Empreender sem dinheiro, o que fazer

Desde que escrevi este blog, tenho recebido muitas perguntas de leitores sobre vários aspectos da criação de negócios. Mas, sem dúvida, uma das dúvidas mais comuns é sobre sobre empreender sem dinheiro. Existem alternativas e vou falar sobre cada uma delas. Se você também é um daqueles que pensam “ Quero abrir um negócio mas não tenho dinheiro ”, continue lendo. Desde ideias que não requerem investimento até fontes de financiamento, conto todas as opções.

Ao empreender sem dinheiro, abra um negócio que não precise de investimento

Quem disse que você precisa de capital para abrir um negócio? Se você não precisa de dinheiro para lançar sua empresa, não terá mais problemas. E acredite em mim, existem muitos negócios em potencial que você pode empreender sem dinheiro.

Neste blog, há vários artigos com oportunidades de negócios sem dinheiro ou com pouco capital.

Eu sei, é uma solução que só vale se você ainda não sabe o que fazer, mas ainda assim vale a pena. Se, ao contrário, você já tem muita clareza sobre o que vai fazer, calculou o investimento necessário e não tem fundos suficientes, continue lendo o artigo, porque tenho mais conselhos para você.

empreender sem dinheiro
empreender sem dinheiro

Opte por uma versão simplificada do seu negócio ao empreender sem dinheiro

Muitos empreendedores primeiro levantam o negócio com as condições que consideram necessárias e, a partir daí, calculam o dinheiro de que precisarão para fazê-lo funcionar.

Em teoria, isso não é uma má ideia, mas, na realidade, tem uma grande desvantagem. Não leva em consideração as limitações financeiras.

Claro, se você tivesse recursos ilimitados, poderia montar seu negócio com todas as condições que considerar ideais. Você abriria seu negócio na rua mais movimentada da cidade, com a maior superfície possível. Você usaria os melhores materiais para o trabalho de remodelação. Você contrataria uma grande equipe. Você gastaria um grande orçamento em publicidade. Você vê aonde eu quero ir.

E claro, eu sei que você acha que calculou hipóteses razoáveis, que otimizou investimentos e despesas. Mas, se você ainda não tem dinheiro, por que não simplifica ainda mais sua abordagem?

Talvez você possa começar em um lugar menor. Localize-se em um bairro com demanda, mas mais barato. Encontrando soluções de comunicação gratuitas …

Você pode nem abrir uma loja. Há empresas que testaram seu conceito com lojas temporárias ou mesmo com vendas diretas por meio de reuniões na casa de amigos e conhecidos.

Já dei o exemplo do comércio, mas vale para qualquer negócio. Ao empreender sem dinheiro, Simplifique! Concentre-se no que é mais importante. Procure alternativas mais baratas para testar seu conceito. Quando você fizer suas primeiras vendas, poderá usar o dinheiro para investir. E é muito mais fácil convencer investidores e bancos se você já tem tração (ou seja, sua empresa já está alcançando resultados).

35294 1

Continue trabalhando para economizar para empreender sem dinheiro

Se você deseja abrir um negócio, mas não tem dinheiro, talvez deva esperar um pouco mais e continuar com seu emprego atual .

E não, não é uma desculpa para adiar seu projeto indefinidamente. Ao contrário.

Se você já sabe que empresa vai abrir e quanto dinheiro precisa para lançá-la, já tem um objetivo muito claro. Você pode calcular sua capacidade de economia mensal e estimar quanto tempo você precisará para obter o capital mínimo para poder começar.

Com todas as informações, você poderá ir trabalhar com muito mais motivação, sabendo que está dando os primeiros passos para concluir seu projeto.

Mesmo que você vá empreender em um setor que ainda não conhece a fundo, pode procurar um emprego relacionado à atividade. Dessa forma, você também atenderá ao objetivo de treinamento para o seu projeto, além de economia para o investimento.

trabalhando e economizando 1 1

Obtenha financiamento para seu projeto

Nesse ponto, você pode estar pensando: “ tudo que você me falou sobre simplificar o projeto ou trabalhar para economizar é muito bom, mas no meu caso não vale, eu preciso de dinheiro ”.

E, claro, se todos os negócios pudessem ser abertos sem dinheiro ou com as economias do trabalho, então já seria conhecido. Os bancos e investidores estariam sem trabalho há muito tempo.

Claro, às vezes é necessário obter financiamento. Conforme expliquei em um artigo bastante antigo neste blog, você tem muitas maneiras de conseguir o dinheiro que procura:

  • Seu círculo próximo, como família e amigos
  • Créditos garantidos por entidades públicas
  • Empréstimos bancários clássicos
  • Investidores tradicionais
  • Investidores anjos

Use um modelo de negócios que gere dinheiro em vez de consumi-lo

A maneira tradicional de fazer negócios é investir, produzir, vender e, finalmente, receber o pagamento. Tudo isso faz com que você precise de capital inicial e muitas vezes de financiamento, pois há um tempo importante entre o momento em que se gasta o dinheiro e a cobrança de suas vendas.

Mas, o que acontece se você sair dos modelos tradicionais e montar um negócio que gere caixa desde o primeiro momento?

O melhor exemplo recente desse tipo de modelo são os sistemas de assinatura .

Nesses formatos, seus clientes pagam a você um valor recorrente (mensal, trimestral ou anual). Você cobra antecipadamente e pode até haver uma desconexão significativa entre sua receita e as despesas geradas pelo negócio.

Digamos que você venda lâminas de barbear descartáveis. Se você oferecer um desconto para o pagamento de uma assinatura anual em vez da mensal, terá cobrado o valor de 12 packs e terá enviado apenas o primeiro.

Ou pense em ginásios. É claro que tiveram que investir muito dinheiro nas instalações e nas máquinas. Mais tarde, porém, muitos fazem ofertas de pagamentos anuais ou semestrais, o que lhes permite gerar muito dinheiro e, portanto, dependem muito menos de financiamento externo.

Tenha isso em mente para o seu projeto, pode te ajudar muito ao tentar empreender sem dinheiro.

rentabilidade 1 1

Ao empreender sem dinheiro, comece de casa

Se você vai me dizer que, na verdade, começar de casa se enquadra na categoria de negócios que não exigem investimento, não vou negar. Mas ele achou que era uma opção que merecia seu parágrafo.

Talvez eu não seja objetivo. Trabalho em casa há vários anos e, embora tenha suas vantagens e desvantagens, geralmente parece uma opção de vida muito interessante.

E, claro, normalmente, qualquer negócio que você possa desenvolver em casa exigirá pouco capital. Portanto, quando você pensa “Quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro”, avalie a possibilidade de começar um negócio em casa. É também uma das melhores opções para conciliar a vida familiar e profissional .

7. Use um coworking

Se você quer diminuir suas despesas e trabalhar em casa não é uma opção viável, você pode considerar a possibilidade de dividir um espaço de trabalho com mais profissionais. Nos últimos anos, muitos players surgiram no mercado de coworking.

A vantagem desses espaços é que eles permitem muita flexibilidade. Você pode escolher ir um ou mais dias por mês, apenas pela manhã, à tarde ou o dia todo. E é muito mais barato do que se você começar a procurar um escritório sozinho.

Você também conhece pessoas e se beneficia das vantagens de pertencer a um ecossistema empreendedor.

Escolha vender seus serviços

Quando você é o produto, o investimento inicial é reduzido drasticamente. Você pode precisar de algumas ferramentas para funcionar, mas não precisará de muito dinheiro.

Sério, pense nisso. Analise o que você faz melhor do que os outros e veja se há alguma maneira de transformar isso em um serviço que você possa vender.

E já que estamos, trabalhe em casa e proponha um sistema de assinatura para seus serviços. Dessa forma, você pode ter um negócio lucrativo mesmo se não tiver dinheiro para iniciá-lo. Tudo conta.

9. Comece no mundo digital

mundo digital 1 1

O autor deste texto vive há dez anos exclusivamente em negócios digitais. Já fui um empreendedor sem dinheiro. O investimento que fiz quando comecei um negócio foi muito baixo. E já digo a vocês que gastei dinheiro em algumas coisas que não me serviram de jeito nenhum, como uma campanha de e-mail físico para clientes de negócios em potencial para os quais enviei um belo folheto com meu portfólio de serviços.

Então, tudo o que fiz foi digital. Eu entendi o que era posicionamento na web e comecei a receber perguntas e pedidos de empresários.

Claro, não foi imediato. Começar um negócio online não requer muito dinheiro, mas leva tempo .

Insisto nesse ponto, porque se você quiser empreender com o menor custo, não terá resultados imediatos. Se você quiser tê-los, terá que pagar por algumas soluções, como o Google Adwords. Mas é preciso reconhecer que, de qualquer maneira, não é muito caro.

Os negócios digitais são muito competitivos, sim. Mas eles representam pouco investimento, permitem que você trabalhe em qualquer lugar e podem ser bastante lucrativos.

Você quer alguns exemplos?

  • Você pode simplesmente tirar proveito de um sistema de referência como o que a Amazon tem, para recomendar produtos online e receber uma comissão cada vez que alguém compra, seguindo um link seu.
  • Você também pode configurar uma loja online. Encontre um nicho de mercado com produtos com uma boa margem e concorrência que não exceda o limite. Você terá boas opções para se destacar e vender, se fizer isso da maneira certa.
  • E não esqueçamos a opção de criar o seu próprio blog para rentabilizar, seja vendendo os seus próprios serviços, seja aproveitando algumas das muitas formas de ganhar dinheiro com um blog.

O que você acha dessas dicas sobre empreende sem dinheiro? Se você achou o artigo bom, compartilhe-o da próxima vez que ouvir alguém dizer: “Quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro.” 😉