Stalkerware: Como saber se estou sendo espionado por aplicativo?

Você acredita que possa estar sob a mira de um Stalkerware ou que sua companheira  possa estar te controlando? Se você está com a pulga atrás da orelha e acha que está sendo espionado, leia este artigo repleto de dicas e dados para tomar uma atitude.

Em uma pesquisa, descobriu-se que o Brasil é o terceiro país com mais programas espiões no celular do parceiro com a finalidade de descobrir ou controlar o cônjuge.  

Como descobrir se está sendo espionado através do celular ou notebook? O que fazer em caso de confirmação? Antes de tudo, é preciso analisar os indícios comportamentais: 

Sinais de que você é controlado: 

I) Você precisa dar satisfação do quê, com quem e onde está fazendo a todo instante

No início, é até normal, mas querer satisfação do quê e onde está fazendo e até com quem pode ir além de curiosidade. Uma conversa contínua bem sutil pode ser pior. Sabendo que está ocupado, mandar mensagem a todo instante e se aborrecer com a demora ao responder, são um sinal…

Já foi surpreendido com visitas furtivas no trabalho, na casa de amigos e familiares? Cuidado! Às vezes, não é só porque estavam perto. Se isso acontece com frequência, pode ser vigilância.

II) Sente que não há privacidade

Sabe quando sabem mais do seu passado do que do período juntos? Quando vasculham incessantemente a internet, nas suas redes sociais, e dão aquela olhada quando está ao telefone? São sinais de que a privacidade está comprometida!

III) É perseguido pelas redes sociais

Muito comum hoje em dia, mas é muito grave, além de inconveniente. Um dos parceiros monitora suas redes sociais e quando interage nas postagens, questiona quem é tal pessoa, de onde a conhece e por que está comentando ou curtindo suas fotos ou o contrário. 

Veja mais artigos sobre tecnologia

Como descobrir se está sendo espionado

Menos comum é ser seguido ou gravado. Os curiosos tendem à discrição e equipamentos, além de caros, podem ser descobertos. Fique atento aos sinais que revelam a instalação de Stalkerware em seus dispositivos: 

I) Desaparecimento e reaparecimento do smartphone ou notebook

É imprescindível que se faça a instalação quando um dispositivo está acessível. Por isso, se deixá-los por aí, mantenha-os bloqueados. Evite a instalação de um Stalkerware. Se precisar, verifique as alterações nas configurações de privacidade e outros programas em seu aparelho.

II) Emprestar seu dispositivo e notar configurações diferentes ou instalação de aplicativos estranhos

Talvez, não seja o caso da sua esposa, mas um amigo ou colega também pode querer monitorar você. Verifique a legitimidade de aplicativos e processos que lhe são estranhos com pesquisas on-line.

III) “Fontes desconhecidas” ativada em sistemas Android

A configuração padrão para “fontes desconhecidas” no Android é “desativada”. Se nunca ativou, ‘ativada’ pode significar uma violação de privacidade.

IV) Bateria acabando rapidamente

Você nota que sempre que vai pegar o celular a bateria sempre está muito baixa, sem mesmo nem mexer nele? Tome cuidado!

V) Comportamento estranho do sistema operacional ou dos aplicativos

Você percebe que seu celular começa agir de forma estranha, baixando algo não permitido ou até mesmo abrindo um aplicativo que você nem clicou? Abra seu olho!

VI) Aplicativo ou processo desconhecido em seu dispositivo

Stalkerware normalmente usam nomes genéricos ou com grafias próximas do programa legítimo. Ao encontrar aplicativos ou processos perigosos, não os acesse. Pesquise a autenticidade e delete se precisar.

VII) Aplicativo Cydia no iOS

iOS com jailbreak, processo que permite executar aplicativos não-autorizados pela fabricante, pode ser monitorado por esse tipo de programa.

VIII) Logado em dispositivos não autorizados

Verifique as sessões ativas de suas contas de usuário. Na conta Google, clique em “Atividade e Notificações do Dispositivo”. Chequei os dispositivos que acessaram a conta recentemente. Configurações de “Segurança e Login” do Facebook também mostram essa informação. Se não autorizou, efetue o logout imediatamente.

IX) Senhas fáceis

Senhas com datas de aniversário, nome de familiares ou animais não são tão seguras. Pessoas próximas podem descobri-las e invadir sua privacidade. 

X) Permissões da webcam para aplicativos sem seu consentimento

No Windows, verifique aplicativos usando a webcam. Acesse ‘Configurações de privacidade > Câmera’ e desative os programas necessários.

Importante:  ao excluir o Stalkerware, quem instalou saberá que ele foi desativado. Portanto, pense nas medidas e procure especialistas para agir. A Coalition Against Stalkerware é uma organização que fornece apoio aos perseguidos. 

Para evitar ser espionado: 

  • Ao terminar uma relação, altere as configurações de segurança dos dispositivos e evite acessos externos; 
  • Bloqueie a instalação de programas com origem desconhecida pelas configurações do smartphone;
  • Nunca revele senhas ou o PIN do celular, mesmo para pessoas de confiança;
  • Não coloque arquivos de terceiros no seu computador. Eles podem comprometer sua privacidade;
  • Averigue com frequência seus aplicativos instalados e veja se existe algum suspeito.

Se acredita ter sido ou que está sendo espionado e precisa de ajuda, procure especialistas como a Coalition Against Stalker Ware.

As pesquisas indicam que 75% das pessoas acham aceitável checar o celular do parceiro. Mesmo assim, verificações constantes são patológicas. O ciúme é um sentimento que demonstra o medo de se perder o cônjuge.  Pode ser difícil controlar e desencadear sentimentos negativos aos envolvidos. 

A espionagem é Crime!

Muito além dos motivos, o sucesso de um relacionamento carece, em grande parte, de confiança. Sem ela, é preciso discutir a questão com o parceiro. Além do mais, segundo a Constituição Federal, invasão de privacidade é um crime, exceto na condição de monitoramento infantil e comercial, referido nas cláusulas de um contrato.

Por fim, sob nenhuma circunstância, a privacidade de alguém deverá ser corrompida. Cuidado com o que salva e instala em aparelhos. Apesar das suspeitas, não se justifica a quebra de confiança.