Quais os Principais Tipos de Água que Bebemos? Todos nós aprendemos na escola que ela é formada por dois átomos de hidrogênio e por um átomo de oxigênio, que, em uma ligação covalente compartilhando seus elétrons, transforma-se em água.
Também cansamos de ouvir que a água é um líquido inodoro, incolor e insípido. Mas será que essa afirmação está sempre correta? Bom, acompanhe o texto que vamos conhecer as diversas águas disponíveis para o nosso consumo.
Confira: Quais cursos aumentaram na pandemia?
Quais os Principais Tipos de Água que Bebemos?
Água da torneira
A água que vem da torneira, salvo em casos onde há captação própria, vem do sistema de abastecimento da cidade.
Essa água é captada dos rios pelas companhias de abastecimento, passam por diversos processos físicos e químicos de filtragem e tratamento, com adição de cloro e flúor.
Em linhas gerais, a água da torneira deveria ser própria para o consumo humano, mas como no nosso país nem sempre podemos confiar nas empresas de abastecimento de água, e, inclusive na correta manutenção e limpeza das nossas caixas d’água, o mais comum é que bebamos a água filtrada, ou pelo menos fervida.
Água filtrada
Nos métodos mais simples e ainda bastante utilizados no país, coletamos a água da torneira e transferimos para um filtro de barro ou de louça.
Na parte superior deste filtro há uma vela, feita de elementos filtrantes, que retêm todas as impurezas da água, transferindo-a para a parte de baixo do filtro, somente a água limpa e própria para o consumo.
Ainda na água filtrada, existem aqueles filtros que são acoplados diretamente na torneira. O processo é quase o mesmo do filtro de barro. No entanto, a própria pressão da água faz com que ela passe pela vela e saia como água potável.
Existem também os filtros elétricos, que têm a opção da água filtrada já sair gelada.
Água gasosa
A famosa água com gás, amada por uns e odiada por outros, geralmente é encontrada em garrafas plásticas ou de vidro em tamanhos que costumam ir dos 300ml aos 2L.
O que muita gente não sabe é que existem águas que o gás é adicionado na fábrica (a maioria), mas que também existem as águas que vêm da nascente já gaseificadas. No Brasil, a única marca que engarrafa água gaseificada naturalmente é a nossa mineira São Lourenço.
Água saborizada
Não confundir com água, gás e xarope. O nome disso é refrigerante.
A água saborizada industrializada tem adicionada em sua composição, aromas naturais ou artificiais para dar uma leve adição de sabor, no entanto sem adição de açúcares.
Água saborizada também é servida em diversos restaurantes e em recepções de hotéis, mas você pode preparar a sua em casa,
Use e abuse de frutas, raízes, temperos e vegetais frescos. Como pepino, limão, abacaxi, morango, hortelã, manjericão, laranja, maçã, gengibre.
Enfim, use a criatividade, junte os sabores que você gosta em uma jarra de vidro com bastante gelo, complete com água, espere 15 minutos e sua água saborizada está pronta para beber.
Água mineral
Toda água oriunda de fontes naturais e que possuam composição química diferente das águas do sistema de abastecimento são consideradas água mineral.
Diferentes fatores podem caracterizar um tipo de água mineral, tornando-a diferente de outras. Tais como, tipo de solo da região onde a água é captada, tipo de rocha, clima, altitude e origem da fonte.
Esses fatores citados acima influenciam no tipo da água e em suas características químicas, físicas e orgânicas. Tendo, inclusive, algumas delas, cor, cheiro e sabor, características que aprendemos que não podem ser atribuídas à água. Lembra o que falamos lá no início do texto?
Pois bem, tais características, não influenciam em nada a potabilidade dessa água.
A água mineral pode ser encontrada em garrafas que vão dos 300ml aos galões de 20 litros. Esse maior, nós costumamos pedir no disk água mais próximo.
Água Ozonizada
A água é purificada em aparelhos chamados de ozonizadores em um processo onde é utilizado o gás de ozônio, daí o seu nome.
Segundo especialistas, esse é um excelente processo de purificação da água, uma vez que o gás ozônio é um poderoso antisséptico.
E aí, você conhecia esses diversos tipos de água? Conta pra gente nos comentários, qual tipo de água você consome na sua casa.