Como montar uma loja de ferramentas e ferragens

O mercado de da construção civil está aquecendo novamente, e com isso, o comercio de loja de ferramentas e ferragens está crescendo novamente, até porque esse setor não tem um certo limite para se desenvolver inicialmente e ele ainda conta com boas previsões para o futuro.

Então, logo percebe-se que há um mercado consumidor em alta, isso faz desse segmento uma opção muito interessante de negócio para os empreendedores mais aguçados, que observam como oportunidade, montar uma loja de ferramentas e ferragens, seja para atender grandes construtoras, ou pessoas que buscam materiais para pequenas reformas ou reparos.

Somado a isso, é claro que esses equipamentos não vão atender apenas ao ramo das grandes construções, mas grande parte da população também necessita de equipamentos para reformas ou pequenos consertos.

Podemos ver que o público desse ramo de estabelecimento é bem amplo e não fica restrito apenas a um ou outro cliente, pois, quem nunca precisou de uma chave de fenda, alicate, martelo e prego?

Curiosidade: Importância de um Técnico em Mineração

Com essa visão, logo abaixo vamos te deixar algumas dicas importantes de como montar uma loja de ferramentas e ferragens logo de início. Confira conosco!

O que se vende em uma loja de ferramentas e ferragens?

O nome já é bem auto explicativo, mesmo assim, alguns itens que não podem faltar na sua lista de produtos são:

  • Ferragens: Caixas de correio, cadeados, correntes e dobradiças, parafusos;
  • Material elétrico: ferramentas elétricas, cabos de energia, cabos de informática, lâmpadas;
  • Material hidráulico: tubos e canos, conexões, filtros em geral;
  • EPIs: avental, máscaras, óculos de proteção, protetores de ouvido. 

Como montar uma loja de ferramentas e ferragens 

loja de ferramentas e ferragens
loja de ferramentas e ferragens

1. Comece pelo planejamento

A fase de planejamento não abrange apenas o financeiro, mas também a parte visual da loja e o marketing.

Portanto, defina quanto irá investir em cada setor e como serão utilizados esses recursos. Além disso, realize pesquisa de mercado para ficarem por dentro da concorrência, preços, suas qualidades e defeitos.

Então, antes de pensar nos equipamentos e ferramentas que será usada, como também, funcionários e outros, faça todo o seu planejamento, isso evitará surpresas.

2. Escolha a estrutura 

Você precisa estruturar sua empresa legalmente resolvendo toda a parte de documentação e cadastro em órgãos regulamentadores, e cuidar da estrutura prática da loja, a parte física em si.

3. Localização ideal

É interessante que seu comércio esteja visível ao público e em um local estratégico. Pontos com boa circulação de pessoas em áreas de expansão de imóveis são boas localizações para loja de ferramentas e ferragens.

4. Monte sua equipe 

Tenha sempre em mente que uma equipe motivada, treinada e comprometida com o trabalho é o maior bem que seu negócio pode ter.

5. Escolha bons fornecedores 

Os seus produtos devem ter a melhor qualidade possível. Mas também não se esqueça da dinâmica de estoque, logística e armazenamento.

6. Divulgue o seu negócio

Lembre-se sempre de que quem não é visto não será lembrado, o investimento em divulgação seja físico ou através do marketing digital, devem estar sempre no plano de gastos da sua loja de ferramentas e ferragens.

Considerações finais

Agora que você sabe como montar uma loja de ferramentas e ferragens, o que está esperando para ter o seu negócio?

Siga os passos corretos, e garanta sempre os melhores resultados. Nos vemos em breve.

Veja também o post anterior, onde mostramos os impactos das Pragas em grãos armazenados: Como evitar prejuízo no agronegócio