Saiba como melhorar a saúde dos olhos com a Luteína 

O corpo humano tende, com o passar da idade, a perder certos compostos importantes para a saúde e bem-estar de algumas partes do corpo e o bom funcionamento delas. Um ótimo exemplo para melhorar a saúde dos olhos com a Luteína, composto importante para os olhos e que geralmente é encontrado em suplementos ou em vegetais como o brócolis ou a couve. 

Entretanto, como saber qual a dose certa utilizar e como se deve consumir para garantir uma boa saúde ocular? É isso que iremos conferir neste texto, além de mostrar se há alguma reação adversas ao consumir o composto. 

Destaque sobre saúde

Como melhorar a saúde dos olhos com a Luteína? 

Primeiramente, vamos definir sobre o que se trata a luteína. Ela é um composto do tipo carotenóide e é o responsável por dar cor a certos alimentos, como no caso do pimentão e da uva.  

Não podemos falar desse composto sem citar a zeaxantina, outro elemento importante quando o comentamos sobre saúde dos olhos. Sua função é antioxidante como a luteína. As duas são responsáveis por proteger os olhos de doenças como catarata, uveíte e, a mais comentada, a degeneração macular (DMRI). 

Quem deve tomar a Luteína? 

Geralmente, a recomendação médica tem um foco maior nas pessoas que já passaram dos 50 anos, já que os jovens são exceções nos casos de DMRI. Vale lembrar que nos casos em que a alimentação não consegue suprir a demanda do corpo pelos compostos, é necessário ajuda médica para utilização de suplementos que contém os elementos. A dosagem limite para o composto é de 15 mg diários, para melhorar a saúde dos olhos com a Luteína.

A luteína fortalece outros sistemas além da visão? 

Após várias pesquisas, foi comprovado cientificamente que a luteína possui um efeito importante na redução de doenças do sistema cardiovascular. Isso acontece por causa das funções antioxidantes presentes na composição do elemento. Além do sistema cardiovascular, há uma melhora significativa na pele dos indivíduos que consomem luteína, tanto na pigmentação como na redução de inflamações. 

Como a Luteína ajuda na melhora da visão naturalmente? 

Na prática, a luteína, junto com seu par principal, a zeaxantina, ficam ao redor da retina atuando como protetores de substâncias indesejadas para os olhos, além de serem excelentes filtradores de luzes, especialmente da azul, uma das principais responsáveis pela DMRI. 

Como deve ser consumida a Luteína? 

Como foi dito lá no começo, a luteína pode ser encontrada em alimentos do tipo vegetal. Porém, a quantidade de alimentos que a contém é muito mais vasta e, logicamente, mais variada do que isso, por isso separamos alguns alimentos comuns que contém tanto a luteína como a zeaxantina: 

  • Mamão; 
  • Laranja; 
  • Couve de bruxelas; 
  • Milho; 
  • Ervilha; 
  • Gema de ovo; 
  • Abóbora; 
  • Repolho. 

Quanto aos suplementos que contém luteína, a grande maioria não possui diferenças gritantes em relação ao efeito, cabe consultar um médico para saber qual deve ser consumida, seja pelo preço ou pela quantidade presente em cada cápsula. 

Existe alguma reação adversa no consumo da Luteína? 

Até agora, o sintoma mais negativo encontrado no consumo excessivo de luteína é a pele amarelada. Fora isso, é bem difícil encontrar casos de intoxicação que envolva os compostos citados. 

Com isso, finalizamos por aqui. Se gostou do conteúdo sobre como melhorar a saúde dos olhos com a Luteína, divulgue para que outras pessoas possam conhecer o assunto e para conferir mais informações de qualidade, continue a ler as postagens do site. Até uma próxima leitura, amigos!