Benefícios do Mel de abelha na alimentação diária 

Quando falamos acerca de alimentos que fazem bem à saúde devemos nos lembrar dos benefícios do mel de abelha na alimentação diária. O mel de abelha possui uma riqueza muito grande em questão de vitaminas, além de ter ação antioxidante. O mel de abelha já era utilizado há milhões de anos atrás para adoçar alimentos e sucos e contém diversos benefícios!  

Sabemos que as consequências de uma alimentação ruim são muitas e isso inclui falta de longevidade, problemas gastrointestinais, falta de ânimo, problemas cardíacos dentre outros, mas você sabia que o mel pode te ajudar em todos eles? 

Hoje preparamos um conteúdo especial falando acerca dos benefícios do mel de abelha e sobre como você pode utilizá-lo na sua alimentação diária!  Confira abaixo! 

Benefícios do Mel de abelha na alimentação: saiba porque é considerado um dos melhores! 

São muitos os benefícios do mel de abelha, além de ser um excelente remédio para os resfriados! O mel de abelha possui diversas propriedades nutritivas e traz muitos benefícios, pois é rico em antioxidantes que fazem com que ele consiga proteger as células do nosso corpo contra o envelhecimento precoce! 

Ele também serve para regular os níveis de triglicerídeos, além de regular o colesterol e fazer com que diminua o acúmulo de gordura nas artérias, desta forma também contribuindo para evitar doenças cardíacas.  

O mel também pode ajudar a diminuir a pressão do sangue e combate infecções causadas por bactérias e fungos e por causa disso, serve para combater as dores de garganta e tosse. Confira um pouco mais sobre o Mel de Abelha logo abaixo! 

Conheça os benefícios do Mel de abelha no dia a dia! 

No dia a dia o mel pode ser utilizado como um adoçante natural pois contém menos calorias que uma colher de açúcar branco! Uma colher de mel de abelha possui 46 kcal e quando comparado ao açúcar, possui menos calorias pois uma colher de açúcar tem em torno de 93 kcal. Porém, para quem não deseja engordar ao comer o mel, o recomendado é que a pessoa tome apenas 2 colheres de mel por dia!  

Dentre os benefícios do mel de abelha, listamos abaixo alguns deles: 

Aumenta os anticorpos 

Dentre os componentes do mel estão os antioxidantes que fazem com que o corpo aumente seus anticorpos (sua defesa natural), porém não somente isto, mas o mel também ajuda na defesa geral do organismo como por exemplo, reduz o risco de infarto ou derrames, ajuda na saúde dos olhos e também pode auxiliar no tratamento de doenças graves, como o câncer, pois impede que as células cancerígenas se multipliquem.  

Melhora o coração  

Como já mencionamos acima, o mel de abelha ajuda na saúde do coração pois aumenta o fluxo sanguíneo, o que reduz e impede a formação de coágulos. Desta forma, o mel diminui a pressão arterial e previne doenças do coração. 

Combate fungos e bactérias 

Uma coisa que pouca gente sabe é que o mel ajuda a combater fungos e bactérias além de auxiliar no processo de cicatrização de feridas e podem reduzir o tamanho e a dor das feridas sejam elas internas ou externas.  

O mel de abelha pode ser utilizado para tratar de úlceras em pés de pessoas diabéticas porque combate os germes além de regenerar o tecido. Também tem sido utilizado como um excelente remédio para tratar de lesões causadas pela herpes oral e genital, funcionando como uma pomada.  

Ajuda no colesterol 

O mel de abelha diminui os níveis de colesterol “ruim” chamado “LDL”. Também aumenta o nível de colesterol “bom” (HDL) além de diminuir também os triglicerídeos porque pode ser um excelente substituto do açúcar.  

Todos nós sabemos que o consumo do açúcar branco pode trazer muitos prejuízos, dentre eles a diabetes e as doenças do coração. Utilizar o mel para adoçar os alimentos ao invés do açúcar pode ser uma boa opção. 

Ajuda a aliviar a tosse 

Que o mel de abelha é bom para a tosse todo mundo já sabia, mas você sabia que o mel pode ajudar também a aliviar dores de garganta além de combater o inchaço na garganta e nos pulmões? Isso mesmo! O mel também pode ser usado para casos de asma, além de somente gripes e resfriados. 

É recomendado a ingestão de pelo menos 2 colheres de chá do mel de abelha antes de dormir porque isso faz com que mais saliva seja produzida e uma das coisas que mais aumenta as inflamações de garganta é a secura desta região. Sendo assim, o mel pode ser usado para tratar destes problemas.  

O mel é um dos alimentos mais ricos em questão de benefícios e pode ajudar a ter mais qualidade de vida! Que tal começar a tomar mel hoje mesmo? Confira abaixo como você pode consumir este produto natural de forma saudável! 

Como consumir o mel de abelha de forma saudável? 

Assim como todo produto natural, o mel é bom, mas em doses exageradas pode causar diabetes e problemas de aumento de peso, pois mesmo contendo poucas calorias, quando muito usado, pode causar problemas. Assim, o recomendado pelos especialistas é que o consumo do mel seja de no máximo 2 colheres de sopa por dia! 

Existem muitas formas de se consumir o mel de abelha. Dentre elas, o mel pode ser usado para adoçar líquidos como sucos, chás e até mesmo o café, e também pode ser utilizado para adoçar alimentos como a banana, maçã, o pão, etc. 

Se você incluir o mel nas suas refeições vai conseguir ter mais qualidade de vida, evitar problemas no coração e até mesmo ter uma noite de sono melhor devido ao fato de que o mel auxilia na liberação da serotonina, que relaxa o corpo. 

Se você deseja saber mais sobre produtos e suplementos naturais e como utilizar os alimentos ao seu favor, acompanhe nossos próximos artigos!