Óleo de rícino serve para quê? O que é? Entenda sobre!

Muito se fala atualmente de maneiras naturais, mais saudáveis e também que não machucam a natureza na hora de cuidar do corpo e da beleza. Uma das formas é usar um tipo de óleo proveniente da semente Ricinus communis, conhecido como óleo de rícino ou óleo de mamona. Porém, o óleo de rícino serve para quê? É o que vamos entender nesse artigo!

Devemos notar que o óleo de rícino é um líquido que vem de uma semente e possui aparência viscosa, límpida e amarelada. Ele é muito conhecido como laxante natural e também como um queridinho das mulheres na hora de cuidar dos cabelos. Portanto, muitos se perguntam: ‘óleo de rícino serve para quê’ e como será que é possível usar esse óleo em seu dia-a-dia?

O ativo é muito utilizado em cosméticos para pele e cabelo, principalmente com a finalidade de hidratação, mas faltam estudos científicos comprovando a maioria dos usos dermatológicos dessa substância. Porém, até agora não há um efeito negativo sobre o uso do óleo de rícino na pele. De qualquer forma, é agradável usar o mesmo.

Se você está se perguntando ‘óleo de rícino serve para quê?’, então vamos entender mais nesse artigo. Continue lendo e entenda tudo sobre o óleo extraído dessa semente. Além disso, conheça seus principais benefícios.

Óleo de rícino serve para quê: entenda seus principais usos

O óleo de rícino é extraído de uma planta medicinal conhecida como Mamona, Carrapateiro ou Bafureira e é utilizado popularmente para tratar vários problemas de saúde como artrite, caspa, prisão de ventre e promover a hidratação da pele e cabelos. Sendo assim, ele possui uma variedade de usos.

O óleo de rícino tem vários benefícios, especialmente a ação umectante e emoliente. Ele consegue nutrir e hidratar a pele e os cabelos pelo mecanismo de oclusão, que forma uma barreira que diminui a perda de água. Ou seja, ele é um dos elementos muito comuns na produção de shampoos e condicionadores naturais e também veganos. Por isso, é comum achar marcas usando esse tipo de óleo na composição de seus produtos.

Agora você entenda a resposta para a questão ‘óleo de rícino serve para quê’! Portanto é ideal ficar sabendo quais são os principais benefícios desse óleo de mamona, não é mesmo? Continue lendo e descubra mais sobre ele!

Quais são os principais benefícios do óleo de rícino?

Já entendemos a resposta para ‘óleo de rícino serve para quê?’, então vamos conferir um pouco sobre os seus principais benefícios. Dessa forma, você pode comprar esse óleo sem medo de errar e obter todos seus benefícios!

Ajuda a fortalecer os fios de cabelo

Se o seu cabelo está fraco e quebradiço, o óleo de rícino é muito indicado para você. Isso acontece graças à presença de ômega 3 e 6, que estimulam o couro cabeludo e os folículos pilosos, dando mais volume e brilho aos fios. Para isso, o óleo de rícino pode ser usado puro ou no shampoo, condicionador e cremes. 

Evita a queda de cabelo

O óleo de rícino é muito conhecido por prevenir a queda do cabelo, mas é importante entender melhor essa fama. Como existem muitas causas para a queda capilar, é fundamental descobrir a origem do problema. Um certo grau de queda é normal, mas, quando os fios caem antes do que deveriam, o óleo de rícino pode ajudar a tratar o problema, evitando a queda.

Combate a oleosidade do cabelo

As mulheres que têm cabelos oleosos costumam fugir dos óleos, acreditando que eles podem piorar o problema. Mas isso nem sempre é verdade: o óleo de rícino pode ajudar a reduzir a oleosidade no couro cabeludo. Isso porque ele tem ação antifúngica, que controla a ação de fungos e bactérias que promovem a produção excessiva de óleo. A dica é passar o óleo de rícino na raiz antes do banho e tirá-lo com o shampoo, não deixando agir por mais de 10 minutos. 

Combate a caspa no cabelo

A ação antifúngica do óleo de rícino também traz outro benefício para os cabelos: o combate à caspa. Como ela geralmente é provocada por fungos, o óleo combate o problema, minimizando o surgimento da caspa. Além disso, o produto hidrata o couro cabeludo, evitando que ele sofra descamação. 

Agora já sabemos a resposta para ‘óleo de rícino serve para quê’, então compre ele hoje mesmo e aproveite!