Evolução digital: Conheça sobre as vantagens da automação Residencial

As vantagens da automação residencial serão de grande ajuda para pessoas que realmente desejam uma casa mais tecnológica. Graças à evolução destes sistemas, atualmente é possível ter uma casa inteligente, segura, econômica e muito mais confortável. 

O que é a automação residencial com arduino?

A automação residencial conta com um equipamento de alta tecnologia programado com o arduino para tornar todo o lar em algo mais inteligente, funcional e automático. Neste caso, a pessoa poderá simplesmente programar horários para haver o desligamento das luzes de casa, trancar as portas e manter todo o local devidamente protegido com um excelente sistema de segurança.

A sua casa inteligente funcionará através do Arduino e com uma boa internet, pois dessa maneira você poderá usufruir das vantagens da automação residencial com apenas seu smartphone ou um tablet ligado à internet.

O que é o arduino?

Automação Residencial com Placa Arduino
Automação Residencial com Placa Arduino

Esta placa é composta pelo microcontrolador Atmel, que possui circuitos para entrada e saída, os quais se conectam ao computador e são devidamente programados via Integrated Development Environment, com tradução para Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), que utiliza uma linguagem similar ao C/C++, sem existir nenhuma necessidade de haver qualquer outro equipamento extra, exceto pelo cabo USB.

Este dispositivo existe desde 2005 e é conhecido como um hardware livre, pois qualquer um pode codificá-lo, montar, otimizar, personalizar e modificá-lo da maneira que melhor achar para o projeto em questão. 

A partir do momento em que o microcontrolador estiver pronto, de fato, será possível controlar, de modo independente, robôs, ventilador, ligar e desligar as luzes de casa, bem como modificar a temperatura do ar-condicionado ou qualquer aparelho que for mais conveniente para aquela ocasião em especial.

O que fazer na automação residencial com arduino e o que usar no controlador?

Existem muitas opções a serem pensadas, dentre elas, o fato de automatizar seu escritório e o deixar mais inteligente e interessante para se realizar o trabalho no conforto de sua casa. 

O arduino, em si, possui uma variedade de sensores e outros componentes que devem ser utilizados em projetos como o de automação residencial, pois a maior parte é disponibilizada por módulos. Esses módulos seriam especificamente placas de um tamanho inferior que possuem sensores auxiliares, no caso de resistores, LEDS e os capacitadores.

Quais as vantagens e benefícios de possuir a automação residencial?

Muitas pessoas desconheciam sobre as vantagens da automação residencial, e sobre a sua importância para a atualidade das casas tecnológicas. No entanto, este serviço é ideal para pessoas que realmente desejam tornar o lar mais prático e economizar através de sistemas inteligentes. 

Economia

Fazer a utilização de termostatos e lâmpadas igualmente inteligentes auxiliam a economizar na luz e a sua conta de energia elétrica virá com um valor inferior no final do mês. Caso seja necessário poupar na conta de água, saiba que a dupla citada consegue monitorar se há uso de água desnecessário, pois dessa maneira as pessoas serão avisadas e o problema será solucionado.

Por conta dos preços em alta, as pessoas no Brasil desejam gastar menos e poderão se beneficiar com a automação residencial com arduino, pois se gasta pouco dinheiro para realizar a instalação do sistema em seu lar. 

Dessa maneira, será possível poupar dinheiro, tampouco evitar gastar com a manutenção dos aparelhos que foram manuseados da maneira errada e deixaram de funcionar, porque o próprio sistema realizará este trabalho por você e garantirá que os aparelhos funcionem por mais tempo.

Segurança

As pessoas fazem a escolha da automação residencial para manter o lar seguro e livre de pessoas indesejadas pelas redondezas, afinal, todos querem sossego e se sentir seguro em casa é algo muito importante. Por este fator, a automação residencial está inserida em uma esfera de segurança no meio doméstico. 

Existem iluminações automatizadas com sensores que auxiliam a detectar o menor dos movimentos de pessoas desconhecidas, que te alertam sobre o perigo através de notificações por seu celular ou tablet. 

No caso das câmeras, estas possuem certos benefícios por intermédio do monitoramento em tempo real para todos os moradores do lar, de modo a informar sobre pessoas desconhecidas pela casa. 

Facilidade

Uma das vantagens da automação residencial com arduino, é contar com uma tecnologia que trabalhará o tempo todo para você e realizará determinadas atividades de modo automático, no caso da iluminação que poderá ser programada para acender somente a noite e desligar em determinado horário, ou destravar as portas com um cartão magnético que deve ser encostado no sistema de segurança para entrar em casa.

Maior controle

Os clientes terão total oportunidade de escolherem os principais celulares para serem inseridos nesta tecnologia, e saberem tudo o que ocorre no ambiente quando estão longe de casa. As vantagens da automação residencial serão grandes para seu lar, pois trarão simplesmente maior segurança e controle na palma de sua mão.

Total conforto

Algumas pessoas gostam de recorrer à tecnologia para gravar certos programas ou ouvir música por todo o lar, e os dispositivos conectados na automação residencial com arduino, poderá auxiliar a criar um ambiente totalmente agradável e convidativo para todos os moradores do local.

Tranquilidade 

Pense em um pai ou mãe de primeira viagem que ficam preocupados com o bebê em seu quarto sozinho durante a noite, sem possuir a automação residencial com arduino, precisam de certos aparatos para ver tudo e com uma qualidade inferior. 

A casa automatizada com arduino dará a oportunidade aos pais observarem o bebê através de câmeras postas no quarto, com uma excelente qualidade e em tempo real pelo próprio celular.

Existem pessoas que têm o costume de sair de casa, mas não lembram se trancaram realmente a porta de casa, e permanecem o dia todo com uma pulga atrás da orelha, preocupados com a segurança do lar. Uma das vantagens da automação residencial, é saber que com um único toque em seu celular será possível saber se a porta está realmente trancada, e conferir se tudo está nos conformes em casa. 

Eficiência dos aparelhos

Com as vantagens da automação residencial, será possível que a sua própria Smart TV lhe auxilie a navegar pelo menu, de modo a encontrar o programa que mais lhe agrada no seu aplicativo favorito.

Tem vontade de cozinhar algo em seu forno, mas sente dificuldade? Este problema deixa de existir quando se instala a automação residencial com arduino, pois seu prato favorito será devidamente assado e o forno desligará no ponto correto. 

Controle de longe

Imagine um dia extremamente quente, que te faz querer ficar em um ambiente totalmente frio e descansar. Na automação residencial com arduino será possível realizar com um toque a modificação de ambiente, afinal, basta deixar o ar-condicionado ligado para manter o local gelado até você chegar.

Onde encontrar peças para sua automação residencial?

Confie sempre em sites e-commerce que entendem perfeitamente do assunto e vendem e excelentes produtos, principalmente o querido arduino, que será ideal para a instalação deste sistema inteligente em seu lar. Confira todo o site, escolha o que mais lhe agrada aos seus projetos e adquira-o!

As vantagens da automação residencial são muitas, a adoção desse sistema irá beneficiar todos os serviços da sua casa, desde trancar portas até identificar focos de vazamento de água.