Você deseja saber quais as estratégias para aumentar lucros do seu ateliê de costura, mas não sabe muito sobre marketing e quais estratégias podem ser utilizadas? Confira aqui neste artigo o que é preciso saber para impulsionar vendas e atrair mais clientes para o seu negócio!
Muitas pessoas acreditam que é quase impossível começar um negócio de costura sem muito dinheiro e sem uma equipe contratada para fazer a parte de marketing.
No entanto, se você não estiver abrindo uma grande empresa internacional e costurar no seu próprio ateliê é sua prioridade, adotar estratégias de marketing não é tão assustador assim. Claro, você precisa investir algum tempo nisso, mas não precisa investir muito dinheiro para conseguir o que precisa. O mais importante é o equilíbrio entre os dois, ou seja, saber administrar o tempo de dedicação às estratégias e o orçamento disponível.
Com o conhecimento e a abordagem certa, você chegará onde quiser, inclusive, o seu negócio pode conquistar uma posição de destaque no mercado ao posicionar seu site nos mecanismos de busca para o termo “Ateliê de Costura Vila Nova Conceição” ou “Ateliê de Costura Itaim Bibi”.
Seguindo as próximas etapas, você pode se tornar um mestre em marketing e ganhar dinheiro em seu ateliê, mesmo sem estar ciente!
Estratégias de Marketing para aumentar os lucros de ateliê de costura
O que é crucial em marketing? Planejamento! Elaborar um plano estratégico o ajudará a gastar mais tempo se atentando aos processos de produção e costuras, evitando a má administração e produção do seu negócio.
Confiram a seguir quais as principais estratégias de Marketing para aumentar os lucros de ateliê de costura:
Planejamento
Antes de usar as estratégias de marketing digital, será essencial definir quais as prioridades do seu negócio:
Clientes
Essa sempre deve ser a primeira categoria de marketing. Por quê? Porque é seu negócio que produz para os clientes e são eles que solicitam os serviços de reparo, customização, costura e outros.
O mais importante ao começar seu negócio de costura é quem serão seus clientes. Para quem você está costurando? Se você decidir costurar vestidos, é óbvio que a maioria das mulheres os comprará.
Um homem aqui e ali pode solicitar reparos e ajustes, talvez, mas os clientes-alvo são mulheres – meninas, adolescentes ou mulheres adultas. E você direcionará seu marketing para elas. Agora, a estratégia pode variar dependendo do tipo de vestido que você vai costurar, talvez apenas vestidos de festa e casamento, por exemplo. Lembre-se de que você está costurando para pessoas e isso deve ser sua prioridade!
Produtos
Esta é a próxima parte importante de sua estratégia de marketing de costura. Quando você toma uma decisão sobre o que vai costurar, você (de certa forma) determina o seu público. Então, provavelmente está se perguntando sobre o produto e serviço que deverá oferecer.
Você precisará desenvolver uma descrição completa e detalhada de seus produtos. Por quê? Porque você precisa postar sobre eles (se planeja vender) e falar sobre eles com seus possíveis clientes.
Clientes diferentes desejam coisas diferentes e você precisa estar preparado para todos os tipos de perguntas sobre seus produtos. Uma garota vai querer um vestido de noite cintilante sem se importar com o valor, mas sempre haverá outra que só se interessará pelo preço.
Local de venda
Como o nome já diz, este não é um lugar onde você colocará anúncios comerciais sobre seus produtos. Este é o lugar onde você vai vender seus produtos.
Existem muitas maneiras de vender seus produtos de costura. O que você precisa fazer é fazer uma lista de todas as possibilidades. Por exemplo, você pode vendê-lo em uma loja local ou ter seu próprio ateliê de costura. Mas por que parar aí quando há uma dúzia de maneiras de mostrar suas obras-primas de costura para um público mais amplo e vender online.
Pense em todas as maneiras de atrair mais clientes e como eles podem acessar seus produtos. É importante que os futuros clientes possam entrar em contato com você facilmente para obter todas as informações de que precisam.
Mas se você estiver costurando para compradores locais, cartões de visita ou folhetos farão o trabalho. Lembre-se de que eles também precisam ter pelo menos um número de telefone, para que as pessoas possam entrar em contato com você!
Presença on-line
A venda pela Internet é uma das melhores possibilidades que você pode usar!
Os sites são algo muito necessário hoje em dia. Você pode criar um site para apresentar-se (o que é ótimo porque você deixará um toque pessoal nos seus clientes-alvo), ter um portfólio e captar clientes online. A seguir, você pode apresentar suas habilidades, conhecimentos e trabalho, tanto no site como nas redes sociais.
Essa é uma ótima maneira de se conectar com as pessoas, especialmente se você mostrar que deseja bater um papo com elas (reagindo aos comentários de forma eficiente). É possível que você precise de ajuda (de um profissional) porque fazer e organizar um site exige tempo e conhecimento.
Mas, mesmo que existem pessoas que podem fazer um site para você. Cabe a você adicionar fotos, anúncios e textos sobre você e seu trabalho, ou, contratar um criador de conteúdo.
Outra estratégia de marketing, definitivamente muito popular hoje, é vender pelo Facebook. Formar um grupo no Facebook para fãs de costura é uma ótima ideia. Você pode usar isso para apresentar o que está fazendo e discutir com outras pessoas.
Esta não é apenas uma ótima maneira de vender seus produtos de costura, mas também uma ótima maneira de ver o que as pessoas querem e precisam. Quem sabe quantas novas ideias você pode tirar disso! Você pode falar sobre máquinas de costura, diferentes materiais e modelos populares de guarda-roupa e assim por diante. E acima de tudo, é grátis!
Os anúncios do Facebook também são ótimos. Eles têm como alvo um determinado grupo de pessoas com os mesmos interesses, pois os algoritmos conseguem filtrar e ser divulgados diretamente para o público-alvo de acordo com as informações selecionadas por você.
O Instagram não é só postar fotos e vídeos aleatoriamente. Você pode usá-lo como uma ótima maneira de comercializar e vender seus produtos de costura. Faça seu portfólio e comece a se conectar com as pessoas.
O Instagram tem tudo a ver com “#” (hashtags). Crie sua própria hashtag que é única. Apresente fotos com preços e (além da primeira hashtag para a qual você sempre voltará) hashtags interessantes que podem atrair as pessoas.
Youtube
Provavelmente, a melhor maneira de comercializar e vender suas coisas de costura é um canal no YouTube. Se você ama a câmera e fazer vídeos, por que não começar a ganhar dinheiro com isso? Faça vídeos sobre tudo o que você faz.
Você também pode fazer vídeos com comentários de moda, algo relacionado à moda de celebridades. Você pode falar sobre absolutamente tudo relacionado a costura e moda.
Workshops
Você pode organizar oficinas de costura localmente ou online. Se você tem medo dos workshops online, comece pelos locais. Organize-os em sua casa ou em uma escola local, em qualquer lugar apropriado. Assim você vai se aproximar das pessoas, ensiná-las a costurar e tentar conquistá-las como seus futuros clientes.
Se desejar, você pode realizar workshops online. Mas, para isso, faça primeiro o seu site. Assim, as pessoas conhecerão você e seu trabalho primeiro e ficarão mais dispostas a participar do workshop e aprender com você. Eventualmente, eles decidirão comprar seus produtos.