Dicas Básicas de Criação de Site Profissional

A criação de site profissional é extremamente importante para negócios em qualquer área, afinal de contas, os consumidores estão na internet.

Se, por exemplo, você deseja investir em marketing odontológico ou marketing para qualquer outra área, ter um site de qualidade sempre será uma das questões mais importantes.

Isso porque o seu site funcionará como um cartão de visitas online, ou uma vitrine virtual – no caso das lojas online. Quando você investir em ações de marketing, na maioria das vezes elas irão focar em redirecionar os potenciais clientes para o seu site. E, quanto essas pessoas chegarem ao seu site, precisam sentir que estão seguradas ao acessá-lo, encontrar as informações que precisam, ter um design de qualidade e assim por diante.

Vale dizer que a criação de site profissional não está relacionada apenas ao que os usuários visualizam, mas também em questões mais técnicas, como o SEO. A aplicação das técnicas de SEO é fundamental para que o site consiga um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google –  ou em outro mecanismo de busca.

Mas, então, como realmente criar um site profissional que atenda as necessidades dos usuários e seja eficaz em obter bons resultados para o seu negócio? Para te ajudar com a questão acima, separamos algumas dicas que irão te ajudar a compreender como fazer a criação de site profissional.

Continue a leitura e confira!

Dicas de Criação de Site Profissional

Se você ainda não fez a criação do seu site ou já tem um, mas deseja melhorá-lo, aqui estão algumas dicas básicas sobre o assunto.

1. Escolha o Construtor de Sites Certo para Você

Um grande número de pessoas usa construtores de sites para ter a sua página web. O Wix sozinho tem mais de 100 milhões de assinantes, enquanto o Shopify já ultrapassou 1,2 milhão.

Por que é isso? Os construtores de sites significam que qualquer pessoa pode fazer um site, independentemente de sua habilidade técnica. Nos primórdios da internet, fazer um site exigia um entendimento prático de HTML. Então CSS surgiu para tornar as coisas ainda mais confusas.

Os construtores de sites cuidam da parte técnica e permitem que você se concentre no design e no conteúdo. Alguns fazem isso por meio de modelos, outros por meio de interfaces de arrastar e soltar, o que torna a construção de um site não mais difícil do que montar uma apresentação em PowerPoint.

Porém, se você quiser deixar a criação do seu site nas mãos de alguém com o conhecimento necessário para ter a certeza de que ele será construído da melhor maneira possível, procure por uma agência ou profissional especializado e confiável.

2. Escolha um nome de domínio exclusivo e relevante

Um nome de domínio é a parte do URL (o endereço do site na barra de pesquisa do navegador) que identifica uma página da web – neste caso, seu site. Você pode registrá-los separadamente em sites como Registro.br, mas os construtores de sites se oferecem para fazer isso por você quando você se inscrever neles.

A maioria fornece gratuitamente (pelo menos inicialmente), enquanto alguns cobram algum valor extra. Um nome de domínio é uma das principais formas de um site se apresentar na Internet, então faça com que seja importante.

3. Escolha um modelo de design que você adore

Você escolheu um construtor de sites, inscreveu-se em um plano e registrou um domínio. Agora está pronto para começar a criar um site. Em vez de deixar você fazer isso sozinho, os construtores de sites oferecem suporte durante o processo com modelos.

Os modelos fornecem uma estrutura para o seu site. É assim que você pode ter um site com uma boa aparência sem precisar contratar um designer. Qualquer que seja o construtor de sites escolhido, você terá uma ampla seleção de modelos de design para escolher. De modo geral, quanto melhor for o seu plano, mais modelos você terá acesso.

Os principais construtores fornecem centenas de modelos em dezenas de categorias. Seja qual for o foco do seu site, haverá um modelo para ele. Por exemplo, se você está pensando em iniciar um site de fitness, a maioria dos construtores permitirá que você filtre sua pesquisa de modelo de acordo.

No entanto, lembre-se que eles devem servir como uma estrutura. Você pode – e deve – personalizá-los para que fiquem com a “cara” do seu negócio.  Inclusive, se preferir, pode contratar um profissional para que faça um design exclusivo para o seu site.

4. Foque no SEO

SEO é um conceito que você terá que manter em mente ao longo de todo o funcionamento do seu site.

Seu designer – caso contrate um –  deve ser capaz de ajudar com o básico no início. Mas, com o tempo, você provavelmente desejará aprender sobre alguns dos conceitos para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente online.

Caso opte por fazer a criação de site profissional sozinho, é importante que compreenda as funções que as plataformas oferecem para que as técnicas de SEO sejam aplicadas.

No caso do WordPress, por exemplo, existem plugins que podem ser instalados especificamente para analisar o SEO do site e indicar as alterações necessárias.

Independentemente se você vai construir o seu site sozinho ou contratar um profissional, jamais deixe de aplicar as técnicas de otimização de site.

Considerações finais

Assim que você fizer a criação do seu site, o processo estará longe de terminar. Você deu um grande primeiro passo. Mas o site de uma empresa nunca está realmente completo.

Adicione ou altere elementos à medida que sua empresa cresce e muda. Adapte-se a coisas como SEO e designs para dispositivos móveis. E lembre-se sempre de manter as necessidades e desejos de seus clientes em mente.

Faça seu site parecer mais profissional e você poderá atrair o público certo, conquistar seguidores leais e, por fim, aumentar suas vendas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *