Posso movimentar a conta poupança do meu filho?

Quer saber se posso movimentar a conta poupança do meu filho? Então acompanhe o artigo de hoje do nosso blog!

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas busquem alternativas para juntar dinheiro, principalmente dos próprios filhos.

Nesse sentido, veja abaixo algumas características da poupança para crianças e/ou adolescentes e saiba mais sobre o tema agora. Confira e tenha uma ótima leitura!

Afinal, posso movimentar a conta poupança do meu filho?

De antemão, saiba que a resposta para pergunta se posso movimentar a conta poupança do meu filho é sim.

Dessa forma, o adulto e responsável legal pela criança pode (e deve) movimentar a conta poupança desse menor.

Afinal, uma criança e/ou adolescente ainda não tem a total capacidade cognitiva para entender e administrar com clareza o seu dinheiro. Ainda sobre esse tema, discorreremos sobre a importância de você orientar os seus filhos em relação ao dinheiro abaixo. Continue a leitura e saiba mais.

Como menores de idade podem ter acesso a uma conta poupança?

Atualmente, para você abrir uma conta poupança para o seu filho (ou filha) basta que você vá até ao banco (não precisa levar a criança) em posse dos seguintes documentos:

• CPF tanto seu, quanto o da criança;
  • Também é importante levar a carteira de identidade original (sua e também da criança);
  • Seu comprovante de renda;
  • Comprovante de residência, tanto o seu quanto o da criança (caso ela não more com você).

Em resumo, são necessários todos os documentos comuns para a abertura de qualquer conta poupança.

Artigos de finanças relacionados

Até que horas posso pagar boleto?

Melhores Cartões de Crédito para quem tem o nome sujo

O que você mesmo pode fazer antes de contratar um contador

Conheça as melhores empresas e-commerce do mundo

Nesse sentido, você deverá explicar para o gerente que deseja abrir uma conta poupança para o seu filho. Alguns bancos permitem que tios, avós e até mesmo padrinhos abram contas poupança para outras crianças. No entanto, isso varia entre cada instituição financeira.

E quando a criança completa 18 anos de idade?

Após a criança completar 18 anos de idade, ou seja, se tornar maior perante a legislação brasileira, normalmente, ela se torna titular da conta poupança.

Dessa forma, faz-se necessário registrar uma nova assinatura na instituição e ela deve solicitar um novo cartão magnético.

Esse cadastro pode ser atualizado automaticamente enquanto em alguns bancos solicita-se que o novo titular da conta vá até a instituição para atualizar os dados.

A conta poupança possui taxas de manutenção?

Não. A conta poupança não possui nenhum tipo de taxa de manutenção. Sob o mesmo ponto de vista, o dinheiro que existe dentro deste tipo de conta não precisa ser declarado no Imposto de Renda.

Por isso, trata-se de uma das melhores opções para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro desde cedo.

Ensine desde cedo as crianças a lidar com o dinheiro

Nesse sentido, veja abaixo algumas dicas super simples para ensinar as crianças a ter uma relação saudável e inteligente com as finanças. Acompanhe a leitura.

Explique a relação tempo x salário x trabalho

Primeiramente, recomendamos que você ensine seus filhos a entender que certo tempo de trabalho equivale a um salário.

Ou seja, é imprescindível pensar com critério e clareza antes de gastar o dinheiro; uma vez que ele está diretamente ligado ao tempo investido em determinado trabalho.

Dê mesada semanal e/ou mensal

Ademais, indicamos aos nossos leitores que sempre ofereçam aos seus filhos mesada semanal ou mensal.

Desse modo, a criança poderá aprender desde cedo a como lidar com ganhos e gastos de forma inteligente.

Ofereça pequenas recompensas

Além disso, sempre que o seu filho conseguir economizar dinheiro e até mesmo juntar algum valor, ofereça pequenas recompensas como um passeio no parque ou até mesmo seu jantar predileto.

Isso estimula a criança a se tornar um poupador e também a estudar mais sobre finanças. Por falar nisso, que tal ativar as notificações do nosso site para aprender tudo sobre economia e saúde financeira?

Em síntese, o que importa é que a criança desde cedo tenha uma excelente ideia de que não é fácil receber e nem mesmo guardar dinheiro. Ademais, lembre-se que a maior herança que você pode oferecer aos seus filhos é a educação e também o entendimento sobre a vida.

Na matéria de hoje você viu que posso movimentar a conta poupança do meu filho e também leu algumas dicas de como ensinar as crianças a lidar com dinheiro de forma madura e saudável!