Quais Cursos Aumentaram a Procura na Pandemia?

Quais Cursos Aumentaram a Procura na Pandemia? A pandemia do novo Coronavírus mudou o mundo em muitos aspectos, dentre eles, a forma como trabalhamos, como nos deslocamos e a forma como aprendemos. Ela também tornou menos importante algumas das nossas prioridades, assim como criou novas necessidades, uma delas é a necessidade constante de aprendizado e aprimoramento profissional.

Vimos os cursos nos mais variados níveis, desde cursos livres até mesmo mestrados e doutorados terem um aumento gigantesco na procura, obviamente na forma não presencial, ou seja, na modalidade educação à distância, ou online, se assim preferir chamar.

Por isso, neste texto, vamos mostrar quais cursos aumentaram a procura na pandemia.

Por que a busca por capacitação online aumentou na pandemia?

O primeiro e mais evidente dos motivos é o das restrições de circulação e aglomeração em ambientes fechados, sendo assim, mesmo as pessoas que tinham o perfil de buscar conhecimento em cursos presenciais, se viram obrigadas a recorrer a formas online de aprender.

O segundo motivo, que também é bem explícito o porquê, é a necessidade de buscar novas ocupações, seja por perda do emprego ou para reforçar a renda familiar que sofreu alguma queda durante a pandemia.

Sendo assim, acompanhe agora quais cursos aumentaram a procura na pandemia.

Quais Cursos Aumentaram a Procura na Pandemia?

Cursos de estética e beleza

Uma das formas mais em conta para se reinventar profissionalmente é oferecendo serviços, por isso com a alta taxa de desemprego atual do país, muitas pessoas recorreram a cursos de estética e beleza.

Os mais procurados foram cabeleireiro, manicure, designer de sobrancelhas, designer de unhas, auxiliar de salão, colorista, massoterapeuta, estética facial, entre outros.

Cursos na área da saúde

Naturalmente, em meio ao caos sanitário que estamos vivendo, e com necessidade urgente e crescente de profissionais na área da saúde, muitas pessoas buscaram se capacitar para trabalhar na área, ou mesmo se especializar com algum conhecimento específico.

Tiveram aumento na procura, cursos sobre controle de endemias e pandemias, segurança no trabalho e uso de equipamentos de segurança no ambiente hospitalar, especialização em terapia intensivista, assim como a especialização em diversos tipos de atendimento psicológico.

Cursos de informática e mundo digital

Aqui está a área onde houve o maior boom de novos alunos buscando conhecimento. Nada mais natural, que as pessoas estando confinadas em casa, com poucos recursos para capacitações mais tradicionais e tendo um computador a disposição, se aventurassem a aprender mais sobre o mundo da tecnologia e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com isso.

Nessa trilha cresceram as buscas por cursos como Excel, informática avançada, SEO, redação web, webdesign, webmaster,  UX e UI design, marketing digital, edição de vídeos, Photoshop, redes sociais, digital influencer, segurança de rede e cursos sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Cursos de Teologia

Em tempos difíceis, nada mais natural do que se aproximar mais da religiosidade, que cada um vive, exerce e pratica de uma forma.

Como somos um país predominantemente Cristão (católico ou protestante), houve um aumento exponencial na procura por cursos de teologia, desde cursos livres, até mesmo graduações na área.

Cursos de desenvolvimento pessoal

Muitas pessoas resolveram aproveitar o maior tempo em frente a computadores e smartphones para desenvolverem habilidades pessoais.

E aqui a lista é imensa.

Dentre os cursos mais procurados tivemos os de gestão de pessoas, finanças pessoais, meditação, leitura dinâmica, foco e produtividade, disciplina no home-office, controle da ansiedade.

E até mesmo cursos como hobbies, como pintura, violão, carpintaria, bricolagem e diversos cursos sobre reparos domésticos e culinária.

Cursos de empreendedorismo

E para terminar nossa lista, uma área que disputou cabeça por cabeça com a área de informática e mundo digital dentre as mais procuradas para cursos online: EMPREENDEDORISMO.

Se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é se virar quando o “calo aperta”. Então quase todos os cursos tratando sobre o assunto empreendedorismo cresceram exponencialmente.

Gestão de pequenos negócios, contabilidade para pequenas empresas, técnicas de bolos e confeitaria, ganhar dinheiro online, mercado de afiliados, marketing digital, como ser MEI, formas de abrir um negócio em casa, como abrir um e-commerce, como vender no Mercado Livre.

Enfim, foram muitos cursos online ensinando formas de empreender no mundo físico ou mesmo no digital.

Bom, agora você já sabe quais cursos aumentaram a procura na pandemia.

E você fez algum deles ou pretende fazer? Conta pra gente nos comentários.

Leia Mais: Desafios na educação em acolher crianças com necessidades especiais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *