Qual a Diferença entre Tênis e Beach Tennis?

Nesse artigo vamos explicar qual a diferença entre tênis e Beach Tennis. Afinal de contas, o segundo esporte derivou diretamente do primeiro, misturando outras modalidades como vôlei e frescobol. Mesmo assim, mantém várias características de sua modalidade originária.

Assim sendo, veja a seguir um panorama geral sobre esses dois esportes, feito em parceria com o site Mestre Raquete. Confira suas principais diferenças e semelhanças, além de ver informações importantes sobre como praticar cada um deles. Saiba que, embora sejam duas modalidades distintas, elas compartilham muito entre si.

Qual a diferença entre tênis e Beach Tennis?

De forma geral, não existe apenas uma diferença entre os dois esportes, mas sim várias. Elas incluem regras, equipamentos, tipo de quadra em que suas partidas ocorrem e em detalhes de pontuação. Por isso, veja a seguir cada um desses aspectos detalhadamente.

Características gerais entre os dois esportes

Tanto o tênis quanto o Beach Tennis seguem a mesma regra geral. Você precisa rebater a bola para a quadra adversária com sua raquete sem errar para garantir o ponto. No entanto, aqui estão algumas diferenças importantes entre as duas modalidades:

  • No tênis, a bola pode quicar uma vez em cada quadra antes de você mandar para o lado adversário. Já no Beach Tennis, se a bola cair na quadra adversária o ponto é seu;
  • O saque dá início a um ponto nos dois esportes. No entanto, enquanto no tênis ele é geralmente por cima no Beach Tennis ele pode ser feito por baixo. Aliás, em duplas mistas essa é a forma correta de sacar;
  • No tênis, além de voleios usam-se golpes de forehand e backhand, além da aplicação de efeitos na bola. No Beach Tennis, como ela não pode quicar, os voleios, smashs e drop shots (bolas curtas) são predominantes.

Diferenças de quadras e equipamentos

Em termos estruturais, essa é uma grande diferença entre tênis e Beach Tennis. Assim sendo, veja como ela funciona em cada uma das modalidades:

  • Jogos de tênis são geralmente realizados em quadras rápidas (de cimento) saibro (pó de tijolo) e grama. Já as partidas de Beach Tennis ocorrem exclusivamente na areia;
  • No tênis, a rede costuma ficar na linha da cintura dos jogadores, dividindo os dois lados da quadra. Já no Beach Tennis ela fica mais alta, a cerca de 1,70 metros do chão;
  • Os limites da quadra de tênis são feitos por tiras de um material específico para saibro e grama, e pintadas no cimento. No Beach Tennis, são móveis e facilmente encaixáveis;
  • As raquetes de tênis possuem cordas em seu centro para contato com a bola, que quica bastante devido à pressão. Já as de Beach Tennis são estruturas inteiras, e suas bolas são de airsoft, material que a faz viajar mais lentamente.

Regras de pontuação esportes

Por fim, há algumas diferenças importantes nesse sentido. Assim, as partidas de tênis de Beach Tennis mudam bastante na medida em que:

  • Em um jogo de tênis, cada sacador tem direito a dois saques por ponto. Assim, se errar o primeiro pode jogar com o segundo. Já no Beach Tennis há apenas um saque a cada ponto. Se errar, o ponto é do adversário;
  • Nos dois esportes a pontuação de um game é dividida em 15, 30, 40 e game point. Mas em caso de empate no game (40 iguais) no Beach Tennis, ao contrário do tênis não se joga com vantagem. Ou seja, quem faz o próximo ponto leva o game;
  • Em ambos os esportes uma partida é dividida em sets, onde ganha o jogador que abrir dois games de vantagem. Mas em caso de tie-break (empate de 6 games para cada lado), o Beach Tennis é diferente. Ganha quem abrir 10 pontos primeiro com 2 de vantagem.

Há semelhanças entre os dois esportes?

Agora que você já sabe qual a diferença entre tênis e Beach Tennis, é hora de ver as semelhanças entre as duas modalidades. Afinal de contas, como uma deriva da outra elas compartilham várias características. Veja abaixo as principais:

  • Em ambos os esportes o toque na bola por voleios é fundamental;
  • A parte tática é bem similar nos dois, tanto em jogos de simples quanto de duplas;
  • Além disso, em ambos é preciso usar saques e variações para tirar proveito do ponto;
  • Por fim, a movimentação e mecânicas e golpes são bastante parecidas.

E então, o que achou dessas semelhanças e diferenças entre os dois esportes? Com certeza os dois são bastante divertidos e convidativos para jogar. Agora é só ver qual é o seu favorito e começar a treinar o quanto antes.