Para você que deseja vender salgados no seu estabelecimento, ter uma estufa para salgados é fundamental. Embora alguns salgados tenham maior rotatividade, é importante que o armazenamento seja feito da forma correta, para evitar que fiquem murchos, frios ou ressecados. Nesse artigo vamos te ajudar a escolher a melhor estufa para seus salgados!
Qual a importância da estufa para salgados?
Ter uma estufa de salgados no seu estabelecimento, faz toda a diferença. São importantes porque deixar os salgados expostos, pode contaminá-los. Para preservar os salgados quentes e preservados, é preciso ter um local apropriado para o condicionamento.
A estufa, além de preservar os salgados e deixá-los mais atraentes, permite que estes fiquem expostos para visualização pelos clientes. Além disso, é um equipamento que o ajudará a manter a higiene do local, transmitindo mais segurança para seu cliente.
Tipos de fornos de estufas de salgado
Sobre os fornos de estufa para salgados, temos dois tipos: o convencional e a vapor.
O modelo convencional tem como foco trabalhar com o calor dos alimentos. Quando os salgados são colocados nessa estufa, ela mantém o salgado quentinho por mais tempo. O modelo a vapor possui uma bandeja de água abaixo de onde estão os salgados. Com o vapor que sai da bandeja, a temperatura do salgado é mantida.
Quais as melhores opções de estufas?
Para escolher boas estufas para salgados, é preciso prestar atenção em algumas características. Vamos trazer três dicas para te ajudar a escolher:
Material da estufa
A estrutura é composta de alumínio anodizado para evitar queimar a mão de quem está operando. Alguns modelos até mesmo possuem um umidificador para evitar o ressecamento dos salgados. Antes de realizar a compra, algumas características devem ser observadas, como: quantidade de bandejas, se a estufa para salgados é vertical ou horizontal, modo de funcionamento.
Bandejas da estufa
Com vários modelos no mercado e novidades surgindo todos os dias, temos diferentes tipos de estufas com número de bandejas variados. É preciso avaliar a quantidade de salgado que seu estabelecimento vai vender por dia. Se você está começando, invista em um modelo mais compacto.
Modelos de estufa
O design da estufa também é importante e não pode ser deixado de lado. Das mais simples às mais modernas, você encontrará diversas funcionalidades. Por isso, é importante ter em mente o seu objetivo antes de procurar.
Se a tiragem não é tão alta e você possui pouco espaço, um modelo horizontal para ficar em cima do balcão, vai ser a melhor opção. Se seu estabelecimento tem alta rotatividade, uma estufa maior pode ser mais atrativa e funcional.
Consumo de energia da estufa
Verificar o consumo de energia da estufa que você pretende comprar, é um ponto super importante e que vai impactar diretamente no seu negócio, afinal de contas, você não quer ser surpreendido no final do mês, não é mesmo?
As estufas convencionais e a vapor menores, gastam uma menor quantidade de energia, até 0,25 kWh. Mas você poderá encontrar algumas que chegam a consumir até 6,9 kWh. Em relação à potência, lembre-se de que quanto maior a potência, mais quente ela conservará o salgado. Enquanto que as convencionais terão seus gastos entre 200 a 400 W, os modelos a vapor gastam entre 300 e 1000W.
Como usar corretamente sua estufa?
Para manter uma boa higiene e atrair os clientes para comprar seus salgados, é preciso usá-la da melhor maneira possível. Por isso, vamos deixar três dicas para te ajudar:
- Não deixe os vidros embaçados. Isso vai atrapalhar o cliente a visualizar o salgado, passando a imagem de desmazelo. Para isso, espere mais de 30 minutos antes de colocar o salgado na estufa.
- Promova a rotatividade de salgados. Troque os salgados de duas em duas horas, para evitar que o sabor ou a aparência fiquem comprometidos.
- Cuida da limpeza da estufa. Você pode usar um pano e álcool para manter a limpeza da sua estufa. Isso evitará a proliferação de bactérias e fungos, que podem comprometer a saúde dos seus clientes.
Essas dicas vão te ajudar a alavancar suas vendas e melhorar a imagem do seu negócio. Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!