Como saber se meu iPhone foi hackeado?

Será que existem formas de saber se alguém invadiu o seu iPhone e está lhe observando?

Diariamente baixamos aplicativos, acessamos diferentes tipos de sites, porém nem todos os usuários utilizam sistemas de antivírus em seus aparelhos. Então, como saber se meu iPhone foi hackeado?

A Apple sempre se preocupou em fazer o iPhone o mais seguro possível e com o lançamento do iOS 14, às opções de controle e monitoramento dos aparelhos.

A segurança é um grande tópico no mundo da tecnologia móvel, e a Apple não fica para trás. A empresa tem feito muitas mudanças em seu iOS ao longo dos anos a fim de manter as informações pessoais das pessoas seguras, e agora está voltando sua atenção para garantir que os usuários estejam protegidos contra softwares maliciosos (malware) também.

Com o lançamento do iOS 14, você verá que existem vários novos recursos de segurança que podem ser usados para ajudar a proteger seu dispositivo contra ameaças potenciais.

Apesar de todos esses recursos de segurança, existem algumas maneiras pelas quais alguém pode obter acesso para fins de espionagem. Uma maneira de obter acesso a um computador é usar um pendrive USB que esteja infectado com malware. 

Se o usuário conectar o pendrive ao computador, o malware pode ser instalado no PC e permitir que o hacker acesse os arquivos remotamente. E isso também pode acontecer com o seu iPhone.

Vamos mostrar como identificar este tipo de ataque hacker e para que você aprenda a saber se o seu iPhone foi hackeado!

Como saber se meu iPhone foi hackeado utilizando o acesso remoto?

meu iPhone foi hackeado
Meu iPhone foi hackeado? Como saber se foi através de um acesso remoto?

Se você quiser acessar remotamente seu iPhone enquanto ele estiver bloqueado, primeiro você tem que ter acesso ao seu iPhone para que possa instalar uma ferramenta de acesso remoto nele.

Se você não tem certeza se um aplicativo é seguro, você pode sempre verificar as avaliações e classificações do aplicativo. Você também pode ativar o recurso “Find My Device” em seu iPhone para que você possa ver onde ele está, bem como limpá-lo remotamente, se necessário. 

Se você está se perguntando “como saber se meu iPhone foi hackeado” pois suspeita que alguém pode ter acessado o seu dispositivo indevidamente, então entre em contato imediatamente com as autoridades e faça um boletim de ocorrência.

Faça uma varredura completa em todos os aplicativos do seu dispositivo para ver se há algum aplicativo que você não conhece.

A maioria dos aplicativos espiões usam nomes que parecem aplicativos comuns, como uma calculadora ou um jogo, então qualquer aplicativo que você não reconheça deve ser examinado e removido se você não precisar dele.

Além das questões de segurança, há também preocupações de privacidade associadas ao spyware. Por exemplo, o spyware pode registrar toques de teclas, mensagens de texto e outras informações que podem ser potencialmente usadas para roubo de identidade ou outros fins maliciosos. 

Em alguns casos, o aplicativo spyware irá até mesmo rastrear sua atividade na Internet, para que ele possa reportar aos desenvolvedores do programa spyware. Esta é uma preocupação especial quando se utilizam programas gratuitos. 

Um dos melhores novos recursos do IOS 14 é o “indicador de gravação” que mostrará por meio de um pequeno ponto acima do ícone da bateria se um aplicativo estiver acessando sua câmera (verde) ou microfone (laranja).

Todos os seus dispositivos com iCloud podem ter sido hackeados

Se o seu iPhone fizer backup de tudo na sua conta do iCloud, alguém poderá espionar sua atividade acessando sua conta do iCloud de qualquer navegador da web.

Este é um problema ao integrar todos os dispositivos com a sua conta do iCloud. A solução é excluir sua conta iCloud e criar uma nova conta. Se você não quiser perder todos os seus dados iCloud, você pode fazer backup dos dados do seu iPhone para um computador. 

Restaurar os arquivos de backup para sua nova conta iCloud. 

Em primeiro lugar, recomendo que você mude sua senha de identificação Apple, e a torne forte e única. Você pode fazer isso através da página ‘Esqueci minha senha’ no site da Apple ID. Se você não tiver uma conta com a Apple, você pode criar uma aqui.

Se você já tiver uma ID da Apple e não tiver feito o login no site há algum tempo, você pode usar seu endereço de e-mail como seu nome de usuário. Você precisará inserir sua data de nascimento, o que é importante porque permite que você redefina sua senha.

Use a função mudar a senha para mudá-la para algo que você nunca usou antes, especialmente se você souber as senhas dos outros usuários. Utilize senhas complexas ou algum software de criptografia.

Modificando a segurança

Você também precisa alterar as perguntas de segurança para que elas não sejam fáceis de descobrir.

Mais importante ainda, certifique-se de ter a autenticação de dois fatores habilitada para sua ID da Apple, o que impede o acesso remoto sem que eles tenham seu iPhone em suas mãos. 

Se você não se importa em usar o iCloud como backup do seu iPhone, pode desativá-lo para eliminar completamente essa forma de espionagem.

  • Você pode usar os seguintes passos para desativar os backups iCloud no iOS:
  • Abra as configurações do seu iPhone e toque em iCloud.
  • Toque na conta que você deseja desativar.
  • Rolar para baixo e bater Armazenamento e Backup.
  • Selecione Desligar para desativar todos os backups. Depois de desativar os backups iCloud, você não poderá mais usar o iCloud como opção de backup. Você precisará fazer o backup de seu dispositivo manualmente, conectando-o a um computador.

Você também pode configurar a câmera para armazenar apenas fotos em um cartão SD (não as armazenará na nuvem), o que facilitará o uso.

Se você optar por fazer isso, certifique-se de ter outra maneira de fazer backup do seu iPhone primeiro.

Buscando evidências para saber se meu iPhone foi hackeado

Se você desconfiar que seu dispositivo possa estar sendo rastreado, é preciso buscar indícios de que alguém se infiltrou em seu dispositivo e está acessando os seus dados pessoais. 

Mas como saber se meu iPhone foi hackeado? Procure sinais de que seu dispositivo foi adulterado, ou que informações pessoais foram acessadas sem seu consentimento.

Coisas como atividades estranhas na tela que ocorrem quando você não está usando o telefone, tempos de inicialização ou desligamento extremamente lentos, aplicativos que desligam repentinamente ou um pico repentino no uso de dados podem ser indicações de um dispositivo comprometido.

Espero que desta forma você tenha entendido a importância de utilizar softwares de segurança em seu celular. Se quiser conhecer mais sobre segurança para servidores, acesse este site para saber mais.