Quanto Ganha um Profissional de Legendagem?

Se você está nesse texto é porque o trabalho de legendagem provavelmente chama sua atenção! Legendar depende de muito estudo e dedicação, e por isso hoje vamos falar sobre quanto ganha um profissional de legendagem.

A tradução audiovisual consiste na transformação de qualquer material em vídeo ou áudio em um material em texto.

Ou seja, a legendagem se trata de colocar texto/legenda em um arquivo audiovisual.

Os profissionais de legendagem podem trabalhar como freelancer, trabalhar para agências ou ter sua própria agência de legendagem, trabalhar para diversos serviços de streaming que necessitam de tais profissionais, e muito mais.

Por fim, para ser um bom profissional de legendagem é importante ter uma boa habilidade de transcrição, de domínio do idioma e uma boa rede de contatos.

Mas indo para o que interessa: qual o salário de um profissional de legendagem?

Quanto ganha um profissional de legendagem?

Na maioria dos casos os profissionais de legendagem trabalham sob demanda, o que faz com que o salário varie e não seja fixo na maioria das vezes.

Como base, muitos profissionais cobram um valor fixo por minuto. Caso seja necessário timear ou transcrever as palavras, o valor também sobe.

É claro que cada profissional cobra um valor único pelo seu serviço.

Ou seja, pode cobrar mais caro conforme suas especialidades e qualificações se aprimoram.

Muitos iniciantes começam trabalhando para agências.

E, de acordo com a agência que você pretende fechar negócio, você consegue negociar um valor que possa ou não ser vantajoso para você.

Para quem está iniciando nesse meio, a média é de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 por uma média de 6 horas de trabalho.

O Sindicato Nacional de Tradutores (Sintra)

Uma outra maneira de dizer quanto ganha um profissional de legendagem e um tradutor audiovisual é utilizando o Sintra, uma tabela com valores de referência que orienta esse tipo de serviço.

• Tradução de idioma estrangeiro para português: R$ 0,34 por palavra.
  • Tradução de português para língua estrangeira: R$ 0,45 por palavra
  • De um idioma estrangeiro para outro: R$ 0,50 por palavra.
  • Revisão: 50% do valor da tradução.
  • Tradução para legendas com roteiro original completo (sem marcação de tempo): R$ 26 por 15 minutos.
  • Tradução para dublagem com roteiro original completo (sem marcação de tempo): R$ 52 por 15 minutos.

É claro que essa é apenas uma tabela e, conforme foi dito anteriormente, você pode determinar o preço do seu serviço com base na sua capacitação, negociar com a agência ou empresa que deseja e determinar o valor mais justo.

Quanto ganha um profissional de legendagem por mês?

De acordo com a pesquisa salarial da Catho, o ganho médio de um tradutor e também um profissional de legendagem é de R$ 2.329 mas pode variar de R$1.169 a R$4.300.

Profissionais mais experientes podem ganhar até mais de R$ 20.000 por mês.

É importante lembrar que esses valores também variam de acordo com a região do país e com o assunto.

Profissionais de legendagem que possuem mais experiência e investem em estudos e em algum nicho de mercado têm mais chances de ganhar muito mais.

Além disso, é possível conseguir clientes fixos e fiéis que continuam optando pelo seu trabalho, o que permite um crescimento e um possível investimento em um próprio escritório e agência de legendagem.

Como se tornar um tradutor público oficial e ganhar ainda mais?

Um tradutor público oficial é um profissional da área que atua como tradutor juramentado.

A tradução juramentada é exigida por órgãos públicos — União, Estado e Município — como um meio de reconhecer documentos internacionais de forma oficial que precisam ser validados no Brasil ou vice-versa.

Como usam uma tabela de referência de valores mais altos e possuem uma demanda muito maior e constante, esses profissionais tendem a ter uma remuneração bem melhor.

Para conseguir emprego, no entanto, não é tão fácil, é preciso muito estudo e entrada por concurso, mas vale sua busca e conhecimento!

Conclusão

Portanto, se você queria saber quanto ganha um profissional de legendagem, entendeu que isso pode variar de acordo com o tempo de profissão e capacitação.

No entanto, os valores variam de 2.000 a 4.000. reais, mas pode aumentar se você for um tradutor juramentado.

Perguntas mais frequentes

• Quanto cobrar por legendagem?

Se você é iniciante e não sabe quanto cobrar, pode determinar um valor fixo por minuto (como R$ 6,00 por minuto) ou até mais. Depende das suas qualificações.

• Quanto a Netflix paga para legendar?

Em caso de áudio em inglês para legenda em português, o valor é de R$ 27 por minuto.

• Quanto ganha uma pessoa que legenda filmes?

Inicialmente, dependendo do lugar para o qual legendam, ganham de R$ 2.500 a R$ 4.300. Mas podem ganhar até mais de R$ 20.000 ao longo do tempo e a depender da legendagem.