para os clientes?

Não se engane: você não é uma empresa grande e, portanto, não será muito formal. Se você fizer uma separação de tarefas muito rígida, perderá flexibilidade. Mas se você não definir o trabalho, terá uma boa chance de enfrentar situações caóticas.

Outro ponto importante é que os empregos evoluem com o tempo, assim como os modelos de negócios. Em uma empresa criada recentemente, é muito difícil para você acertar os cargos da primeira vez. Como sempre, adaptar-se à realidade, testar o que funciona e o que não funciona, permitirá que você faça ajustes para ser mais eficiente.

Definir o perfil ideal contratar funcionários para uma empresa

Com a definição da posição em mãos, é muito mais fácil encontrar um perfil de pessoa que se enquadre. Sua reação imediata provavelmente será pensar em contratar alguém que tenha experiência em posições semelhantes e uma boa formação . A ideia é ter uma pessoa com metodologia e conhecimento, capaz de se organizar em pouco tempo e que possa contribuir com as boas práticas de seus empregos anteriores.

Isso pode valer a pena na maioria das vezes, mas gostaria de chamar sua atenção para uma coisa. Se você quer se diferenciar, não é ideal contratar alguém que já está “formatado” com os métodos de trabalho de outras empresas? É muito difícil livrar-se de hábitos (bons e ruins). Portanto, às vezes, ter experiência em uma função semelhante é o maior freio à inovação que você pode imaginar. Se você deseja pessoas que possam apresentar novas ideias, talvez não deva se estressar muito com experiências anteriores em posições semelhantes.

O que não está em um currículo

O currículo e a carta de apresentação são as ferramentas tradicionalmente usadas para filtrar os candidatos que respondem à sua oferta de emprego. Daí vem uma lista reduzida de pessoas que você vai entrevistar para ver se aspectos que não aparecem no papel se enquadram no que você deseja. Quero dizer principalmente a personalidade. Uma entrevista não é uma panaceia, mas ajuda a ter uma boa ideia do perfil dos candidatos.

O problema com esse processo é que você pode estar perdendo grandes talentos simplesmente porque eles não atendem a alguns dos critérios que você definiu antes. É por isso que é importante que você não confunda suas prioridades. Em alguns casos, isso significará ter que fazer mais entrevistas pessoais, mas pode valer a pena no final.

O que não está no currículo é mais importante, do que o que está lá. A experiência é adquirida, o treinamento é aprendido, mas o que define uma pessoa: suas qualidades, defeitos, inteligência, gerenciamento de emoções costumam variar muito menos. Quem você prefere? Uma pessoa que sabe tudo sobre seu trabalho, mas reluta em mudar? Ou alguém inovador, com capacidade de aprendizagem e altamente motivado?

Contratar funcionários para uma empresa: processo, custos e etapas

como contratar funcionários para uma empresa (1)

Neste artigo, falarei sobre quatro coisas:

  • Como escolher a pessoa certa para a posição certa
  • Como medir a lucratividade de um contrato
  • Quais etapas administrativas devem ser tomadas
  • Que ajuda você pode conseguir?

Desde o início, quero deixar claro que o mais importante é escolher bem a pessoa. Se você quer que seu projeto seja bem sucedido, você precisa se cercar de pessoas capazes, motivadas e inovadoras.

Como saber quem contratar para uma empresa?

Defina o trabalho

Se você está pensando: ” Tenho que contratar trabalhadores para minha empresa “, não se apresse. A primeira coisa que você terá que fazer é preparar uma definição de cargo. Ou seja, pare para pensar nas responsabilidades e principais tarefas do cargo que você planeja criar. Pode-se pensar assim: que valor agregado a pessoa que ocupa esse cargo trará, para a empresa e para os clientes?

Não se engane: você não é uma empresa grande e, portanto , não será muito formal. Se você fizer uma separação de tarefas muito rígida, perderá flexibilidade. Mas se você não definir o trabalho, terá uma boa chance de enfrentar situações caóticas.

Outro ponto importante é que os empregos evoluem com o tempo, assim como os modelos de negócios. Em uma empresa criada recentemente, é muito difícil para você acertar os cargos da primeira vez. Como sempre, adaptar-se à realidade, testar o que funciona e o que não funciona, permitirá que você faça ajustes para ser mais eficiente.

Definir o perfil ideal para contratar funcionários em uma empresa

Com a definição da posição em mãos, é muito mais fácil encontrar um perfil de pessoa que se enquadre. Sua reação imediata provavelmente será pensar em contratar alguém que tenha experiência em posições semelhantes e uma boa formação. A ideia é ter uma pessoa com metodologia e conhecimento, capaz de se organizar em pouco tempo e que possa contribuir com as boas práticas de seus empregos anteriores.

Isso pode valer a pena na maioria das vezes, mas gostaria de chamar sua atenção para uma coisa. Se você quer se diferenciar, não é contraproducente contratar alguém que já está “formatado” com os métodos de trabalho de outras empresas? É muito difícil livrar-se de hábitos (bons e ruins). Portanto, às vezes, ter experiência em uma função semelhante é o maior freio à inovação que você pode imaginar. Se você deseja pessoas que possam apresentar novas ideias, talvez não deva se estressar muito com experiências anteriores em posições semelhantes.

O que não está em um currículo

O currículo e a carta de motivação são as ferramentas tradicionalmente usadas para filtrar os candidatos que respondem à sua oferta de emprego. Daí vem uma lista reduzida de pessoas que você vai entrevistar para ver se aspectos que não aparecem no papel se enquadram no que você deseja. Quero dizer principalmente a personalidade. Uma entrevista não é uma panaceia, mas ajuda a ter uma boa ideia do perfil dos candidatos.

O problema com esse processo é que você pode estar perdendo grandes talentos simplesmente porque eles não atendem a alguns dos critérios que você definiu antes. É por isso que é importante que você não confunda suas prioridades. Em alguns casos, isso significará ter que fazer mais entrevistas pessoais, mas pode valer a pena no final.

O que não está no currículo é mais importante do que o que está lá. A experiência é adquirida, o treinamento é aprendido, mas o que define uma pessoa: suas qualidades, defeitos, inteligência, gerenciamento de emoções costumam variar muito menos. Quem você prefere? Uma pessoa que sabe tudo sobre seu trabalho, mas reluta em mudar? Ou alguém inovador, com capacidade de aprendizagem e altamente motivado?

Onde procurar funcionários para contratar

  • Publique um anúncio: é uma maneira fácil e barata de contratar funcionários para uma empresa. Você tem dezenas de páginas e, infelizmente, há muitos desempregados, então você terá muitas respostas a qualquer oferta que fizer. Mas isso significará gastar muito tempo descartando inscrições, ligando para candidatos e conduzindo entrevistas. Tempo que você não vai dedicar ao seu negócio. Valorize se valer a pena.
  • Contratar uma empresa de Recursos Humanos: é uma maneira mais cara de contratar funcionários para uma empresa, mas também mais confortável. Eles cobrarão de você entre 5% e 10% do salário anual da pessoa como taxas, mas geralmente apenas se encontrarem alguém que você contrate.
  • Pesquise os seus contatos: o ideal é poder ter alguém que já conheça e cujas competências profissionais valorize. Quero insistir que quero dizer pessoas que você já viu trabalhar, não uma rede de contatos no sentido de contratar um primo, amigo ou vizinho. Procuramos a pessoa ideal para o trabalho, não para agradar aos outros.
  • Curso ou escola profissionalizante: contrate um talento recém formado. Se procura um jovem, com vontade de trabalhar e sem preconceitos de empregos anteriores, uma dica interessante é ir direto à fonte. Você quer uma cozinheira? Por que não ir para uma escola de gastronomia? Além disso, hoje em dia não são apenas as escolas de negócios que organizam sessões de trabalho (encontros entre empresas e alunos). Pense nisso.
  • dinheiro

    Contratar funcionários para uma empresa é investir, não gastar

    Recomendo que você sempre pense no salário como um investimento, não como um custo. Dessa forma, você pode evitar a tentação de pagar o mínimo possível. Porque se você pagar pouco, poderá atrair alguns talentos, mas não os fará ficar. Dinheiro não é tudo (o interesse pelo trabalho e o ambiente de trabalho são outros fatores a ter em conta), mas todos trabalhamos porque precisamos de dinheiro para viver. Se você se esquecer disso, não poderá estabelecer um relacionamento de longo prazo com pessoal qualificado.

    Você tem muitos meios à sua disposição para incentivar financeiramente seus funcionários. Variáveis ​​que vão desde a definição de objetivos associados a bônus até uma recompensa arbitrária (só porque você acha que aquela pessoa fez isso de maneira fenomenal, você quer agradecê-la com algo mais do que um toque no ombro). E, claro, aumentos salariais para as pessoas que merecem. Contratar funcionários para uma empresa é um investimento!

     

    Meça a lucratividade de um contrato

    Queria adicionar esta seção porque acho que é um aspecto que muitas vezes as empresas não levam suficientemente em consideração. Implica olhar em duas direções: o custo do trabalhador (algo relativamente fácil de calcular) e o valor adicionado (em geral, muito difícil).

    • Custo do empregado: seu salário anual, contribuição previdenciária, os recursos que utilizam (transporte, alimentação, etc.)
    • Valor adicionado: valorização (econômica ou não) da contribuição de um funcionário. Algumas pistas podem ser exploradas:
    • Vendas e margens contribuíram (principalmente para comerciais e produtivos).
    • Poupança alcançada (compradores, administrativa).
    • Ideias contribuídas (embora não possam ser expressas em números).

    Se você optar por definir objetivos em números para seu funcionário, poderá ter indicadores de monitoramento para avaliar o que eles contribuem. Não é uma panaceia e não se adapta a todas as situações, mas a ideia é que você tenha uma aproximação do valor que uma pessoa gera .

    É muito subjetivo, mas de vez em quando você tem que se perguntar quanto custa para você e com quanto cada funcionário contribui para você.

  • Então? É isso que preciso saber para de contratar funcionários para uma empresa? Sim. Isso é o que eu queria dizer sobre a de contratar funcionários para uma empresa. No próximo capítulo do guia para abrir uma empresa, falaremos sobre como encontrar um lugar ideal para estabelecer uma empresa.