Como as agências podem aumentar a lucratividade em 2022?

O final de ano é um momento natural para um pouco de introspecção. Com o ano de 2021 terminando, quais são as suas lembranças do ano? Tem sido uma montanha-russa ininterrupta de novos clientes com demandas diferentes e projetos que levaram sua equipe ao limite? Ou talvez você esteja apenas feliz por ter chegado ao final do ano com sua lista de clientes intacta?

É desafiador permanecer positivo em tempos de tanta incerteza, embora a incerteza pareça ter se tornado a norma. As empresas tiveram que desmontar seus planos de crescimento para 2020 e se adaptar rapidamente a novas formas de trabalhar; 2021 não foi diferente.

Mas as agências de marketing digital como a GR3 Web são elogiadas por sua agilidade e flexibilidade – sua capacidade de aumentar os recursos quando necessário, girar a direção em uma queda de chapéu e entregar em prazos curtos. Em virtude de sua cultura flexível, as agências estavam em melhor posição para se adaptar do que muitas empresas.

No entanto, só porque as agências sobreviveram aos desafios dos últimos dois anos, isso não significa que estão acertando todas as notas. Na verdade, muitos líderes de agências estão preocupados. Preocupado com o fato de estarem perdendo dinheiro com projetos mal gerenciados, perdendo tempo em processo de criação de sites ineficientes de gerenciamento de clientes e perdendo pessoal devido ao esgotamento.

Seja qual for o estado do ano passado, você se sente positivo em relação ao ano que vem? Como vamos construir sobre o ano passado e fazer de 2022 um ano de otimismo e crescimento?

Depois de decidir fazer de 2022 um ótimo ano para sua agência, a próxima peça do quebra-cabeça é descobrir o que estava prendendo você em 2021.

O que as agências vencedoras fazem de maneira diferente

Durante o verão de 2021, 163 agências sediadas no Brasil participaram de pesquisas para ajudar a lançar alguma luz sobre questões operacionais vitais que estavam impactando a lucratividade das agências. Os resultados retratam um setor que não está atingindo todo o seu potencial:

• 67% das agências sentiram que sua capacidade de prever a receita era apenas ‘um pouco precisa’ ou ‘muito imprecisa’
  • Apenas 9% das agências sentiram que estavam maximizando o potencial de lucratividade
  • Mais de um terço das agências não mediu sua taxa de utilização faturável
  • Menos de um quarto das agências avaliaram o moral da equipe como 9/10 ou 10/10

Como as agências se adaptam e evoluem para além desses desafios? Felizmente, nenhuma dessas questões (mesmo o problema do moral) é insolúvel. Por exemplo, relatórios precisos pareciam um obstáculo significativo para muitas agências, mas não precisa ser. Às vezes, apenas encontrar a ferramenta certa é tudo o que é necessário para resolver o desafio.