Para os produtores rurais que desejam preservar a qualidade de sua safra é necessário saber como evitar as pragas em grãos armazenados.
Cerca de 15% da perda de grãos pode ocorrer devido a estocagem inadequada prejudicando o produtor. Diante desse cenário é preciso saber como cuidar corretamente para evitar pragas em grãos armazenados e principalmente, a perda de grãos diminuindo possíveis prejuízos.
A higienização do ambiente em que serão depositados os grãos colhidos é um dos primeiros e mais importantes passos, para garantir a qualidade da colheita durante o seu período de armazenamento e deve ser realizado enquanto o silo ainda está vazio.
Nesse artigo iremos apresentar as principais práticas que deverão ser realizadas para garantir que os grãos sejam entregues com elevada qualidade ao final de todo o seu processo.
Confira abaixo e saiba como evitar as pragas em grãos armazenados.
Saiba como evitar pragas em grãos armazenados
A higienização deverá ser realizada para retirar todo e qualquer resquício de alimento que esteja presente nas paredes internas do silo evitando que possa atrair diferentes seres vivos e, principalmente, as pragas.
Essa é uma das melhores formas para evitar que grãos mofados ou estragados permaneçam no local conseguindo inclusive, evitar a contaminação causada por microrganismos.
Os insetos também podem ser um grande causador da perda de grãos durante o armazenamento, portanto, é necessário tratar cada praga da forma correta para manter o nível de qualidade da safra.
Além da higienização e limpeza completa do local de armazenamento é preciso seguir com algumas outras práticas como, por exemplo, limpar os grãos retirando impurezas e outras matérias estranhas, manter o local fechado evitando até mesmo possíveis frestas para que roedores e aves não se aproximem.
Lembre-se de sempre realizar a secagem dos grãos, mantendo o controle da temperatura do local de armazenamento, evitando que a umidade esteja acima de 12 a 15%.
A pulverização e a fumigação são processos importantes e que deverão fazer parte da rotina do produtor rural, com o principal objetivo de prevenir ou expurgar os insetos de qualquer estágio e categoria.
Contratar periodicamente empresas que fazem o serviço de dedetizadora, com o manejo integrado e controle de pragas de grãos e sementes armazenadas é uma forma eficiente de garantir o ambiente e produtos intocados por insetos ou roedores.
Abaixo é possível conferir algumas das mais conhecidas pragas que devem ser mantidas longe das plantações e silos, evitando assim, pragas em grãos armazenados.
Confira abaixo as principais pragas que precisam ser evitadas
Existem grupos e classificações que diferenciam as pragas existentes para assim saber como deve ser o tratamento e eliminação de cada uma delas, para não danificar os grãos. Vamos agora conferir algumas delas e auxiliar no processo de preservação evitando que as pragas tomem conta.
Curiosidades: Quais são os 10 Maiores Navios Cargueiros do Mundo?
As pragas primárias internas são compostas por insetos que possuem mandíbulas desenvolvidas e assim, conseguem romper as películas protetoras dos grãos, se alimentando de seu interior.
Por sua vez as pragas primárias externas são capazes de se alimentar do exterior dos grãos, apresentando grandes danos também a parte interna, possibilitando a entrada de outras pragas especialmente nos cereais.
Existem ainda as pragas secundárias capazes de romper a película dos grãos, conseguindo causar danos como as pragas primárias e podem ser conhecidos como, besouros dos grãos ou traça.
Para evitar a proliferação dessas e outras pragas, é necessário seguir à risca os principais cuidados que apresentamos nesse artigo para que assim, seja possível controlar a situação de pragas em grãos armazenados.