Como escolher o tênis de corrida certo, de acordo com um corredor especialista

Gediminas Grinius, campeão do ultra trail, explica os aspetos a ter em conta na hora de escolher um par de tênis de trail.

A corrida em trilha cresceu exponencialmente na última década. Então, para desafiar os terrenos mais difíceis, a peça mais importante é um tênis de trilha, especialmente quando se dirige para uma montanha, onde ajuste, fixação e aderência são cruciais para segurança e desempenho.

A estabilidade de um tênis de corrida em trilha é alcançada por meio de amortecimento firme e uma construção bastante rígida. Assim, o tênis será capaz de perdoar pequenos erros de pegada e te deixar mais confiante. Mas, que tênis você deve escolher ao iniciar nesta disciplina? Em uma entrevista sobre isso com Gediminas Grinius, lituano, atleta top por vocação, o mesmo citou:

“Meu primeiro contato com a corrida foi em 2007: depois de servir no exército polonês no Iraque, desenvolvi transtorno de estresse pós-traumático e comecei a correr para tratar esse problema”, conta o campeão lituano. Em 2009, a Federação da Lituânia ofereceu-lhe a oportunidade de participar no Campeonato Mundial de Hill Climb em Serre Chevalier. “Na altura não fazia ideia do que esperar: a corrida começou por volta das 3h, estava escuro e não tinha farol, nem sabia do que ia precisar, só corri atrás dos outros.”

Depois de sua estreia difícil, Gediminas percorreu um longo caminho, provando seu valor uma e outra vez, graças a uma série de pódios de 2016 até o presente que o colocaram entre os mais fortes do mundo na categoria ultra trail, corridas até 120km. Entre eles, foi campeão do Ultra Trail World Tour (UTWT) em 2016, líder da classificação geral do UTWT em 2017 e vice-campeão do Ultra-Trail du Mont-Blanc, UTMB, o mais difícil de todos, com 170 quilômetros e 10.000 metros de ganho de elevação positiva (que os corredores mais rápidos atingem em menos de 20 horas).

Como escolher o tênis de corrida

A coisa do tênis é um território muito familiar para Gediminas. O corredor calcula que usa 8 pares por ano, percorrendo cerca de 2.000 quilômetros por par.

A evolução dos tênis de trilha tem sido exponencial em termos de leveza e amortecimento. Qualquer um que seja corredor de trilha poderá perceber as diferenças em termos de composição e uma sola realmente de alto desempenho. A partir daí, comecei a correr melhor, a ter mais confiança nas trilhas graças aos calçados cada vez mais leves e com amortecimento. E depois a introdução da sola de carbono, que não sou muito fã, mas que trouxe muitos benefícios, até mesmo nas corridas de rua.

Escolher um tênis de qualidade é fundamental para ter a confiança certa na trilha. Quanto mais você aprecia seus tênis corrida em trilha, mais você gostará de correr. Um dos conselhos que dou a um principiante que se aproxima do trail running é que experimente vários modelos e escolha o calçado mais confortável. Nosso cérebro deve se sentir realizado ao escolher um par que nos sirva como luvas, que nos faça sentir bem mesmo depois de percorrer longas distâncias.

Correr mesmo sem tênis

Fora das corridas, alguns corredores também gostam de correr sem tênis, descalço. É uma forma antiga de correr e é uma sensação linda que pode fazer você absorver energia da natureza. Quando isso não é possível, muitos utilizam o Vibram Five Fingers, que é muito utilizado para corridas curtas de 5 a 10 km, ideal para ter a sensação de pé livre, sem se preocupar com o que está pisando. Também pode ser utilizado para reabilitação após lesão, sendo recomendado por fisioterapeutas.