Como melhorar a concentração durante o trabalho em casa

Após a quarentena imposta pelo Covid-19, muitas empresas optaram pelo trabalho remoto. Muitas pessoas começaram a trabalhar em casa ou o tempo semanal de trabalho a distancia aumentou. Embora isso tenha muitos benefícios, alguns problemas e dificuldades também começaram a surgir, especialmente com a concentração. Aqui, explicamos por que e como melhorar a concentração durante o concentração durante trabalho em casa.

Dificuldades de concentração durante o trabalho em casa

Trabalhar em casa é uma bênção para muitos e um pesadelo para outros. As dificuldades podem ser muitas, pois é difícil manter a concentração durante o trabalho em casa, e também pode haver outros motivos, como:

  • problemas familiares;
  • dificuldades com tecnologias;
  • problemas de conexão de internet;
  • sistemas de conexão remota que falham;
  • ausência de documentos físicos e dificuldade nos procedimentos;
  • falta de contato social;
  • falta de desconexão de problemas domésticos;
  • problemas de concentração;
  • distrações.

Por que é difícil manter a concentração durante o trabalho em casa a distancia?

O lar geralmente é um local de desconexão e geralmente não está associado ao trabalho.

Quando estamos em um lugar sempre fazemos as mesmas coisas, esse lugar é associado em nossa mente a essas atividades. Se relaxarmos em casa, vamos nos dedicar ao lazer e ao desligamento, quando quisermos trabalhar será mais difícil, pois nossa mente já está em “modo de relaxamento”. E principalmente se a parte da casa que escolhemos trabalhar não tem apenas essa função, por exemplo o quarto ou a cozinha.

melhorar a concentração durante o trabalho

concentração durante o trabalho em casa – A rotina antes do trabalho

Quando nos preparamos para ir ao escritório realizamos uma série de rituais que nos preparam mentalmente para estarmos ativos, alertas e em “modo de trabalho”. Por exemplo, tomar banho, se vestir, tomar um café …

Quando nós trabalhamos em casa, essa rotina não é tão necessária porque podemos trabalhar sem nos vestir ou tomar banho, já que não precisamos ter uma boa aparência ou causar uma boa impressão, não atendendo pessoalmente. Também podemos tomar café da manhã enquanto trabalhamos.

Como nos espaços, as roupas e a aparência física estão associadas a certas coisas. Pijamas estão associados a relaxamento e ida ao sono, e roupas de rua com estar acordado. Nossa aparência física também nos coloca em um certo estado de espírito, pois não vestir ou cuidar da aparência pode influenciar nossa autoestima, pode nos fazer sentir sem importância, improdutivos e, portanto, pouco motivados.

concentração durante o trabalho em casa  – Distrações do meio ambiente

Em casa você não tem o mesmo ambiente de trabalho, onde todos estão trabalhando e concentrados (geralmente). Em casa podemos ter filhos, animais de estimação ou outros familiares que requeiram atenção, ou que exijam a nossa atenção. Isso pode ocorrer em maior medida se a área destinada ao trabalho for uma passagem, ocupada ou tiver outras funções além do trabalho.

trabalhando em casa com os filhos atrapalhando 1 1
Dificuldades do dia-a-dia de manter a concentração durante o trabalho em casa

Falta de supervisão durante o trabalho em home office

Existem pessoas cuja falta de supervisão ou superiores diminui muito sua motivação e produtividade. Embora o contato com os chefes seja feito por meio de ligações, reuniões virtuais e e-mails para algumas pessoas, isso não é suficiente. E a falta de presença que motiva o trabalho torna muito mais difícil para eles realizá-lo, seja porque o relacionamento é bom ou motivador, seja pelo medo de um despertador.

A falta de contato social que o ambiente de trabalho pode proporcionar também pode influenciar esse estado de espírito, diminuindo a motivação.

5 dicas para melhorar a concentração durante o trabalho em casa

O que podemos fazer para melhorar a concentração durante o trabalho em casa?

espaço físico utilizado e concentração durante o trabaLho em casa

É importante dedicar um espaço específico para trabalhar em casa e tentar mantê-lo igual. Idealmente, você pode criar um pequeno escritório, talvez com uma mesa dobrável em uma área da casa que não seja muito usada ou que não seja destinada ao relaxamento.

Mantenha a ordem no seu escritório em casa, pois uma área organizada e limpa o ajudará a se organizar melhor, lhe dará uma sensação de paz e controle e ajudará na sua motivação. Com certeza você terá menos preguiça de chegar ao trabalho se sua mesa estiver arrumada, tiver luz natural, for bonita e tiver plantas, por exemplo.

Se tiver que ser em uma sala, é importante definir claramente o espaço para descansar e trabalhar. Não trabalhe na cama ou no sofá!

espaço físico para o trabalho (1)

O aspecto físico durante o trabalho em casa

Tire esse pijama. Eu sei que uma das vantagens de trabalhar em casa é poder ficar confortável, mas ficar de pijama não vai te ajudar a se concentrar. Você também não precisa desistir do conforto. Escolha roupas confortáveis ​​com as quais você possa fazer compras em silêncio. Você não precisa usar terno, salto alto ou aplicar perfume para trabalhar em casa (a menos que isso o ajude a se sentir bem, produtivo e motivado).

Mantenha uma higiene corporal e capilar aceitável, ou correrá o risco de se ver como alguém sem valor.

A rotina durante o trabalho em casa

Siga uma rotina. Às vezes, trabalhar em casa modifica ou destrói nossa rotina existente. Isso pode gerar em nós uma sensação de caos e falta de controle. É importante mantermos nossos rituais, se eles nos ajudarem a gerar esse “modo de trabalho”.

A possibilidade de trabalhar em casa permite dormir um pouco mais porque evita o tempo de viagem. Mas procure acordar sempre de uma só vez , tomar café da manhã ou café, tomar banho na mesma hora, parar de trabalhar na mesma hora e ir para a cama na mesma hora. Evite subtrair horas de sono, com a desculpa de que acorda mais tarde. O sono ainda é essencial.

trabalho em casa tomando cafe (1)

As pausas durante o trabalho em casa

Assim como você precisa de pausas no escritório, você precisa deles trabalhando em casa. E esses intervalos podem ser mais motivadores, já que você pode fazer coisas que não conseguiria no trabalho, como colocar um capítulo de uma série curta, um vídeo do youtube, ler, praticar música, se exercitar, preparar um lanche, brincar seu animal de estimação…

Mas tente fazer essas pausas planejadas, em horários específicos, por exemplo, a cada hora e meia de 15 minutos. Ou meia hora a cada 2 horas. Quanto mais frequentes as pausas, mais curtas devem ser, para não atrapalhar o ritmo de trabalho.

Evite pausas aleatórias, pois podem promover distração.

Alguns aplicativos ou alarmes móveis ou de desktop podem ajudá-lo a fazer pausas.

Distrações durante o trabalho em casa

Às vezes, não podemos evitar todas as distrações, mas temos que tentar minimizá-las o máximo possível.

Escolha uma zona sossegada para trabalhar, se possível separada das restantes, que não seja uma zona de passagem ou muito movimentada. Se houver outras pessoas morando na casa e elas tenderem a distraí-lo, você pode colocar uma placa na porta ou na sua mesa onde poderá colocar: Disponível / não disponível. Dessa forma, eles saberão quando poderão falar com você e, assim, não incomodá-lo.

Use fones de ouvido se isso ajudar a retirá-los, ou os protetores de ouvido podem ser de grande ajuda.