Quais vantagens e desvantagens do Microempreendedor Individual?

O MEI foi a forma mais benéfica para regularização de profissionais informais já desenvolvida em território brasileiro, beneficiando muitos trabalhadores especializados em suas respectivas áreas e garantindo a eles direitos e benefícios

Mas como qualquer outra coisa, existem vantagens e desvantagens de ser um microempreendedor individual e é sobre isso que vamos falar hoje.

Para muitos profissionais, se tornar um MEI permitiu a eles melhorar o investimento na sua atividade, melhorando seu ambiente de trabalho, aumentando o leque de clientes e se sentindo mais seguro diante a tantos perigos que corremos diariamente.

Saiba agora quais são as vantagens e desvantagens do microempreendedor individual, confira a seguir!

As vantagens do MEI

A regularização do profissional autônomo é a principal vantagem que favorece quem opta pela abertura de um MEI. Além disso, outras vantagens fazem o profissional ter mais interesse, então vamos começar pelos benefícios.

Abertura de empresa facilitada

Sabemos o quão complicado é para abrir uma empresa da forma comum, já para um MEI, essa é outra história. E o melhor, tudo pode ser feito pela internet, tendo ainda na hora o CNPJ e um certificado de microempreendedor individual.

É super fácil abrir um MEI, basicamente, basta acessar o site do Portal do Empreendedor, lá você vai facilmente encontrar o caminho para sua inscrição.

Consulta de pendências rápidas e fáceis

Está em dúvida se o seu MEI tem alguma pendência na conta? Basta verificar, você tem duas maneiras de fazer isso, pelo CPF e pelo CNPJ.

• Veja aqui como fazer a consulta MEI por CPF: No próprio site do Portal do Empreendedor, na página de serviços, você vai encontrar duas opções, você tem que ir nas duas. Primeiro vá em “Emita seu Comprovante de MEI” e depois em “Comprovante de MEI”.

Na próxima página você já vai poder preencher com seu CPF e data de nascimento e pronto, as informações do seu MEIO vão ser exibidas.

• – Veja aqui como fazer a consulta MEI por CNPJ: Acessando o site da Receita Federal, na página de serviços, tudo que você tem que fazer é adicionar seu CNPJ. Você terá acesso a página de informações do seu MEIO em seguida.

Parcelamento de dívidas

No MEI, se o microempreendedor individual tiver dívidas pendentes, é possível, após o vencimento da mesma, parcelar o pagamento em até 60x, dependendo do valor da pendência.

Benefícios para o microempreendedor individual e sua família.

Todo microempreendedor individual tem diversos benefícios da previdência social como auxílio doença, salário-maternidade (tanto para mulher quanto para homem), aposentadoria, pensão por morte, seguridade para o profissional e sua família.

Sem contar que ser considerado uma empresa gera mais benefícios no meio profissional como empréstimos com juros mais baratos, abertura de conta jurídica, simples tributação, dentre outros.

Emissão de notas fiscais

Segurança e transparência é o objetivo de toda empresa, não importa se é uma microempresa ou uma multinacional.

Todo microempreendedor individual pode emitir nota fiscal, o que faz com que os serviços prestados pela empresa sejam mais seguros e sejam bem vistos pelos órgãos públicos.

Maior investimento no seu negócio

Como eu disse antes, o crédito facilitado é um dos grandes benefícios do MEU, por ter juros mais baixos, é possível elevar a qualidade da empresa mais rapidamente mesmo sem ter uma renda tão alta no momento.

Alteração das atividades pelo CNAE

Profissionais autônomos têm muito o costume de aprender algo novo como uma extensão da atividade que exercem e essa informação deve também constar na lista de atividades que o microempreendedor individual exerce na empresa.

Alterar o CNAE MEI é bem simples, enquanto estiver logado como MEI no site do Portal do Empreendedor, basta ir na opção “alterar cadastro de MEI” e já na próxima página você poderá fazer as alterações que precisa.