Conheça um pouco sobre a importância da Robótica

Compreender a importância da robótica envolve saber que este ramo do conhecimento possui aplicação em diversas áreas. Muitos creem que a robótica é usada apenas na indústria. É um pensamento comum, ligado à própria imagem dos robôs na fabricação de produtos, onde os carros são os mais imaginados.

De fato, a robótica pode ser usada de muitas maneiras, tais quais os sistemas de automação empresariais e domésticos e até mesmo na medicina. A cada dia, novas formas de tecnologia surgem com o objetivo de auxiliar profissionais em diversas áreas, a fim de conceber produtos e facilidades para o consumidor, não importa em qual área. 

Qual a importância da robótica atualmente e qual a tendência para o futuro?

Atualmente, a robótica é valiosa em vários sentidos, mas podemos encurtar o caminho e dizer que sua importância beneficia tanto quem trabalha com isso quanto quem consome os produtos feitos a partir desse conhecimento.

Um robô é conhecido por ser um sistema de automação que realiza trabalhos humanos. Por isso a robótica traz inovação, avanço tecnológico, empreendedorismo, conforto, economia de tempo, oportunidade de melhores empregos, entre outros. 

Além dos benefícios, é possível compreender a importância da robótica nos dias de hoje através do conhecimento de algumas áreas onde é empregada. As áreas mais utilizadas atualmente são os sistemas de automação empresariais, domésticos e a medicina.

Como está presente a robótica nos sistemas de automação empresariais e domésticos? 

O grande objetivo por trás da presença da robótica, tanto na automação industrial quanto na doméstica, é a economia de tempo. Nas empresas destacam-se as vantagens do aumento da produtividade e da disponibilidade dos produtos e melhora geral das condições de trabalho.

Já nas residências, os grandes benefícios envolvem o ato de delegar certas tarefas domésticas aos sistemas de automação, tais quais sensores de fumaça, fechaduras eletroeletrônicas e temporizadores.

Importância da robótica nos diversos campos como a medicina?

Integrar o trabalho humano com a atividade da máquina já chegou ao campo da medicina. O uso de robôs na execução de cirurgias é cada vez mais comum, onde a inteligência do médico se alia com a precisão do robô. Os seus usos mais comuns são em cirurgias torácicas e abdominais, onde a laparoscopia é bem conhecida pelo uso de tecnologia.

Outras áreas incluem a urologia e a ginecologia, mas, recentemente, o uso da robótica na medicina atingiu até as cirurgias mais complexas, no campo da neurologia.

A importância da robótica na medicina é visível, pois facilita o trabalho do médico. Os robôs são capazes de imitar movimentos delicados e complexos, além de produzir imagens de alta qualidade. Além disso, devido à maior simplicidade da cirurgia, a própria recuperação do paciente se torna mais rápida e o risco de sequelas é reduzido.

O que é necessário para trabalhar com robótica?

Para trabalhar com robótica é preciso ter uma formação em engenharia elétrica ou eletrônica, com ênfase em mecatrônica e automação industrial, tradicionalmente. Contudo, já existem universidades que concedem cursos de engenharia de robôs, que são formações mais específicas para quem deseja atuar na área da robótica.

Ademais, a robótica é um ramo profissional que trabalha as áreas da criatividade da inovação e cujo mercado de trabalho continua em expansão, a exemplo das áreas de automação industrial, robótica residencial e até mesmo nas construções de protótipos com impressoras 3d auxiliando trabalhos que exigem criação de objetos

Automação industrial: Sistema e Objetivos 

O sistema de automação de uma indústria é uma forma de substituir tarefas feitas exclusivamente por seres humanos para os robôs. Em outras palavras, automatizar significa delegar funções à tecnologia. O objetivo é a redução de custos, aumento da produção, da qualidade e da segurança de todo o processo industrial.

Durante o processo industrial, o sistema de automação pode ser dividido, para fins didáticos, em partes.

Veja também:

Evolução digital: Conheça sobre as vantagens da automação Residencial

5 utilidades incríveis do Arduino no dia a dia

Parte operacional 

Essa parte se caracteriza pela sua atuação direta no processo industrial. É o operacional que define a função e a qualidade da máquina. Dentro desse sistema estão cilindros, motores, válvulas, pistões e compressores. Também estão inclusos os dispositivos de detecção, tais quais o sensor indutivo, o sensor capacitivo, o sensor de visão, o sensor ultrassônico, entre outros.

Parte de Controle

Se a parte operacional é o “corpo” das máquinas, é certo dizer que a parte de controle é o “cérebro”, pois é a programação dos robôs. Para que a programação aconteça, é implementado um CLP, que significa Controlador Lógico Programável. 

A função do CLP, como seu nome sugere, pois ele reconhece as entradas, atualiza as saídas e estabelece a lógica do sistema.

Parte integrada

Na automação integrada, todos os processos industriais são unificados, ou seja, sistematizados por computador. Dessa forma, ocorre uma coordenação de informações em um ambiente digital.

A integração envolve todas as partes do processo, desde o planejamento, ao processo de fabricação, ao funcionamento das máquinas, aos controles de armazenamento e ao transporte.

A importância da robótica residencial: quais vantagens no sistema de automação doméstica? 

É importante notar que a robótica já é uma realidade em muitos lares, isto é, não permanece confinada nas grandes indústrias. Cada vez mais, as pessoas se impressionam com a importância da robótica em seu cotidiano, pois as vantagens de ter um sistema de robótica em casa são valiosas.

Segurança

Atualmente, é possível saber o que se passa dentro de casa e nas redondezas sem estar presente. A tecnologia de câmeras integradas, juntamente aos aplicativos, permite esse tipo de conforto. Além das câmeras, os sistemas de alarme também são uma forma de tornar o lar em um local mais seguro. Por fim, ainda é possível utilizar a tecnologia nas próprias fechaduras, inclusive com uso de senhas.

Conforto e praticidade

Ter um sistema integrado de eletrônicos é uma vantagem, pois apenas em local da casa, com o toque de um botão ou até um comando de voz, é possível ligar qualquer aparelho eletrônico. 

Hoje em dia, é possível integrar o GPS do carro com o sistema da casa, para que antes mesmo de chegar já seja possível ligar o ar-condicionado ou deixar a cafeteira ligada com o café pronto.

Economia de energia

Através de dispositivos e aplicativos, é possível gerenciar o consumo de energia dos aparelhos eletrônicos da casa. A inteligência dessas tecnologias é capaz de trazer essas informações, de forma que as residentes da casa possam usar seus aparelhos de forma mais inteligente.

Através dos diversos campos de atuação, é possível ver a importância da robótica na vida das pessoas, desde o campo industrial até chegar nos lares. Esse tipo de tecnologia deve ser bem recebida, pois afeta de maneira positiva nossa forma de interagir com o mundo e com todos ao nosso redor.