Como a diabetes prejudica a sua saúde bucal

Nossos corpos trabalham em um processo de equilíbrio chamado homeostase, o que significa que todos os órgãos dependem uns dos outros para funcionar. Portanto, doenças como a diabetes podem estar relacionadas à saúde bucal.

A pesquisa mostrou uma ligação entre o início da doença periodontal e níveis elevados de açúcar no sangue. O contrário também pode acontecer, sendo os problemas orais precursores do aparecimento da diabetes.

Ao procurar tratamentos (como o uso de aparelhos ortodônticos – que podem ser colocados por meio de um convênio dentista), muitas pessoas se deparam com outros tipos de problemas que não sabem que estão relacionados à boca.

Portanto, este artigo fornecerá informações para que uma pessoa com diabetes entenda os cuidados que precisa ter e esteja ciente da doença bucal associada ao índice glicêmico descompensado. Boa leitura!

O que é diabete?

A diabetes é uma doença caracterizada por um alto índice glicêmico (hiperglicemia), e existem dois tipos principais: O tipo 1 e tipo 2.

A primeira é a falta do hormônio insulina, que é responsável por conduzir a molécula até a célula, ou na segunda, um problema com a proteína da célula que impede que ela penetre na parede celular.

Em ambos os casos, o problema é que as células não conseguem acessar as moléculas de glicose presentes no sangue, criando um acúmulo de açúcar.

Qual é a relação entre diabetes e problemas bucais?

Muitas vezes, uma pessoa procura um dentista através de seu plano odontológico empresarial para outros tipos de tratamento, como o uso de lentes de contato dentais, e sem saber descobre que pode ter diabetes.

Isso porque, nas análises clínicas, os profissionais podem perceber especificidades na região bucal, que podem indicar acúmulo de açúcar no sangue, por exemplo, para observar alterações como hipoplasia (defeitos teciduais).

Além disso, outros fatores podem ser indicativos, como:

• Hipocalcificação do esmalte;
  • Diminuição do fluxo, aumento da acidez e viscosidade da saliva;
  • Boca seca;
  • Presença de úlceras e lesões na boca.

Como resultado, os problemas acima tendem a ocorrer porque as células não estão recebendo o açúcar de que precisam para desempenhar suas funções, e um profissional pode diagnosticar a diabetes se o paciente não estiver ciente disso.

Caso o paciente já tenha conhecimento prévio da doença, é importante que informe o dentista sobre ela e os medicamentos que está tomando.

Isso porque, a menos que haja uma emergência, ou o paciente tenha vontade de saber como funciona o plano odontológico da empresa para realizar procedimentos odontológicos, como colocar lentes de contato, não são recomendados.

Por que a diabetes causa doença periodontal?

Como uma doença que torna as células disfuncionais, pode-se esperar que um indivíduo seja mais suscetível a infecções bacterianas porque seu sistema imunológico também depende de moléculas de açúcar para funcionar.

Além disso, o fluxo sanguíneo “bloqueado” não permite que as células de defesa se movam facilmente para o local da inflamação.

Como resultado, as infecções periodontais são mais propensas a recorrer em pacientes hiperglicêmicos porque é mais comum que as bactérias se acumulem e se desenvolvam sem a resposta natural do corpo.

Neste caso, é importante que você busque pelo melhor plano odontológico do brasil que atenda suas necessidades e, comece a cuidar de sua boca o mais rápido possível.

Assim, com o plano dentário, é possível realizar o tratamento de forma muito mais econômica e ágil.

Como a doença bucal interfere na diabetes?

Como as doenças gengivais e periodontais são contagiosas, pode-se dizer que elas tendem a interferir na diabetes do paciente.

Isso ocorre porque a infecção nessa área pode eventualmente interferir no controle metabólico.

Esse controle metabólico fica comprometido quando as células passam pelo processo de absorção do açúcar e convertê-lo em energia para desempenhar suas funções, e a célula acaba não conseguindo absorver o açúcar necessário, deixando-o na corrente sanguínea.

A higiene é sua maior aliada

Como em todos os casos, ao visitar o dentista – através do seu plano dentário empresarial ou por consulta particular, para fazer os alinhadores de porcelana ou outros procedimentos, um profissional irá orientá-lo na forma correta de realizar a higiene bucal.

As instruções são as mesmas para todos os casos, sendo imprescindível escovar sempre com novas cerdas após as refeições. Você também deve usar fio dental pelo menos uma vez por dia para remover restos de comida.

No entanto, embora as orientações sejam as mesmas, esse cuidado deve ser redobrado para pacientes com diabetes descompensada, pois essas condições favorecem o crescimento bacteriano nos dentes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.