Cigarro: O vilão da saúde bucal

O cigarro é um componente extremamente perigoso para a saúde de um modo geral, e que pode causar diversas doenças e enfermidades. Porém, o que poucos sabem é que ela pode ser extremamente perigosa para a boca, causando diversos malefícios. 

Para muitos indivíduos, essa prática serve como uma forma de desestressar e acalmar a ansiedade

De acordo com alguns dados e pesquisas recentes, existe uma porcentagem de ao menos 9% da população acima de 18 anos fazendo uso do cigarro

Desse modo, entenda mais sobre todos os malefícios que o uso do cigarro pode trazer para a saúde bucal das pessoas, além de descobrir todas as doenças que podem ser causadas. 

Quais doenças bucais o cigarro pode trazer?

Pelo fato de uma das principais substâncias do cigarro ser o tabaco que o uso dele pode fazer tão mal para a saúde bucal de uma pessoa. 

Por conta disso, é que o uso dele pode causar tantas enfermidades, inclusive até mesmo a perda dos dentes. Nesse caso, se isso acontecer, é preciso procurar por um especialista em prótese dentária

Dessa maneira, veja todas as doenças e problemas bucais que o cigarro pode causar em alguém. As principais são:

  • Doença periodontal;
  • Dentes pigmentados;
  • Mau hálito;
  • Câncer bucal. 

Com isso, entenda mais sobre cada uma dessas enfermidades de um jeito aprofundado. 

  1. Doença periodontal

A doença periodontal nada mais é do que uma infecção bacteriana que ocorre no periodonto (tecido de suporte dos dentes). 

Ela é causada devido ao acúmulo de tártaros na boca, que por sua vez, são gerados pela falta de higienização. 

Portanto, a doença periodontal é muito mais comum em fumantes, já que a boca deles costumam ser muito suscetíveis ao acúmulo de bactérias. 

Caso seja acometido por essa enfermidade, basta procurar por um dentista especialista em periodontia

  1. Dentes pigmentados

Um dos maiores desejos de quem deseja cuidar da saúde bucal é o sorriso sempre branco e impecável. 

Dessa forma, é preciso saber que um dos maiores vilões para esse desejo é o uso do cigarro, já que as toxinas presentes nele podem prejudicar a pigmentação do dente, deixando ele bem escurecido. 

Além disso, essa toxina é capaz de causar até mesmo a perda dos dentes. Porém, caso isso ocorra, basta pesquisar por um “implante dental quanto custa”. 

  1. Mau hálito

O cigarro libera várias toxinas e substâncias químicas na boca de um fumante. Por conta disso, é muito comum que elas se tornem cáries e causem alterações durante o processo de salivação também. 

Todos esses fatores juntos podem gerar uma halitose, ou seja, um mau hálito como consequência na vida de alguém. 

Um dos maiores fatores mencionados ali em cima é a presença de cáries que podem ocasionar diversos problemas. Se isso acontecer, procure imediatamente um dentista especializado em canal, pois pode ser necessário. 

  1. Câncer bucal

Todos sabem que o vício no cigarro pode causar algumas doenças, como um câncer no pulmão. 

Entretanto, o que poucos têm conhecimento, é que ele também pode gerar um câncer bucal com o uso sem limites dele. 

O cigarro libera uma alta substância de toxina, sendo grande parte dela carcinogênica. Por conta disso, fumantes têm muito mais probabilidade de adquirir câncer bucal. 

Como evitar?

Após ver todos os malefícios que o uso do cigarro desenfreado pode causar na saúde bucal de uma pessoa, é possível afirmar que sim, ele é um vilão do bem-estar e principalmente de uma boca saudável. 

Por isso, o ideal para evitar essas enfermidades seria parar com esse hábito. Já que ao encerrar com o uso do cigarro, é possível recuperar toda a saúde bucal do paciente. 

Com isso, veja algumas dicas de como largar esse vício de uma vez por todas. As principais são: 

  • Elimine todos os gatilhos para fumar;
  • Pare de fumar de forma gradual;
  • Atrase o horário do dia que fuma pela primeira vez;
  • Use substitutos de nicotina. 
  • Busque ajuda médica e psicológica.

Essas são algumas das principais dicas para encerrar com o uso do cigarro. Entretanto, caso não consiga ou não tenha vontade, tem algumas formas de cuidar da saúde bucal, mesmo mantendo esse hábito. 

Existem alguns cuidados específicos para fumantes, como o hábito de escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, com um foco na pós-refeição, o uso diário do fio dental, a limpeza da língua de forma adequada, uma alimentação saudável, além de claro, visitas periódicas em uma clínica de odontologia.

No geral, o ideal é sempre tentar evitar e parar com esse hábito para uma melhora na qualidade de vida, além de manter sempre todos os cuidados em dia.