A ideia de um negócio

Hoje começo um novo guia para ajudá-lo a começar seu próprio negócio, com recomendações para cada etapa dessa pista de obstáculos. Em primeiro lugar, estarei interessado em saber como escolher a a ideia de um negócio, que normalmente é o ponto de partida de qualquer iniciativa empresarial, mas que também está sujeita a muitos erros.

Somente uma ideia de um negócio não vale nada

Desde o início, quero deixar isso muito claro para você: as ideias não valem nada por si mesmas. Uma ideia de negócio é apenas um conceito muito geral (tanto que não pode ser registrada como marca). Não caia na paranoia de pessoas que têm medo de roubar sua ideia. Se você quiser saber se sua ideia de negócio é boa, você terá que compartilhá-la com outras pessoas e ouvir suas opiniões. Ninguém quer roubar de você, não vale nada.

Por que A sua ideia DE UM NEGÓCIO não vale nada?

Porque apesar do que você pode sentir depois de experimentar a onda de otimismo do momento da descoberta, sua ideia não é ótima, nem é tão óbvio que terá sucesso. A ideia em si não é importante, ao contrário de sua execução. Vou te dar um exemplo.

Pense em dois restaurantes entre os muitos no Brasil hoje. Certamente você conhece alguém que está indo muito bem apesar da crise, enquanto outro está passando por um momento muito ruim. No entanto, ambos são restaurantes. Duas empresas com a mesma ideia de negócio. Não parece que a ideia de negócio tenha muito a ver com a forma como eles estão se saindo.

Não ficou convencido? Agora pense em dois franqueados da mesma marca. Se você pensou que dois restaurantes poderiam aplicar duas ideias de negócios diferentes, você terá que reconhecer que uma franquia funciona exatamente com a mesma abordagem de negócios. E, mais uma vez, há franqueados que se destacam por seus sucessos e outros que não são lucrativos. É difícil atribuir isso à ideia de negócio, não acha?

O que é uma boa ideia de um negócio?

Embora agora você saiba que uma ideia não vale nada por si só, isso não significa que não existam ideias boas e más.

Eu definiria uma boa ideia como aquela que fornece valor agregado pelo qual o cliente potencial está disposto a pagar. Agregar valor é um requisito essencial (ninguém paga por produtos e serviços que não atendem a uma necessidade), mas não é suficiente. Convencer o consumidor a tirar a carteira e comprar o seu produto é muito difícil porque você tem que competir com todas as outras despesas que essa pessoa tem.

Você não precisa inventar a roda. Sua ideia de negócio não precisa ser tão original a ponto de ninguém ter pensado nela antes. Você só precisa atender a uma necessidade que agora não tem resposta no mercado. Existem muitas maneiras de fazer isso. Por exemplo, uma ideia para começar um negócio pode ser:

  • Disponibilizar um produto ou serviço já conhecido por um grupo de consumidores que até ao momento não tinha acesso (por questões de preço, geografia, problemas técnicos, etc.).
  • Fornece uma pequena vantagem adicional a um produto ou serviço que já está no mercado.
  • Simplifique um processo.
  • Criar um novo mercado, etc.

 Como escolher a ideia de um negócio?

a ideia de um negócio

Na minha opinião, existem três critérios fundamentais para escolher uma ideia de negócio.

A IDEIA DE UM NEGÓCIO DEVE SER AjustadA ao que você sabe fazer

Você se lembra de que o que conta é a execução? Normalmente, as pessoas são mais eficazes quando lidamos com tópicos que já conhecemos. Você é livre para lançar um negócio em uma área da qual não tem ideia, mas saiba que em todos os setores há uma curva de aprendizado, por mais fáceis que pareçam de fora. Quando você abre um negócio, geralmente não tem espaço de manobra para adicionar problemas de aprendizagem aos demais obstáculos que terá.

Portanto, aconselho você a pegar uma folha de papel em branco (ou abrir um documento do Word) e avaliar suas habilidades. Escreva o que você sabe fazer, seu conhecimento teórico, suas redes de contato e tudo o que pode ser relevante em uma atividade empresarial. Quando o tiver, pode começar a tentar relacionar o seu perfil a possíveis ideias de negócio.

a ideia de um negócio deve ser Ajustada ao que você deseja fazer

Em todos os negócios, você precisa trabalhar muito para atingir seus objetivos. Satisfazer seus clientes é complicado e requer muita dedicação. Muito trabalho geralmente fica mais fácil se você gosta do que está fazendo. Portanto, é muito melhor se a sua ideia de negócio for desenvolvida em torno de algo que você seja apaixonado, ou pelo menos de que goste muito.

Quando tiver determinado na etapa anterior os possíveis negócios aos quais você poderia se dedicar, poderá eliminar aqueles de que não gosta. Se você acabar riscando tudo e só tiver ideias em áreas nas quais não tem experiência, ainda terá a opção de aprender mais sobre essas áreas. Treine-se, ou até mesmo comece a trabalhar em uma empresa do setor que lhe interessa.

a ideia de um negÓcio precisa ter potencial de lucratividade

Falaremos sobre viabilidade econômica mais adiante neste guia, mas é um aspecto que você deve levar em consideração desde o primeiro momento em que valoriza uma ideia de negócio. Você pode ter encontrado uma necessidade não atendida. As pessoas podem estar dispostas a pagar por isso, mas se o mercado for muito pequeno, sua ideia pode não ter potencial lucrativo e, portanto, não vale a pena estudar muito mais.

Também pode acontecer o contrário, que tenha encontrado uma boa ideia, com um mercado potencial muito interessante, mas que as barreiras à entrada (económicas ou técnicas) são simplesmente demasiado elevadas para que considere seriamente a opção de implementar a ideia de negócio.

A viabilidade econômica é relativa quando se tem uma ideia de um negócio

Infelizmente, muitos empreendedores em potencial se concentram apenas no último aspecto (lucratividade). Por esse motivo, perguntamos a mim e a muitos outros profissionais, por exemplo, “qual é a boa ideia de negócio no momento?” como se a ideia fosse um elemento totalmente independente dos dois primeiros aspectos que mencionei. Perguntar “que negócio você me aconselha”? É o mesmo que perguntar com “quem devo casar?” O empreendedorismo é uma decisão pessoal e ninguém melhor do que você para escolher a ideia que mais lhe convém.

 

Essa é a coisa mais importante que você precisa saber sobre a ideia de começar um negócio. Este guia está apenas começando. Fique comigo, pois no próximo capítulo falarei sobre como escolher seus parceiros.