Vale à pena trocar de celular todo ano?

Vale à pena trocar de celular todo ano? Hoje em dia, a mudança das tecnologias está cada vez mais rápida. É muito comum a gente notar várias marcas e modelos de celulares novos a cada vez que colocamos o olho em um vitrine na rua ou mesmo entramos em uma loja virtual. Isto acontece porque as empresas estão sempre mudando uma coisinha aqui e outra ali, para poder criar um “novo” produto e, assim, cobrar duas vezes a mais, porque é “lançamento”.

É claro que o tom de ironia acima, não necessariamente é uma regra. Afinal, há sim empresas que trabalham para oferecer um novo produto a cada ano. Mas a questão é: será que você precisa trocar de celular a cada doze meses ou, que seja, dezoito meses? 

Você vai ver que, talvez, não há a menor necessidade de fazer a troca de celular por alguns bons anos. Para isso, continue lendo este artigo.

Vale à pena trocar de celular todo ano? Veja motivos para não fazer isso

Se você é um usuário comum, que usa o celular para enviar mensagens pelo WhatsApp ou mesmo descer a linha do tempo do Instagram, não há a menor necessidade de trocar de celular todo ano. Mas se você trabalha com o smartphone de maneira ativa, exigindo processamento e memória, neste caso, talvez valha a pena.

E é justamente em cima destas duas ideias que vamos trabalhar algumas dicas bem legais para que você possa começar a ter um consumo um pouco mais consciente e racional a respeito das coisas que você compra ou deixa de comprar.

É muito comum que a gente se perca no meio de tanta tecnologia e de tanta velocidade nas mudanças. Você não está sozinho. Você não tem culpa de sentir a necessidade de trocar de celular todos os anos. Pelo contrário: esta sensação é proporcionada por lançamentos e, o pior: atualizações de sistema que fazem seu celular parecer muito ruim.

Pense o seguinte: quando Steve Jobs lançou o primeiro iPhone, lá em 2007, ele era um produto revolucionário fantástico. Era o melhor aparelho de celular que havia no mercado. Todos queriam. Era uma máquina potente e veloz. Mas hoje, é um aparelho obsoleto. Pouco mais de dez anos de seu lançamento, é praticamente impossível usar um iPhone 1. 

Por que isto acontece? Por um simples motivo: as empresas constroem um sistema operacional de maneira que possam atualizá-lo todo ano. E com isso, os consumidores precisam, sempre, trocar de aparelho. Pois o atual não vai suportar o sistema novo.

Dentro destas características de consumo, a cadeia de produção mundial de smartphones acontece.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nisso a partir de agora. Continue lendo para saber se vale à pena trocar de celular todo ano?

As empresas querem que você troque de celular todo ano

Antes mesmo de você simplesmente pensar se vale à pena trocar de celular todo ano, tente pensar o porquê você está fazendo isso. Entenda os motivos pelos quais estão te levando a comprar um celular novo. Estética? Lançamento? Status? Capacidade?

Tudo isso precisa ser colocado em panos limpos, de maneira a fazer uma compra realmente inadiável. E você vai ver que, talvez, não é tão inadiável assim. Afinal, o nosso cérebro funciona da seguinte maneira: pensamos de forma emocional e encontramos justificativas racionais para aquela emoção.

Conseguir pensar ao contrário, ou seja, pensar de maneira racional, sem que a emoção entre no jogo, é um desafio bem grande, pois somos seres emocionais. No entanto, é possível. Você só precisa entender que é do total interesse das empresas de smartphones, que seus usuários troquem de aparelho todo ano.

Isto geralmente acontece pelo fato de lançarem um aparelho novo, que promete ser ainda melhor, mais rápido, com a melhor câmera e a melhor lente. Só que isto é um ciclo infinito, pois estes atributos sempre vão estar presentes em qualquer lançamento. Pode reparar.

Então, será que você realmente está comprando um aparelho melhor, ou está apenas entrando em um ciclo vicioso para ter motivos para que o ano que vem você troque novamente?

Você não usa nem 10% da capacidade técnica do seu smartphone

Hoje em dia os smartphones são ultra rápidos e modernos. Possuem uma câmera fantástica e um processamento de dados maior ainda. Só que, vamos combinar? Se você não trabalha de maneira ativa com seu aparelho, isto é, fotografando, gravando, jogando (no caso de gamers profissionais), será que há motivos reais para a troca?

É muito difícil que usuários comuns usem toda a capacidade de um smartphone potente. Ou seja, o grande benefício de um celular novo seria, em tese, sua capacidade. Só que para descer a linha do tempo do Instagram, tirar algumas selfies e enviar figurinhas no WhatsApp, qualquer smartphone mediano é mais do que o suficiente.

Você gosta mesmo tanto assim de tecnologia ou quer apenas o celular da moda?

Outro fator que faz com que as pessoas pensarem se vale à pena trocar de celular todo ano, é o quesito moda. Afinal, sempre há o celular da moda ou do momento, não é mesmo? E para continuar suprindo esta necessidade, as pessoas trocam de aparelho de tempos em tempos.

Então, a pergunta é: será que você gosta mesmo de tecnologia, ou será que você gosta de ter o smartphone da moda? E veja bem: não há nenhum problema em ter o celular da moda ou comprar um produto por status, pois isto faz parte da nossa sociedade.

Agora, trocar todos os anos e gastar recursos valiosos simplesmente para continuar fazendo as mesmas coisas – descer a linha do tempo do Instagram e enviar mensagens no WhatsApp – não vale a pena.

Por mais que seja difícil, tente pensar de maneira consciente sobre isso. O consumo consciente deve fazer parte da sua vida. É claro que você não vai encontrar um celular orgânico e vegano em uma loja de cosméticos naturais, como é o caso de alimentos ou produtos de beleza. No entanto, você consegue, sim, consumir tecnologia de forma mais racional, sem que haja desperdício de recursos.

Então, toda vez que você decidir trocar de celular, pergunte-se o porquê disso. Considere nossas dicas e aproveite ao máximo a tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =