O que são Stakeholders?

O que são stakeholders? A definição de stakeholder foi proposta na década de 1980 pelo filósofo americano Robert Edward Freeman e se refere às pessoas ou grupos que são afetados pelas ações de uma empresa.

Este conceito ganha valor se pensarmos que as ações de uma empresa influenciam não só os seus proprietários e trabalhadores, mas também terceiros como os seus fornecedores, a sua concorrência, os seus clientes. Indo mais longe, podemos dizer que as ações da empresa também afetam as famílias de todos esses atores e, em última instância, a sociedade como um todo.

Portanto, antes de tomarmos decisões estratégicas que afetam a empresa, devemos refletir sobre o impacto que elas terão sobre todos esses grupos, pois, caso contrário, poderíamos nos encontrar com consequências indesejadas no futuro. Confira mais detalhes em nosso site.

Que tipos de stakeholders existem?

partes interessadas
Um pouco sobre os stakeholders

São diversos os tipos de stakeholders, pois como vimos, o funcionamento de uma empresa acaba tendo um impacto maior ou menor em toda a sociedade.

Podemos distinguir entre os stakeholders primárias e secundárias e também entre as stakeholders internas e externas.

Stakeholders primários e secundários

Essa classificação se refere à importância dos atores para o funcionamento normal da empresa. Assim, os principais stakeholders são aqueles que são essenciais, uma vez que com ela têm um vínculo econômico direto . Dentro desta categoria, podemos distinguir os seguintes tipos:

  • Acionistas ou acionistas, que fornecem o capital essencial para iniciar a empresa.
  • Sócios corporativos, que compartilham os mesmos interesses relacionados ao lucro.
  • Trabalhadores, que fornecem mão de obra para que a empresa ofereça seus produtos e serviços.
  • Clientes, de cuja existência depende a viabilidade do projeto.

Já os stakeholders secundários são aqueles atores que não possuem vínculo econômico direto com a empresa, mas são afetados por sua atividade. Esta categoria é muito ampla, mas podemos destacar o seguinte:

  • A concorrência: outras empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes aos nossos.
  • O mercado em geral: o exemplo mais claro são as empresas que estão listadas na Bolsa de Valores, mas toda a atividade económica influencia o mercado.
  • Os meios de comunicação: responsáveis ​​por informar sobre a atividade da empresa, têm interesses relacionados com a transparência.
  • Instituições financeiras: são responsáveis ​​por garantir a solvência e a transparência.
  • Fornecedores e subcontratados: embora não trabalhem diretamente na empresa, a sua atividade económica depende dela.
  • Partidos políticos, igrejas e sindicatos, que tenham interesses diversos relacionados à legalidade, respeito aos valores ou direitos sociais e trabalhistas.

Stakeholders internos e externos

Essa classificação é baseada na relação dos stakeholders com a empresa, ou seja, se fazem parte dela ou se são terceiros interessados.

Entre o público interno teríamos proprietários, gestores, trabalhadores, fornecedores e clientes. Em vez disso, os stakeholders externas seriam entidades como a administração pública, concorrentes, defensores do cliente, ambientalistas e outras stakeholders, a mídia, etc.

Stakeholders vs. Acionistas

Às vezes, pode haver alguma confusão entre os termos “stakeholders” e “acionistas”, pois eles não apenas parecem muito semelhantes, mas também estão intimamente relacionados.

Um acionista é um acionista da empresa, ou seja, que possui ações dela. Os acionistas são, portanto, uma espécie de stakeholder.

O envolvimento dos acionistas na empresa é muito direto, pois seus resultados estão atrelados aos seus benefícios econômicos. Em contrapartida, costumam ter grande influência nas decisões da mesma, já que se retirarem o apoio, a empresa não pode funcionar.

Qual é o impacto das stakeholders na empresa?

Nem todos os stakeholders têm o mesmo grau de influência nas decisões estratégicas de uma empresa e também, nem todos se beneficiam ou prejudicam da mesma forma pelos resultados da mesma.

Para avaliar o impacto de um determinado stakeholder na empresa, devemos ter em consideração dois fatores: o impacto nos projetos da empresa e a sua atitude ou postura em relação a eles.

Como vimos anteriormente, alguns stakeholders têm um impacto determinante na definição, execução, aceitação e gestão dos planos da empresa, enquanto outros são mais secundários ou substituíveis. Por exemplo, os fornecedores são frequentemente substituíveis, mas se a administração pública não concede uma licença de atividade, geralmente não há espaço para agir.

Da mesma forma, nem todos os stakeholders são afetados da mesma forma pela atividade da empresa. Os proprietários, trabalhadores e acionistas estão intimamente ligados ao sucesso ou fracasso do negócio, enquanto em outros atores, como a mídia, o impacto é muito mais residual.

No que se refere à atitude ou postura perante os projetos da empresa , temos que ter em mente que existem stakeholders que se beneficiam com os bons resultados da empresa e outros que têm uma relação antagônica. Por exemplo, os acionistas estariam na primeira categoria e as empresas concorrentes na segunda.

Como fazer seu negócio crescer