Como obter financiamento para começar um negócio

Se pretende iniciar um negócio, na maioria dos casos o financiamento para começar um negócio será um dos pontos mais críticos. Você terá que investigar e escolher uma dessas alternativas. Vamos demonstrar quatro formas de financiar uma empresa e, em seguida, analisaremos de quem você pode obter o dinheiro de que precisa. E tenha certeza de que o projeto financeiro nem sempre se limita a empréstimos e créditos para a implantação do seu negócio. Não é fácil conseguir o dinheiro de que necessita, mas como pode ver, existem muitas opções e deve certificar-se de que valoriza todas elas.

Os 4 eixos para obter financiamento para começar um negócio

Cada uma das alternativas que vou explicar vale a pena analisar. Estude em função do seu projeto e dos seus objetivos quais as opções mais interessantes e não hesite em combinar várias possibilidades.

financiamento para começar um negócio com recursos gerados pela própria empresa

É sobre a capacidade de seu negócio se financiar. Depende muito do tipo de empresa e do desenho do modelo de negócio.

Por exemplo, em muitos modelos de assinatura, o serviço é cobrado antecipadamente (por meio de uma taxa), o que permite que os próprios clientes financiem grande parte da atividade. Ao contrário, uma empresa que opera com estoques elevados terá grande parte do dinheiro amarrado em estoque e tenderá a precisar de muito financiamento para começar um negócio, adicional cada vez que a atividade crescer.

Em qualquer cenário, a primeira coisa a fazer é desenhar o seu modelo de forma a utilizar o mínimo de dinheiro possível para a realização da sua atividade, e menos ainda em tempos de escassez de crédito como os atuais. Você tem que explorar caminhos diferentes, como:

  • Reduza o investimento inicial (compre maquinário usado, por exemplo)
  • Minimize os estoques (dentro do razoável para o seu negócio)
  • Reduza os tempos de coleta (mesmo cobrando com antecedência)
  • Negocie prazos de pagamento mais longos

financiamento para começar um negócio de empresas através do aporte de capital dos sócios

É a contribuição de dinheiro para o capital da empresa feita pelos sócios.

É o mais alto grau para se envolver em um projeto. Lembre-se que quem detém parte do capital será um dos proprietários da empresa e, portanto, terá os mesmos direitos que você sobre ela (com diferença única dos percentuais de participação de cada um). É uma fonte de financiamento para começar um negócio, muito estável, geralmente de longo prazo, e que compromete fortemente o investidor. Você pode ganhar muito ou pode perder tudo.

Antes de optar por esta opção, você deve ser muito claro sobre quais são seus objetivos. Se você deseja manter o controle sobre seu projeto e não quer compartilhar decisões com outras pessoas, procurar sócios investidores provavelmente não é a maneira mais adequada de obter financiamento para começar um negócio. Quem investe em capital busca maximizar a rentabilidade e utilizará todos os meios que seus direitos permitirem para orientar as decisões no que é melhor para seus interesses. Se você compartilha os mesmos objetivos, pode ser uma aliança perfeita, mas se não, você terá que avaliar outras opções.

financiamento para começar um negócio através de capital de terceiros – empréstimo bancário

É provavelmente a forma mais popular de obter financiamento para começar um negócio. Consiste na obtenção de dinheiro sob a forma de empréstimo, a troco de condições estabelecidas desde o início (juros a pagar, prazo de reembolso). Os formatos podem ser muito diversos, desde o crédito clássico até fórmulas de leasing ou qualquer outro instrumento financeiro desta família.

A vantagem de obter financiamento de dívida é que quem lhe empresta dinheiro não tem (em teoria) nada a dizer sobre como você dirige seu negócio. Dessa forma, você mantém o controle sobre seu projeto (ao contrário do financiamento de capital). No entanto, se as coisas correrem mal, continuará a ser forçado a pagar a dívida, o que não acontece com os parceiros de capital. Como as garantias também são normalmente apresentadas, os maus resultados comerciais podem levar a perdas de capital colateral.

Dentro do financiamento por dívida estão os empréstimos para empresas, empréstimos para empresários, oferecidos por bancos, sociedades financeiras, particulares, plataformas online … mas não quero antecipar o resto do artigo.

financiamento para começar um negócio por subsídios ou doações

Receba dinheiro sem ter que devolvê-lo ou pagar qualquer tipo de devolução.

Subsídios, ajudas ou doações são obviamente algo muito interessante para um empresário, já que normalmente a única coisa que se pede ao promotor do projeto é justificar que vai usar o dinheiro para um bem comum. Pode ser a criação de empregos, uma ideia inovadora ou um projeto com forte componente social, entre muitas outras possibilidades.

Porém, embora sempre valha a pena conhecer as possibilidades de subsídios, prêmios ou doações, é preciso estar ciente de que normalmente são recursos escassos e altamente competitivos, portanto não poderá contar muito com eles para obter financiamento para iniciar um negócio.

Acresce que, no caso dos subsídios públicos, são muitas as restrições tanto à concessão das ajudas como aos prazos para as cobrar.

financiamento para começar um negócio
financiamento para começar um negócio

Quem pode realizar o financiamento da sua empresa?

Você mesmo

Antes de pedir dinheiro a outra pessoa, pergunte-se o seguinte: você colocaria dinheiro em um investimento se o próprio promotor não o fizesse Em outras palavras, se você quer que as pessoas confiem em seu projeto o suficiente para emprestar, você terá que começar colocando dinheiro em você mesmo. Não precisa ser muito. Se você tem pouco, coloque pouco. Mas mostre aos outros que você aposta no seu projeto .

Se você não tem nada, pode não ser o momento de abrir um negócio. Procure outras alternativas, encontre qualquer emprego, salve e, quando tiver algo, tente novamente. Repito, não precisa ser muito dinheiro, mas você tem que contribuir com algo.

Família, amigos e conhecidos

A qualquer momento, mas talvez mais em tempos de crise, um empresário tende a buscar um financiamento para começar um negócio em seus círculos mais próximos.

São pessoas que confiam em você e, na maioria dos casos, não serão pessoas com conhecimento financeiro, então você tem que ser muito ético e explicar muito bem todos os riscos envolvidos em deixar dinheiro para você. Tenha com eles o mesmo profissionalismo que você teria com investidores profissionais e deixe tudo muito claro. Não se esqueça de que questões financeiras podem prejudicar relacionamentos para sempre, então pense bem a respeito.

Você também terá que decidir se deseja que eles sejam sócios investidores ou apenas que lhe emprestem o dinheiro.

Financiamento colaborativo

O princípio do financiamento pelas massas é algo que várias plataformas permitem na Internet há alguns anos. Eles podem ser créditos (cada pessoa lhe empresta uma pequena quantia formando um empréstimo total maior) ou simplesmente doações. A experiência mostra que trabalha principalmente para projetos artísticos, culturais ou sociais , mas alguns projetos empresariais também receberam dinheiro. Se precisar de muito financiamento, não será do seu jeito.

Banco comercial e empresas financeiras

Eles são os seus principais interlocutores para o financiamento da dívida. Ultimamente eles têm critérios muito rígidos e não concedem tantos créditos como na era do boom, mas ainda são a principal forma de financiar um negócio. Eles geralmente pedem garantias adicionais. Eles têm muitos produtos financeiros diferentes para o seu projeto, que não se limitam a créditos ou empréstimos. Este tipo de empréstimo é o mais fácil para você obter o financiamento para começar um negócio.

Não tenha medo de visitar muitos bancos e entidades. Cada empresa tem seus objetivos, e mesmo dentro da mesma rede você pode encontrar respostas diferentes dependendo se é um escritório ou outro.

Empresas de capital de risco

São fundos de investimento especializados em empresas jovens (startups). Entram no capital de projetos que lhes parecem interessantes por um tempo limitado (alguns anos), com o objetivo de vender sua participação com um grande ganho de capital. Essas entidades são muito profissionais e estão interessadas apenas em projetos escaláveis, que são os únicos que podem gerar os benefícios que procuram. É muito difícil conseguir um financiamento para começar um negócio com empresas de capital de risco.

Investidores anjo

É uma pessoa que normalmente tem tido sucesso como empresário e que dedica parte de seus esforços ou dinheiro para apoiar novos projetos. O grau de participação de um Investidor Anjo depende dos seus objetivos. Alguns se limitam à mentoria (algo muito valioso para o empresário que recebe o conselho). Outros emprestam dinheiro (em troca de juros). No entanto, a maioria costuma entrar com capital dos projetos que lhes interessam. O objetivo neste caso é o mesmo da empresa de Venture Capital, exceto que normalmente é uma relação menos formal.

O tema financiamento para começar um negócio é muito interessante, por isso no próximo capítulo do guia para abrir um negócio vamos nos dedicar a algumas dicas para convencer bancos e investidores.