Importância de um Técnico em Mineração

Antes propriamente dito de dizermos a importância de um técnico em mineração, vamos entender um pouco como funciona a mineração no Brasil. A extração de pedras e minérios em nosso país começou desde a época colonial, e até dos dias de hoje ocupa um espaço considerável em nossa economia.

Desse modo, podemos dizer que boa parte da nossa economia se deve ao setor de mineração. Os minérios mais exportados aqui no Brasil são o ferro, carvão metalúrgico, nióbio e potássio. Com tantos minérios vale lembrar que o Brasil chama atenção de investidores internacionais, por isso cada dia mais o setor de minério precisa de profissionais qualificados.

O que Saber sobre a Mineração?

A indústria de mineração é legitimamente considerada um dos setores industriais mais bem pagos do mundo, sendo uma parte importante da economia em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O setor de mineração formal emprega mais de 3,7 milhões de trabalhadores.

Apesar de sua importância, há um equívoco de que a mineração não contribui significativamente para o emprego global. No entanto, essa visão limitada não leva em consideração os muitos empregos criados nas indústrias de apoio que prestam serviços no setor de mineração.

O Brasil continua sendo um dos maiores produtores de produtos de mineração do mundo. O país possui uma vasta área geográfica rica em recursos minerais.

Nosso país é o maior produtor de nióbio, ferro, cobre, carvão, ouro, estanho e bauxita e possui uma parcela significativa dos recursos minerais mundiais.

A indústria de mineração é uma indústria de trabalho extremamente diversificada que oferece cargos em muitas áreas. E a boa notícia é que você não precisa ser engenheiro para trabalhar neste setor, existem vagas para profissionais como eletricistas, soldadores, carpinteiros, mecânicos, e técnicos em mineração etc. e maquinistas.

Quem são os profissionais de mineração?

O setor é amplo, então são muitos os profissionais que ocupam a mineração, como por exemplo profissionais de petróleo e gás, engenheiros, técnicos em mineração, entre outros.

Os profissionais que trabalham em minas são responsáveis por vários processos na mina, controlar, executar, fazer manutenção, conduzir etc.

Entre os profissionais de mineração temos os técnicos em mineração, que são essenciais para o trabalho, eles não só acompanham a rotina e manutenção da mina, como também orientam a equipe e parte técnica, além de sempre buscar melhorias para o setor.

As atividades em mineração são amplas, e por incrível que pareça existe muita demanda e poucos profissionais qualificados para o trabalho.

Técnico em mineração – Perfil desejado

De princípio a proatividade é indispensável, o técnico em mineração que “veste a camisa” da empresa cada dia mais ganha espaço no setor. Além do mais, a pessoa proativa é diferenciada por possuir iniciativa.

É desejado também que o profissional assuma a responsabilidade e controle das próprias ações, para isso deve planejar e executar as ações cuidadosamente.

Devem também pensar na empresa como um todo, pensar no coletivo e não unicamente em si próprio.

Se o técnico em mineração possuir fluência em algum idioma, principalmente o inglês será um diferencial, visto que muitos investidores são internacionais, e a comunicação é essencial.

O profissional interessado pelo trabalho só tende a crescer, por isso o interesse é fundamental para um perfil desejado.

Muitas pessoas se encaixam em tudo que foi dito anteriormente, então para que o profissional se destaque, além de tudo que foi dito precisa demonstrar objetivo, responsável, e acima de tudo qualificado.

A mineração e o meio ambiente

As fontes de impacto da produção de mineração no meio ambiente são a mineração aberta e subterrânea, plantas concentradas, lixões e lixões de rejeitos, etc.

A escala desse impacto é determinada pela capacidade de produção do empreendimento, pelo estado dos equipamentos utilizados, pela perfeição dos processos tecnológicos, pelo nível de disciplina tecnológica, pelo tamanho dos loteamentos de mineração e terra, condições geográficas e climáticas e outros fatores.

Embora a indústria de mineração como um todo tenha um impacto significativo no meio ambiente, o impacto de uma empresa de mineração individual é geograficamente relativamente limitado.

Portanto, na extração e processamento de minerais, é necessário alcançar um uso integrado mais completo de todos os recursos naturais e medidas ambientais tanto no próprio empreendimento quanto na zona de seu impacto ativo sobre o meio ambiente.

Essa abordagem dita a necessidade, por um lado, de um estudo detalhado das relações existentes entre os processos tecnológicos de produção de mineração e os processos que ocorrem no ambiente, e, de outro a melhoria da organização e gestão de empreendimentos que estão geograficamente localizados e funcionando com base nos produtos das atividades da mineradora.

A importância de um técnico em mineração

A importância de um técnico em mineração é tão importante quanto a profissão de todos os outros profissionais do setor de minério.

O técnico em mineração é indispensável para acompanhar, ajudar, orientar, organizar assim como outras atividades, logo sua importância em si acaba sendo várias, em um dos setores que só tende a crescer no Brasil.

Para tanto, a importância de um técnico em mineração precisa ser de objetivo e clareza estratégica. Devem ser capazes de se comunicar e interagir com sua equipe como parte de sua visão e estratégia. Além disso, eles precisam se sentir confiantes sobre o que não sabem e envolver pessoas talentosas que podem preencher essas lacunas.

Visão de negócios e compreensão comercial. Todos, do geólogo ao CEO, precisam entender como criar valor para a organização. A habilidade de um líder de fazer a conexão entre comportamento e resultados é uma habilidade que está sendo cada vez mais usada por organizações líderes de mineração. Também significa assumir a responsabilidade por decisões difíceis.

Empatia e consciência cultural. Dada a natureza global das empresas de mineração, os técnicos em mineração devem ser capazes de criar um ambiente de apoio que motive os funcionários a expressar suas opiniões.

O que funciona em um país não necessariamente funcionará em outro. Portanto, ao trabalhar com equipes locais, é importante que seja capaz de criar uma atmosfera de confiança e abertura.

A importância de um técnico em mineração é imensurável, sendo uma profissão que só tende a crescer, se você pensa em se tornar um, a dica é que comece o quanto antes. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.

Leia mais: Onde encontrar passagem barata aérea

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *