Os principais erros cometidos por empresários ao empreender

Se você está pensando em abrir um negócio, pode ser útil refletir um pouco sobre os principais erros cometidos por empresários ao empreender. Em muitos casos, eles se tornam motivos para o fracasso. Eu sugiro que você reveja o mais comum. Não se preocupe, tentarei lhe dar algumas indicações para que você possa evitá-las. Quase tudo tem solução, desde que você esteja disposto a repensar as coisas.

Abrir um negócio em um setor sem ter experiência

Um dos erros cometidos por empresários ao empreender é a inexperiência. É muito bom estar interessado em abrir sua própria loja online ou abrir um restaurante. Que bom que você decide sair da cidade para adaptar uma grande casa para turismo rural. No entanto, se nunca teve experiência profissional na atividade que pretende desenvolver, está a subestimar os problemas internos de cada negócio.

Existe uma grande diferença entre a visão romântica que você pode ter da empresa que deseja criar e a realidade do setor. Se você não tem experiência anterior, terá que aprender. O problema é que, se esse aprendizado acontecer depois que você abrir o negócio, poderá cometer muitos erros cometidos por empresários ao empreender, para ter uma chance de sucesso.

Você tem maneiras de compensar a falta de experiência. Talvez o mais aconselhável seja adiar o seu projeto e procurar emprego nesta atividade. Por exemplo, se você deseja abrir um restaurante com zero de experiência em gastronomia, trabalhar como garçom em um negócio que funciona bem pode te ensinar muito. Outra opção é fazer parceria com uma pessoa experiente, que pode aconselhá-lo durante o processo. É também a possibilidade de você optar por entrar em contato com uma franquia, já que costumam fornecer procedimentos, treinamento e aconselhamento.

Principal erro cometido pelo empresário ao empreender: Não acreditar no negócio

Ao abrir um negócio, você tem que acreditar na sua ideia. Essa confiança no seu projeto é importante, pois permitirá que você supere muitos obstáculos e corrija sua abordagem, ao invés de desanimá-lo no primeiro evento negativo que encontrar. Mas há uma grande diferença entre ser confiante e ficar cego ao se apaixonar por sua ideia. Sua ideia não é nada sem execução . Não é nada sem uma equipe que sabe superar obstáculos. Não se apaixone pela ideia porque você pode transformar a teimosia no que você pensa em perseverança, e isso o levaria a cometer muitos erros.

A proposta de valor não funcionar

Eu apenas disse: a ideia de negócio não é nada sem a sua execução. O primeiro passo para uma execução bem-sucedida é definir seu modelo de negócios e sua proposta de valor. Estou me referindo a esse diferencial que fará o cliente comprar de você antes da concorrência. Em outras palavras, você não pode simplesmente decidir abrir uma pizzaria. Você deve criar uma proposta de valor melhor do que outras empresas semelhantes em sua área. Se você abrir a pizzaria primeiro e depois estiver procurando como se diferenciar com base em como ela vai, você terá muitas votações para falhar.

Lembre-se: diferencie-se. Do contrário, você estará cometendo um dos principais erros cometidos por empresários ao empreender.

Comece grande

Muitos negócios podem ser iniciados com pouco investimento. Muitos outros exigem muito dinheiro. Mas em todas as abordagens você tem a possibilidade de começar grande ou testar sua ideia. Muitos empresários não consideram alternativas e começam em grande estilo, alugando e reformando instalações, investindo em novas máquinas, contratando pessoal, etc.

Não me interprete mal. Não estou dizendo para não se arriscar. Empreender é arriscar. Mas você não precisa apostar tudo em um único negócio. Se você se der tempo para refletir, pode acabar tendo um projeto muito mais barato do que pensava inicialmente. Isso lhe dará mais tempo para trabalhar (o dinheiro acaba rapidamente). Se você começar grande, é mais provável que fracasse grande.

Procure alternativas. Você pode encontrar maquinário usado, pode assinar contratos de aluguel em vez de comprar, pode condicionar a contratação de pessoal a um nível mínimo de atividade, etc. Resumindo, procure flexibilidade. E então você aprende com um pouco de tentativa e erro.

Comece sem capital suficiente

Muitos projetos viáveis ​​falham simplesmente porque não começaram com capital suficiente. Isso pode ter duas origens: a primeira é ter optado por ir grande quando havia alternativas (exatamente o ponto que eu estava comentando antes), e a segunda é simplesmente ter sido otimista nas previsões.

Meu conselho é que os projetos de negócios geralmente custam mais do que você pensava inicialmente e geram receita mais lentamente do que você poderia imaginar . Se você não quer que um bom projeto termine cedo por falta de dinheiro, tente ou proponha algo mais barato, ou comece com uma almofada maior de dinheiro. Não se esqueça de revisar suas opções de financiamento antes do lançamento.

Falta de foco

O foco é um aspecto fundamental em um negócio. Às vezes é difícil descobrir em que tópico você deve se concentrar para não dispersar suas forças, mas para atingir seus objetivos você não tem escolha a não ser se concentrar. Existem dois aspectos para os quais é especialmente importante.

  • O cliente vem primeiro . Embora saiba que todos os seus esforços devem ser canalizados para oferecer uma experiência magnífica aos seus clientes, ao iniciar o seu negócio irá perceber que muitos tópicos ou acessórios importantes requerem a sua atenção. É impossível que você se dedique apenas aos seus clientes, mas é importante que você se pergunte várias vezes ao dia se o que está fazendo agrega valor ao seu cliente ou se está perdendo tempo com questões relacionadas.
  • Uma única proposta de valor . Em quase todas as empresas, você ficará tentado a adicionar produtos ou serviços à sua abordagem inicial. Isso responde a dois objetivos. Por um lado, você acha que se oferecer mais serviços, o cliente terá uma atenção mais completa e, por outro lado, muitas vezes pensa-se que se não for vendido por um lado, sempre haverá a opção de vender pelo outro. Mas, na realidade, o oposto é verdadeiro. Se você oferece mais de uma proposição de valor, envia o sinal errado ao cliente (você sabe, aquele de quem muito cobre pequenos apertos). Ao mesmo tempo, se você tem mais produtos, gasta menos tempo com cada um deles, tornando cada vez mais difícil para você melhorar e oferecer uma ótima experiência aos seus clientes.

O empreendedorismo envolve muitos pedidos e é difícil manter o foco. Mas é essencial, se você quiser evitar um dos erros cometidos por empresários ao empreender.

Falta de planejamento

Embora a realidade do mercado seja sempre diferente do que você imaginou e você tenha que se adaptar, é preciso um pouco de planejamento antes de montar o seu negócio. Um dos principais erros cometidos por empresários ao empreender é lançar sem um mínimo de estudo prévio.

  • Plano de negócios. Uma ferramenta muito útil se usada corretamente. Ele permite que você reflita sobre muitos aspectos do seu projeto, antecipe e corrija sua abordagem antes de começar. Também o ajuda a obter financiamento ou investidores.
  • Desenho e monitoramento de objetivos . Se você quer ter sucesso, a primeira coisa a fazer é definir o que é sucesso para você, e isso passa pelo desenvolvimento de objetivos estratégicos, que o levarão a definir a abordagem para alcançá-lo (sua estratégia). E para saber como você está indo e ser capaz de corrigir ou adaptar sua estratégia, você precisará medir seus resultados em relação a esses objetivos.

Sem planejamento, você é como um navio sem rumo. Você pode ter sucesso, mas deixa de fora muitas ferramentas que aumentariam suas chances.

Errar na escolha dos funcionários

Uma empresa é definida primeiro pelas pessoas: os promotores de negócios e os funcionários. Se você cometer um erro ao escolher sócios ou contratar funcionários, a execução de seu projeto custará muito caro.

Procure pessoas com potencial. Não tenha medo de ter pessoas melhores do que você, pelo contrário. Verifique se eles compartilham seu sistema de valores e selecione-os por seus méritos. Você também tem que saber que trabalhar com amigos ou familiares costuma trazer mais complicações do que benefícios, mas isso já depende muito de cada caso. Este é um dos erros cometidos por empresários ao empreender mais comuns.

Falta de decisões

O empreendedorismo não é fácil. Você tem que tomar decisões grandes ou pequenas diariamente, e muitas vezes você não tem ideia de qual é a melhor opção. A boa notícia é que você não precisa ter medo de estar errado. Pelo contrário, seu pior inimigo é a indecisão. Se você tomar uma decisão e ela não for a certa, desde que você aja rapidamente, poderá corrigi-la com outra decisão. Mas se continuar avaliando as opções e duvidando, pode evitar o erro, mas também perderá as oportunidades, e sem aproveitar as oportunidades seu negócio está fadado ao fracasso.

Tente decidir rapidamente. Tome apenas tempo suficiente para decidir. Não se trata de ser impulsivo. Mas não demore mais do que o necessário. Não dê desculpas para si mesmo. Esteja ciente das consequências para saber o mais rápido possível se você estava certo ou não e se você deve corrigir.

Não conseguir adaptar as mudanças

erros que os empresários cometem (1)

Como mencionei antes, o mercado nunca será como você esperava, não importa o quanto você o tenha estudado antes, tenha conversado com clientes, feito pesquisas, etc. Acho que deixei claro que é essencial que você ainda dedique algum tempo ao planejamento, mas também quero que saiba que precisará se adaptar. E não apenas quando sua proposta de valor atende ao veredicto do mercado pela primeira vez, mas permanentemente.

O mundo muda, os costumes mudam, e essas mudanças estão se acelerando cada vez mais. Uma abordagem que funciona hoje pode exigir uma grande mudança para continuar funcionando daqui a um ano. Se você focar seu projeto em um setor de tecnologia, não direi, mas isso não vale apenas para tecnologia. Todas as atividades mudam, e cada vez mais rápidas.

Portanto, você deve estar preparado para se adaptar. Muitas empresas de sucesso foram vítimas da falta de adaptação, um dos maiores erros que os empresários cometem.

Falta de perseverança

Eu te avisei antes do risco de se apaixonar pela sua ideia e ficar teimosa. Outra causa muito comum de fracasso é o oposto: parar cedo. Muitas das outras recomendações que fiz anteriormente, como não começar grande ou ser flexível, fazem mais sentido quando você entende que a perseverança é a ferramenta que o levará ao sucesso. Se você insiste, se adapta, aprende, se aprimora e não se amarrou a um investimento muito grande, com certeza encontrará pequenos fracassos em seu caminho, mas no longo prazo terá que alcançá-lo, pois terá aprendido muito com seus erros.

Não ter mercado

Certamente esta causa do fracasso poderia ser incluída na ausência de planejamento, mas é relevante o suficiente para eu dedicar uma seção a ela. Infelizmente, muitos projetos estão fadados ao fracasso desde o início porque não há mercado. Acontece principalmente em projetos muito inovadores. E aqui lanço um alerta a muitos empresários que procuram a ideia perfeita para fazer algo que ninguém fez antes.

Claro que é admirável que existam pessoas inovadoras que queiram quebrar as regras e descobrir novos oceanos azuis. Mas se você quer fazer algo muito inovador, que ninguém fez ainda, significa que o mercado ainda não existe. E na grande maioria dos casos, o mercado não existirá. Pelo menos é o que demonstram as altas taxas de fracasso de projetos inovadores.

Vou colocar de outra forma. O mercado de restaurantes perdeu de 30 a 40% de suas vendas durante a última crise. Mas ainda havia um mercado enorme e algumas marcas aproveitaram para crescer, principalmente as redes de baixo custo. Não era uma boa ideia abrir um restaurante de bairro como os outros restaurantes da vizinhança se estivessem todos meio vazios. Mas havia coisas a fazer no setor de catering. Não pense que porque um setor está em baixa, ou com muita concorrência, isso faz mal para você. Se houver competição, haverá mercado. E se você tiver a sorte de criar uma proposta muito inovadora e descobrir um novo mercado, sua concorrência chegará rapidamente.

Localização da empresa

Esse elemento é fundamental para muitos negócios, principalmente em lojas, tanto na economia tradicional quanto online.

Não quero que você se confunda com o que disse antes sobre o risco de começar grande. Se você abrir uma loja em uma rua menos movimentada para pagar um aluguel mais barato, pode estar cometendo um erro grave. Alguns investimentos são essenciais.

Falta de interesse pela atividade

Eu sei que é difícil cumprir o primeiro ponto (experiência) e ao mesmo tempo ter muito interesse (até paixão) pelo que você vai fazer. Mas quando você abre um negócio, por muitos meses, até anos, a quantidade de trabalho é muito alta. Se você quer ter a oportunidade de perseverar e superar todas as crises que vai encontrar, é um grande ponto a favor sentir paixão pelo que está fazendo . Se você não tiver esse interesse muito rapidamente, poderá odiar o que faz e desistir.

Espere ter um produto perfeito

Fracasso também é não pular quando você tem a oportunidade. Muitos candidatos a startups pensam muito sobre isso. Eles querem ter a ideia perfeita ou desenvolver a proposta de valor perfeita, mas isso não existe. Se você esperar para ter um produto perfeito, nunca o lançará (o que pode ser considerado um fracasso por omissão) ou se o fizer, será tarde demais e os concorrentes já terão aprendido com o mercado enquanto você brincava com hipóteses.

Minimize o esforço comercial

Não importa o quão bom seja o seu produto, você terá que aprender a vender. E não me refiro apenas a pagar por publicidade, mas também a fazer trabalho comercial. Se você não gosta ou terá que aprender, ou se associar a alguém que possa. Nenhum produto se vende sozinho, não importa o quão bom seja.

Mesmo que pense em uma atividade online, você será ultrapassado por muitas oportunidades se não fizer um trabalho comercial tradicional, e trabalhar uma rede de contatos.

Tenho certeza de que existem muitos outros erros cometidos por empresários ao empreender em projetos de negócios, mas esses parecem os mais comuns para mim. Acho que se você analisar cada um deles e compará-los com sua situação pessoal, isso pode ajudá-lo.

Se você acha que devo incluir erros mais comuns, sinta-se à vontade para sugerir na seção de comentários neste artigo: Os principais erros cometidos por empresários ao empreender. No próximo capítulo deste guia, falarei sobre os motivos para abrir o próprio negócio.