Como começar a usar Arduino? O que é possível fazer?

O que seria chamado de microcomputador na década de 70? Muito provavelmente um caixote do tamanho de um baú. Neste artigo, você saberá como começar a usar Arduino. Em comparação com os antigos computadores, objetos do tamanho da parede de um cômodo, eram considerados “micro”.  

Hoje com o avanço da tecnologia o que nós podemos chamar de microcomputador é muito mais semanticamente condizente com a palavra. 

Vamos conhecer abaixo o Arduino, um instrumento que entre outros nomes é conhecido como “microcomputador” e ajuda sobretudo pequenos projetos a terem um lugar ao sol. 

Notícias relacionadas

Como começar a usar Arduino

Arduíno é uma placa simples com capacidade de processamento que pode ser programada para realizar pequenas funções. O sistema é descomplicado e facilita para quem quer aprender a programar e começar a dar vida aos seus projetos e protótipos, mas sua simplicidade também não impede que usuários avançados o utilizem para tarefas mais complexas como parte ou base de um projeto. 

A verdade é que o Arduino faz com que um projeto ganhe em tempo, porque programá-lo é mais fácil, e em praticidade porque a plaquinha do tamanho de um palmo pode ser facilmente retirada, manuseada, etc.  

Arduíno serve para realizar tarefas temporizadas como apagar luzes depois de um certo tempo de inatividade, liberar uma carga de energia que liga ou desliga alguns objetos, em sistemas de detecção pode ser utilizado para liberar ou fechar o registro de determinada substância e muitos outros projetos e objetivos. 

Arduino e suas facilidades para os apaixonados por robótica 

A primeira praticidade do Arduino vem do seu tamanho e variedade. Para cada tipo de projeto existe um tipo de Arduíno dedicado e mais condizente com a função da placa, e seu tamanho também ajuda em manuseio e testes.  

A segunda facilidade é a de programação. A linguagem utilizada no Arduino é extremamente fácil de aprender. Isso facilita a vida de quem não é muito ligado a área de programação mesmo dentro da própria robótica, e para aqueles que já tem muita experiência no assunto leva consideravelmente menos tempo para programar um Arduino. 

Como começar a usar Arduino para a residência: veja alguns exemplos de projetos 

O Arduino pode servir para tantas coisas que o mar de possibilidades pode deixar qualquer um perdido! Então vamos dar uma olhada em interessantes projetos nos quais é utilizado o sistema Arduino que podem inspirar futuros programadores: 

Sensores de segurança inteligentes: 

Arduino pode ser utilizado para fazer sistemas de segurança dos mais variados. Para diferentes cômodos ou casas pode-se adaptar um sistema de segurança utilizando como base o Arduino que seja o mais eficaz.  

Podem ser criados sistemas com sensores de movimento, magnéticos, calor e temporizados para funcionar de tal a tal hora ou sob certas condições.  

Automação de comedouro canino ou felino: 

É realmente complicado às vezes se esquecer de abastecer a cunbuca de comida de cães ou gatos, porém esse problema pode ser completamente evitado com um sistema automático utilizando o Arduino programando intervalos regulares para que o sistema encha o pote.  

Leitor de Temperatura e Umidade: 

Para os mais curiosos e amantes da ciência, ou que simplesmente exercem algum trabalho que precisa desse tipo de controle, saibam que o Arduino pode ser utilizado para criar mecanismos que medem a temperatura e umidade do ambiente. Esse sistema pode ser programado até mesmo para informar seus resultados em seu smartphone ou PC. 

Arduino do profissional ao amador: Projetos úteis e outros estranhos 

O Arduino é um sistema simples e fácil de programar que pode dar origem a projetos mais úteis ou mais estranhos e criativos, que podem sair da cabeça do programador. Só dar vazão às suas idéias e imaginação e começar seus protótipos!