Dúvidas frequentes: é possível recarregar toner de impressora?

Será que é possível recarregar toner de impressora? Essa é uma das dúvidas mais frequentes para quem usa esse aparelho. Afinal de contas, dependendo de quanto você o utiliza, o custo com toner pode ser elevado. 

Além disso, cada impressora possui características próprias, que variam de acordo com o fabricante, modelo e ano. Assim, antes de mais nada você precisa saber se a sua impressora possui alguma recomendação específica. 

O modelo e marca da impressora e do toner também influenciam nesse processo (essa informação pode ser encontrada no manual ou no próprio aparelho). Mas essas são coisas bem diferentes.

Por exemplo, uma impressora HP pode ter vários modelos. E cada modelo pode aceitar diversos tipos de toner, incluindo o toner HP 105A, o 107A e outros.

Dito isso, já te adiantamos que é possível recarregar toner de impressora! Dessa forma, separamos mais informações sobre o assunto a seguir. 

Como é possível recarregar toner de impressora?

Recarregar o toner é um processo simples, mas que exige cuidado na hora de manipular o equipamento. Veja então como é possível recarregar toner de impressora:

  • Retire o rolo magnético para a devida limpeza. Essa peça é muito delicada, então utilize luvas e tenha cuidado na hora de remover tampas ou parafusos;
  • Limpe o cartucho com um pano macio, limpo e com um pouco de álcool isopropílico (para a limpeza do rolo magnético);
  • Durante o processo, mantenha o medidor do reservatório de toner baixo para uma boa limpeza. É ali que a impressora armazena o toner dispensado de impressões já feitas;
  • Feito isso, preencha o reservatório de impressão com a tinta desejada;
  • Dê duas batidinhas no cartucho para assentar o pó do toner;
  • Se possível, utilize um aspirador de pó para eliminar todos os resíduos do equipamento;
  • Feche todas as partes do cartucho do toner e certifique-se de encaixar bem todas as peças, para nada ficar solto. 

Além desses passos, é necessário trocar o chip que faz a conexão do cartucho com a impressora. Com isso, podemos dizer que é possível recarregar toner de impressora, mas o processo precisa ser feito com cuidado e por quem entende do assunto. 

Cuidados e dicas extras na hora de recarregar toner de impressora

Já falamos até aqui que é possível recarregar toner de impressora e sobre alguns cuidados na hora de fazer a recarga. Mas sempre é bom relembrar informações úteis. Veja também dicas extras para não danificar o aparelho:

  • Utilize luvas durante o processo. A tinta do toner não é tóxica, mas a luva é um meio de proteger o próprio toner, que é super sensível;
  • Procure fazer uma limpeza completa do toner, eliminando restos de pó e outras sujeiras;
  • Mas, claro sempre utilize um pano macio, limpo e com álcool isopropílico;
  • Nunca use outros produtos químicos, como álcool comum, sabão ou detergente;
  • É preciso ter o dobro de cuidado na hora de remover o cartucho do toner e também na hora de colocá-lo novamente na impressora. Qualquer peça solta ou mau encaixada vai prejudicar o funcionamento do aparelho;
  • Depois de recarregar o toner, faça um teste para verificar se está tudo em ordem;
  • Tenha em mãos, para garantir, o modelo e marca da impressora e do cartucho;
  • Se tiver alguma dúvida, não se aventure demais. Ou seja, procure ajuda de uma empresa especializada no ramo. 

Onde recarregar toner de impressora?

Para quem entende do assunto e, principalmente, sabe manusear a impressora, é possível recarregar toner de impressora em poucos minutos. No entanto, é comum sentir dificuldades com alguns detalhes e procedimentos. 

Assim sendo, no caso de algum problema ou dúvida, entre em contato com um estabelecimento especializado para fazer a recarga do toner para impressora. Muitas vezes a empresa envia rapidamente um técnico qualificado para realizar esse procedimento. 

Se você já é cliente da empresa, fica ainda mais fácil, pois os custos serão menores. Além disso, se tentar recarregar o toner e fazer isso de forma incorreta, vai colocar em risco o funcionamento da impressora. 

Assim, contar com uma empresa do ramo é fundamental para você não ter prejuízos com algo tão simples de se resolver. 

Para finalizar, lembre-se que é possível recarregar toner de impressora. Mas isso desde que você tenha a confiança de fazer isso e os equipamentos necessários.