5 utilidades incríveis do Arduino no dia a dia

Se você é um grande fã de eletrônicos com certeza já conhece o Arduino e o quão grande são as possibilidades de criação de protótipos, automação entre outros com alguns componentes eletrônicos. Pelo seu custo baixo, faz com que as portas para criação de novas coisas sejam mais fáceis e atraentes.

Para quem deseja elaborar projetos essa placa sem dúvidas é a mais eficaz e mais fácil de programar que temos no mercado. E recentemente estamos cada vez mais na criação de outros projetos com o mecanismo.

O que é o Arduino?

Ele é basicamente uma plataforma de prototipagem no qual possibilita a projeção de diversas coisas robóticas. E atua como uma espécie de cérebro eletrônico que pode ser programável de modo simplificado.

Ele foi projetado como um microcontrolador para programação em específico com entradas e saídas digitais e analógicas. Além dos pinos para a alimentação da placa e comunicação diferenciada.

Para que serve o Arduino?

Ele serve para fazer a integração com diversas tecnologias, auxiliar na automação e também na programação de muitas coisas, o que pode também ser conectado diretamente a um computador.

Pode-se fazer diversas criações novas ao usar a placa, pois são diversas as formas e a ideia do objeto é a possibilidade de ser usado por qualquer pessoa, sem muito conhecimento complexo sobre o assunto.

O que é a automação residencial com Arduino?

O arduino é muito usado para a automação residencial, com a possibilidade de fazer diversas coisas. Ele proporciona o diferencial que podemos encontrar na casa do futuro! Como por exemplo, você consegue, através dele, ligar e desligar luzes, assim como também abrir e fechar cortinas em horários pré-definidos.

Com a automação em Arduino na sua residência, as possibilidades são infinitas, visto que qualquer coisa que consiga ter uma interação direta com uma placa pode de fato ser utilizada ao usar essa automação.

Geralmente onde o Arduino é usado?

Ele é utilizado tanto em projetos robóticos quanto em projetos amadores como visto acima sobre automação de casas. Ele facilita a prototipagem e a automação simplificada dos componentes para interagir de forma fácil e sem programação complexa.

Ele é utilizado em diversos campos da vida que vão além da automação, como as áreas de saúde e de desenvolvimento de protótipos.

Veja 5 utilidades incríveis do Arduino para 2022!

Para ir mais fundo em relação às vastas utilidades do Arduino, listamos algumas boas opções de uso para essa ferramenta e que podem ser reproduzidas em casa com rápidos tutoriais que podem ser encontrados na internet. Veja mais abaixo sobre:

Projeto para controle de iluminação

Uma das utilidades mais legais do Arduino, e que pode ser feita por qualquer um, é a de poder controlar a iluminação de determinados ambientes, como a do seu quarto por exemplo, sem a necessidade de se levantar para desligar uma lâmpada. 

Essa predefinição pode fazer com que você defina o tempo em que a luz vai permanecer ligada, qual local ela irá acender e em qual momento ela deve acender ou mudar de cor de acordo com a programação feita utilizando o celular para executar as funções.

Controle de acesso com RFID

Essa automação é interessante e vai necessitar da placa e um kit RFID. No qual você consegue abrir a porta da sua casa ao aproximar o cartão no leitor da tranca. O RFID é um método que identifica determinadas informações através de sinais de rádio. 

Essa tecnologia utiliza ondas de rádio para comunicar e transferir dados, onde uma tag com um código único é atrelado ao cartão ou chaveiro e ao passar esse objeto codificado na frente do leitor, ele irá permitir a entrada do indivíduo. Essas informações ficam diretamente armazenadas no próprio Arduino para identificar as tags autorizadas na hora da tentativa.

Alarme de segurança inteligente

Para quem quer ter um sistema de segurança e não tem a possibilidade de pagar mensalidade para empresas que fazem esse tipo de monitoramento, o Arduino pode ajudar de modo simplificado.

Ele pode ser utilizado para controlar sensores de movimentos, câmeras, trancas elétricas entre todas as outras coisas feitas para sua segurança. Isso reduz os custos que teria caso fosse solicitar o mesmo serviço terceirizado.

Projeto de irrigação

Se você é uma pessoa esquecida com as coisas, não precisa mais se preocupar com aquela plantinha que você deixou e viajou. Com a integração da placa, você consegue definir o horário de irrigação daquelas plantas e quantas vezes faz por dia durante determinado tempo.

Comedouro automático para cães

Os nossos bichinhos são importantes para nossas vidas, e às vezes não temos tanto tempo para colocar uma dieta correta. Para isso o Arduino entra novamente! Com a utilização da placa, você consegue fazer um comedouro automático para o seu cãozinho.

De acordo com a predefinição feita ao utilizar a placa, você consegue fazer com que o comedouro libere uma certa quantidade de comida com o tempo estipulado. Assim seu cãozinho come na hora certa sem que você precise se preocupar com essa questão.

O Arduino sem dúvidas é uma mão na roda pra quem deseja fazer coisas novas no mundo da robótica ou da automação. O seu tamanho e usabilidade tornam o objeto muito interessante e de fácil manuseio na hora da aplicação de novas ideias.