Onde colocar Correia Poly V e como usar

A correia Poly V trata-se de uma ótima opção de correia industrial que garante mais potência no sistema de transmissão e uma melhor performance, por isso mesmo há uma demanda tão grande por ela no mercado.

Os fabricantes dessas correias demonstraram que, comparada às demais, elas são capazes de transmitir em torno de 40% mais em termos de potência.

Sendo assim, fica claro como ela é eficiente e como é vantajosa às indústrias, pois diminuem os custos com a manutenção, otimiza a eficiência e aumenta ainda a vida útil do sistema como um todo.

Após essa breve introdução sobre esta correia, vamos entender melhor onde se deve colocar e como fazer uso dela na prática. Acompanhe!

Correia Poly V: Conheça mais sobre ela!

A correia Poly V trata-se de um tipo de correia que é formada por vários frisos que têm formato de V, portanto, esta é uma opção de correia industrial que tem uma mistura das correias planas com aquelas em V.

Os frisos dessa correia que têm formato em V são todos projetados com a finalidade de encaixar com uma maior precisão nas polias que possuem ranhuras com o mesmo formato delas.

A função principal é que se consiga transmitir o toque de um motor para um sistema de polias, sendo que esta correia pode vir a ser usada nas duas direções, sem nenhum problema.

Onde é possível colocar e utilizar uma correia Poly V?

A correia Poly V tem como diferencial o fato de ser um produto extremamente versátil, visto que fora o fato de que ele atende as indústrias e as máquinas necessárias para o funcionamento, é aplicada em outros segmentos.

É o caso dos eletrodomésticos que compõem a chamada linha branca e também dos equipamentos linha fitness, aqueles que estão relacionados diretamente com a academia.

Veja a seguir onde é mais usada a correia tipo Poly V:

  • Nos equipamentos de academias
  • Nas escadas rolantes de shoppings, aeroportos, etc.
  • Na fabricação de papel
  • Nos sistemas dos transportes aéreos
  • Nos equipamentos para jardinagem
  • Nos motores de equipamentos industriais

Correia Poly V: Entenda qual a finalidade de uso dela

A principal funcionalidade da correia tipo Poly V é realizar a transferência do toque de um motor a um sistema de polias, sendo que ela funciona nas duas direções, acionando um maior número de acessórios simultaneamente.

O uso dessas correias é muito popular no segmento industrial pelo fato de que elas são bem mais eficientes na transmissão de potência, em comparação às demais correias.

Isso porque além de uma área maior de contato que tem a correia junto à polia, os frisos da Poly V exercem um efeito de cunha sobre essas polias.

O que acontece, em resumo, é que quanto maior é o tensionamento da correia sobre a superfície de uma polia, então maior vai ser a força de contato entre as duas.

Com isso há uma taxa de transferência maior de torque proveniente do motor diretamente para aquelas polias.

Veja mais: Correia dentada: o que é, tempo de duração e quais as melhores

Qual é o tempo da duração de uma correia Poly V? Qual momento é necessário trocá-la?

A verdade é que não há um tempo definido e preciso para se realizar a troca da correia Poly V, apesar de que algumas pessoas podem falar isso por aí.

O que todos devem ter total atenção é que há diversos sinais que demonstram a hora certa de realizar a troca da correia.

Então, há que se seguir conselhos importantes para aumentar a durabilidade da sua correia e retardar a troca.

A seguir, veja dicas de como prolongar a vida útil da sua correia Poly V e de como saber que chegou o momento de trocá-la:

  • Atente-se à questão visual para saber se a correia Poly V está desgastada, veja se ela se encontra mais lisa ou ainda se rachaduras começam a surgir na borracha
  • Realize testes de forma periódica na correia do equipamento para ver se a sua Poly V está perdendo eficácia e performance
  • Veja se há uma divergência no tempo em que a correia realiza o trabalho dela, se há uma mudança em relação ao tempo normal, pois isso indica uma perda do rendimento
  • Faça a instalação da correia de forma correta
  • Faça uma manutenção periodicamente na correia Poly V

Conclusão

Como visto aqui, a correia Poly V é um produto muito importante no segmento de correias, afinal, ela é capaz de aumentar a tração e o desempenho em um equipamento industrial, de academia ou mesmo em um eletrodoméstico.

Neste artigo, falamos sobre o que é esta correia, onde se deve colocá-la e como usá-la, além das dicas que trouxemos a respeito de como preservar e saber a hora de trocar o produto.

O que achou do conteúdo sobre qual local certo para colocar e qual o modo correto de usar uma correia Poly V?