Adesivos de sinalização: como tornar o ambiente da sua empresa mais seguro?

A segurança do trabalho é de extrema importância para a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores em todas as áreas de atuação. A adoção de medidas preventivas, tais como o uso de equipamentos de proteção individual, treinamentos, normas de segurança e adesivos de sinalização são essenciais para evitar os riscos de acidentes.

Além de garantir a saúde dos colaborados, a segurança do trabalho também contribui para a melhoria da produtividade e qualidade dos serviços prestados, assim como redução de custos com afastamentos e processos trabalhistas. Tudo isso fortalecendo a imagem da empresa.

Dessa forma, o uso de adesivos de sinalização são uma das estratégias de segurança do trabalho com melhor custo-benefício para se implementar na empresa e prevenir imprevistos e prejuízos financeiros.

O que é sinalização de segurança?

Existem diversos símbolos que oferecem segurança no ambiente de trabalho e, até mesmo, facilitam a rotina dos colaboradores, assim como usuários. Esses símbolos, sendo que muitos são exigidos por lei, existem com o objetivo de garantir a segurança, sinalizando os perigos que podem estar presentes no ambiente laboral.

Na maioria das vezes, esses símbolos estão impressos em formas de adesivos de sinalização, contendo cores e desenhos que transmitem as mensagens necessárias para os trabalhadores.

Além disso, esses adesivos informam uma recomendação ou obrigação relativa à segurança ou a saúde no trabalho. Também é importante lembrar que a sua utilização auxilia a prevenção de riscos, preservando a qualidade de vida e de trabalho de todos os envolvidos.

É fundamental ressaltar que, junto com a implementação de adesivos de sinalização, é importando adotar medidas e treinamentos de segurança para construir um ambiente empresarial seguro, eficiente e de acordo com a legislação.

Quais são os tipos de sinalização existentes (adesivos de sinalização)?

Há vários tipos de sinalizações (adesivos de sinalização) de acordo com a necessidade de cada situação, tais como:

  • Sinalização de identificação de riscos: servem para alertar os colaboradores aos possíveis riscos que determinado equipamento, ambiente ou produto pode causar;
  • Sinalização de Emergência: muito utilizado para emitir um alerta em situações de emergência. Por exemplo, os adesivos de sinalização de saídas de emergência, que garantem uma maior possibilidade de todos os integrantes da empresa preservarem suas vidas em casos de emergência ou pânico;
  • Sinalização de Alerta: essa sinalização é muito versátil e tem o objetivo de alertar um risco, o uso obrigatório de algum equipamento ou, até mesmo, para que os colaboradores se atentem a algum procedimento necessário;
  • Sinalização de Obrigação: muito utilizada para transmitir a mensagem de que algum equipamento, procedimento ou fiscalização é obrigatória em determinado setor;
  • Sinalização de Proibição: para indicar que algum ato é completamente proibido em determinado local da empresa;
  • Sinalização de Conscientização: essa sinalização é altamente utilizada para conscientizar, alertar e prevenir possíveis atos imprudentes ou negligentes. A sinalização de conscientização é muito vantajosa também para construir e estimular uma cultura empresarial pautada na segurança e no respeito.

Dessa forma, os adesivos de sinalização são fundamentais para promover um ambiente de trabalho muito mais seguro, prevenindo acidentes e resguardando a qualidade de vida dos colaboradores e visitantes.

Adesivos de sinalização: como colocar em prática?

Os adesivos de sinalização informam sobre a funcionalidade de equipamentos, avisam sobre os perigos existentes, conscientizam uma maior prudência no ambiente de trabalho e alertam sobre procedimentos obrigatórios ou proibidos.

Eles também auxiliam na localização de setores da empresa, atendendo às normas de segurança exigidas pelos órgãos governamentais. Além disso, os adesivos de sinalização podem ser utilizados em:

  • Pallets;
  • Caixas;
  • Fixados na parede ou em murais;
  • Embalagens;
  • Portas de entrada ou saída;
  • Equipamentos.

O importante é que os adesivos de sinalização sejam instalados em lugares visíveis e de fácil acesso para todos os colaboradores e visitantes.

E para colocar em prática essas sinalizações é preciso:

  • Realizar um planejamento: a partir do mapeamento de riscos, baseando-se na segurança e na preservação da saúde dos envolvidos;
  • Evitar a utilização de cores inapropriadas: os adesivos de sinalização possuem cores previamente padronizadas por normas técnicas, facilitando a compreensão para todos;
  • Utilizar termos corretos e coerentes: fazer o uso de palavras que transmitam a mensagem de forma clara e objetiva, sem margem para interpretações.

Assim, o uso dos adesivos de sinalização é altamente eficiente. Além de ser uma estratégia padronizada e regulamentada, também possui um excelente custo-benefício em sua implementação, reduzindo riscos de acidentes, processos judiciais e prejuízos financeiros.