Por que os Celulares Esquentam | O uso contínuo do celular pode levar ao superaquecimento do aparelho , isso é inevitável, já que isso é causado em grande parte pelos aplicativos. O terminal tende a superaquecer por causa de coisas diferentes, além de fazer isso com jogos também pode ser devido a outras coisas.
A bateria é outro elemento que tende a esquentar no smartphone, isso se deve à má dissipação, uma das coisas que nos novos celulares vem melhorando notavelmente. O controle de temperatura é sem dúvida uma das coisas a se levar em consideração, existem aplicativos capazes de oferecer essa informação. Confira as causas e o que fazer em nosso artigo feito pela SindiCont.
Por que os Celulares Esquentam?
Nem todo mundo está brincando com seu telefone quando esquenta, às vezes apenas usando-o com aplicativos básicos como WhatsApp, Telegram ou Facebook. Com aplicativos em segundo plano, os processos aumentam e com isso a temperatura da CPU junto com a memória RAM.
Os aplicativos de background têm uma solução fácil , tudo acontece para remover aqueles que você não usa, essencial se você só iniciar os que usa diariamente. Outra causa pode ser a não utilização de um carregador oficial do fabricante, dependendo se é ou não afetará o desempenho.
Feche aplicativos de fundo
O alto consumo da CPU faz com que o smartphone trabalhe demais e com ele o aquecimento, o fundamental é saber se é por essa causa. Fechar os aplicativos em segundo plano permitirá que você, além de trabalhar na CPU, economize energia da bateria ao longo do dia.
Feche os aplicativos que você não usa muito todos os dias, porque se você os abrir e fechar completamente o tempo todo, consumirá mais recursos durante a execução do que se deixá-los em segundo plano.
Para fechar aplicativos em background é necessário acessar as opções do desenvolvedor, caso esteja ativado aparecerá na parte inferior das Configurações. Para ativá-lo, será fácil para qualquer marca e modelo , pois é o mesmo processo em todos os terminais.
Para ativar as “Opções do desenvolvedor”, faça o seguinte:
- Acesse as configurações no seu dispositivo móvel e, em seguida, “Sobre o telefone”
- Em «Compilação» prima sete vezes seguidas até obter uma mensagem, em algumas a palavra irá variar, neste caso mostra «Agora é um programador», irá pedir-lhe um PIN de desbloqueio que é o seu usar para a tela
Feito este processo, você pode fazer vários ajustes, um deles é fechar os aplicativos em segundo plano, com isso você evitará que a CPU funcione mesmo quando não estiver em uso. Muitos se perguntam sobre o alto consumo de recursos e é porque o sistema nem sempre fecha os aplicativos.
Se você deseja fechar os aplicativos em segundo plano, execute as seguintes etapas:
- Acesse as configurações e localize as “Opções do desenvolvedor”
- Clique em “Serviços em execução”, localize aqui os aplicativos que não lhe interessam e que ficam em segundo plano, deixe apenas os que costuma abrir permanentemente, seja uma rede social, aplicativo de mensagens, etc.
- Para fechar, escolha um e clique em “Parar”, ele mostrará um aviso de que o aplicativo pode não parar com segurança
Pare aplicativos do Android
Muitos fabricantes incluíram a partir de versões posteriores ao Android 6.0 uma opção interna para interromper qualquer aplicativo, no Android 10, por exemplo, é possível. Para fazer isso, basta ir até as configurações do telefone e fazer algumas pequenas alterações para que não comecem.
Acesse as Configurações do seu aparelho, clique em “Aplicativos” e procure a opção “Iniciar aplicativos”, aqui ele irá mostrar todos aqueles que iniciam. Se você tem pouca memória e não quer fazer um uso excessivo da CPU, é aconselhável iniciar os aplicativos fundamentais.
Desative os Jogos
Ao usá-lo com títulos da Play Store, o aquecimento é normal, seja da CPU ou da própria bateria, o processador aumenta o consumo e aquece o aparelho como um todo. Nos novos telefones a dissipação é maior , então você não notará que ele superaquece se não jogar por muitas horas seguidas.
A bateria, por outro lado, quando está funcionando permanentemente, fica bastante quente, embora tenha passado de mais para menos nos últimos tempos. O comportamento vai depender se você usa um carregador original ou não, mas também de como você usa seu dispositivo.
Você sempre usa o carregador original
Os telefones vêm com um carregador que é a principal chave para o correto funcionamento , sendo imprescindível utilizar sempre o mesmo e não compatível. Os fabricantes aconselham fazê-lo carregá-lo a qualquer momento, é aconselhável que se você utilizou um tipo compatível, verifique seu comportamento.
Com o original, as cargas costumam ser rápidas e acima de tudo corretas, tudo exceto que a bateria falha e sobreaquece o telefone com o passar do tempo. O principal é usar o carregador com o qual sempre chega , para que você tenha sempre em cima de você se não quiser usar outro fora de casa.
Bateria ruim
Uma das principais causas do superaquecimento é o mau estado da bateria , caso isso aconteça o melhor é levar o aparelho ao SAT (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para troca. Até hoje, os telefones em geral possuem bateria substituível em lojas oficiais.
É perigoso ficar quente?
Se, em casos isolados, a bateria tiver inflado a ponto de estourar em raras ocasiões , é melhor encontrar uma solução no menor tempo possível. A dissipação em novos celulares melhorou, por isso é raro ter passado em vários testes antes de seu lançamento final no mercado, isso acontece com todas as marcas.
A solução é corrigir a bateria se for que, se for outra coisa, o melhor é encontrarmos nós próprios as soluções, seja encerrando as aplicações em segundo plano ou utilizando o carregador original. Sempre consulte o serviço de atendimento ao cliente se não conseguir resolver o superaquecimento do celular.
Controlar a temperatura
Uma aplicação para controlar a temperatura do seu dispositivo é o Monitor de CPU, com esta conhecida ferramenta você pode monitorar outras coisas além do processador, como a bateria e ativar um alarme de superaquecimento. Entre outras coisas, você poderá saber o uso da memória RAM naquele momento e monitorar tudo em tempo real.
CPU Monitor é um aplicativo com uma interface simples , que vai ao básico, que é saber as informações de tudo que você precisa, controlar os diversos parâmetros com widgets e muito mais. Apesar de ser em inglês, não há problema em saber tudo sobre o seu telefone.
Leia Mais: Como Conectar Airpods no Android