Uma das perguntas que os leitores deste meio mais me fazem é « O que são ou quais são melhores câmeras DSLR para iniciantes? “Ou ” , qual câmera SLR você recomenda? «.
Normalmente a resposta vai depender de cada caso, pois existe uma câmera ideal para cada fotógrafo. No entanto, pude testar muitos modelos e com essa experiência formei uma opinião bastante sólida sobre as diferentes câmeras digitais que existem hoje. É por isso que este guia em que vou apresentar o que para mim são as melhores câmeras DSLR para iniciantes e amadores hoje.
Embora sejam todas câmeras para fotógrafos amadores, você verá que algumas são extremamente baratas, enquanto outras têm um preço um pouco mais alto por serem classificadas como semi-profissionais. Dito isso, se você está um pouco indeciso, qualquer uma das 16 câmeras que incluo neste guia será perfeita para você. Se tem um orçamento confortável, pode querer optar por um semi-profissional, mas se esta é a primeira vez que pisa no Sindi Cont Blu, ou se tem um orçamento bastante apertado, recomendo que opte por qualquer das opções econômicas que incluo nesta lista com as quais muitos fotógrafos amadores estão conseguindo resultados incríveis.
QUAIS SÃO AS 16 MELHORES CÂMERAS DSLR PARA INICIANTES MOMENTO?
- Canon EOS 4000D
- Nikon D3500
- Canon EOS 1300D
- Nikon D5600
- Pentax K-S2
- Canon EOS 2000D
- Pentax K-70
- Sony A6000
- Canon 250D
- Canon EOS 77D
- Nikon D7200
- Sony Alpha 7 II
- Pentax K-3 II
- Canon 6D Mk II
- Sony Alpha 77 II
- Canon EOS 800D
ANTES DE ESCOLHER UMA CÂMERA
Antes de escolher entre essas melhores câmeras DSLR para iniciantes (ou outras), preciso que você tenha em mente três coisas muito simples, mas importantes, se quisermos fazer as coisas bem:
- Primeiro: não existe melhor câmera. Cada marca e cada modelo oferecem alguns benefícios ou outros. Sim, existem câmeras digitais recomendadas e são elas que vou citar, mas você deve saber que a melhor câmera não existe. Ao ler este artigo, você deve se perguntar qual de todas as câmeras que estou dizendo será a sua, a que está mais próxima do que você está procurando em uma câmera SLR.
- Segundo: O que você quer? O que procura? É importante deixar bem claro quais benefícios são mais importantes para você do que outros. Você está interessado em que a câmera tenha uma tela giratória? Eu preciso ter uma boa gravação de vídeo? Deve ser muito leve para que você possa carregá-lo sem se sentir muito pesado? Tem que ser, antes de tudo, econômico? Essas perguntas o ajudarão a descartar câmeras e a manter aquela que mais se aproxima do uso que você deseja fazer dela.
- Terceiro: Não se deixe intimidar pela terminologia e detalhes técnicos. Recomendo que você deixe este documento aberto durante a leitura, pois nele explico de forma simplificada todos os termos e especificações das câmeras que podem te assustar😉
MELHORES CÂMERAS DSLR PARA INICIANTES
E acrescento “para amadores” porque poderia incluir mais câmeras, muito mais potentes, mas uma boa câmera para um amador é aquela cujo uso tem que ser simples e direto, fácil de aprender, sem complicações. Você precisa de uma câmera reflex simples que facilite a obtenção de fotos impressionantes, e não de uma câmera complexa e pesada com a qual você perca o desejo 🙂, mas também de uma câmera fotográfica com preço muito acessível.
Onde comprar sua nova câmera DSLR? Já experimentei quase todas as lojas mais conhecidas e a minha preferida, neste momento, é sem dúvida a Amazon, por ser aquela que oferece o melhor preço mantendo um nível de garantias, atendimento e devoluções que até agora não tinha visto. qualquer outra loja.
Bem, com isso em mente e sem mais delongas, vamos ver quais são as melhores câmeras DSLR para iniciantes do momento. Em princípio não são encomendadas, mas da lista de 16 câmeras que deixei acima, essas são as 10 que mais recomendo sem dúvida.
1. CANON EOS 4000D
Definitivamente, a câmera SLR mais acessível. Com a 4000D, o pessoal da Canon estabeleceu um recorde para uma câmera SLR acessível, além de ser uma das melhores câmeras DSLR para iniciantes que um fotógrafo amador pode ter hoje.
A Canon ESO 4000D possui todos os recursos que hoje uma câmera decente deve ter: 18 megapixels de resolução (mais do que suficiente), conectividade Wi-Fi para transferir fotos ou controlar a câmera em tempo real a partir do celular. Por falar em celulares, a câmera traz um aplicativo que fica instalado no celular e com o qual o usuário pode avançar no uso de sua câmera Canon 4000D, passo a passo, enquanto o aplicativo o ensina e orienta em cada uma das fases. Uma função muito interessante para quem experimenta o mundo da fotografia SLR pela primeira vez.
A câmera, como disse no início, é uma excelente opção para quem é novo na fotografia SLR começando com um orçamento bastante apertado.
2. NIKON D3500
A D3500 é um dos modelos de câmeras da marca Nikon de maior sucesso, especialmente recomendada para quem deseja dar os primeiros passos na fotografia SLR com uma marca de prestígio como esta. Desta câmera, seu sensor com 24 megapixels, 11 pontos de foco, sensibilidade ISO de até 25.600, edição e retoque de fotos e vídeos da própria câmera sem ter que ir a um computador, gravação de vídeo em Full HD 1080p (com um interessante opção “câmera lenta”), conectividade Wi-Fi para tirar fotos do smartphone e transferir automaticamente as fotos para ele (sem cabos) e uma série de outros recursos. O melhor de tudo é seu preço, que como você verá a seguir, é bastante difícil de encontrar em câmeras DSLR para iniciantes com lente incluída, e inferior à qualidade da D3500.
3. CANON EOS 1300D
A Canon escolheu cuidadosamente os elementos de seus vários modelos de câmera e os juntou nesta pequena mas resistente DSLR chamada 1300D. Nele você encontrará um sensor de 18 megapixels, mais do que suficiente para o uso diário do fotógrafo amador, além de um autofoco baseado em 9 pontos, entre outras características.
A 1300D não só cumpre de forma excelente o que se espera de uma câmera DSLR, como o supera, oferecendo um ISO de até 6.400 (e pode ir até 12.800 forçados), compatibilidade com cartões de memória SD Eye-Fi sem fio e um peso muito pesado. , muito leve, raro para uma câmera SLR tradicional.
Sua maior vantagem? Seu preço, difícil de equiparar aos benefícios que oferece. Se você quiser conhecê-los todos, nós falaremos sobre eles nesta análise.
4. NIKON D5600
Se você quiser dar um passo adiante como fotógrafo amador, a Nikon D5600 pode ser uma boa candidata. Ele não só tem todos os recursos do modelo anterior que acabei de mencionar, mas também oferece ao seu proprietário impressionantes 39 pontos de foco que tornam o foco rápido muito mais fácil, uma tela LCD giratória de 3 polegadas e touchscreen para ver você bem enquanto tira autorretratos ou fotos / vídeos em casal ou em família, um ISO que vai até 25.600, ideal para fotografar em condições de falta de luz, velocidade de disparo de até 5 fotos por segundo e alguns outros extras como Wi – Conectividade Fi, Bluetooth, NFC, etc.
Uma câmera mais do que ideal para o fotógrafo ávido que procura uma SLR amadora premium que dure por muito tempo. Aqui você pode descobrir mais sobre por que a Nikon D5600 é uma aposta de longo prazo.
Antes de continuar, se por algum motivo, você tem certeza de que sua marca é Nikon, não perca esta lista das melhores câmeras reflex da Nikon que também preparei para você.
5. PENTAX K-S2
A Pentax K-S2 é uma proposta que surpreende pela quantidade de funcionalidade que traz ao fotógrafo, dentro da qual é uma câmara que não ultrapassa os 650 EUR. Encontramos 20 megapixels de resolução, tela dobrável de 3 polegadas, sensibilidade ISO de até 51200, conectividade Wi-Fi e NFC para conectá-lo ao smartphone ou tablet e, assim, poder controlá-lo remotamente, bem como transferir as fotos em tempo real, entre muitas outras funcionalidades
Como é de praxe nas câmeras desta marca, a Pentax K-S2, apesar de seu preço barato, é uma câmera “lacrada” contra as condições climáticas adversas. Independentemente da chuva ou poeira, a câmera foi projetada para suportar esse tipo de situação.
6. CANON EOS 2000D
No degrau acima do 4000D, encontramos a Canon EOS 2000D. Ele oferece um sensor de 24 megapixels, 9 pontos de foco automático, conectividade Wi-Fi e NFC para transferir fotos para o celular ou tablet e controlar a captura remotamente e uma tela de 3 polegadas (um pouco maior que a da Canon EOS 4000D) são seus principais forças.
7. PENTAX K-70
A frase ‘alto desempenho por um preço baixo’ descreve esta câmera perfeitamente. É um verdadeiro “versátil” que, com seu corpo lacrado, resiste a todas as condições de poeira, chuva e umidade sem piscar. Seu sensor oferece 24 megapixels, o que para uma SLR amadora é ultrajante, junto com uma sensibilidade ISO de 102.400 ISO com a qual você pode tirar fotos super nítidas mesmo à noite ou quando há pouca luz.
Pentax é uma grande marca com mais de 100 anos de experiência e alguns modelos de câmeras SLR famosas por sua robustez e durabilidade. Portanto, se você optar por esta câmera, terá uma câmera para se divertir. Quer saber mais sobre esta Pentax K-70?
8. SONY A6000
Tecnicamente, esta câmera não é uma SLR como tal, mas cairia na categoria de câmeras “sem espelho”. Mesmo assim, incluí-a nesta lista por ter sido uma das câmeras que mais revolucionou o mercado de câmeras fotográficas.
Por ser uma câmera sem espelho, a Sony A6000 é uma câmera que pesa infinitamente menos que as tradicionais SLRs, mantendo a vantagem de possuir lentes intercambiáveis entre outras vantagens.
Entre os pontos fortes do Sony A6000, destaco as suas resoluções de 24 megapixels, o seu estabilizador óptico com o qual irá garantir fotografias totalmente nítidas e, acima de tudo, o seu peso incrivelmente pequeno para uma câmara com estas características. Saiba mais sobre o Sony A6000 em nossa análise.
Antes de continuar, uma coisa rápida que pode interessar a você: acabamos de lançar FOTOGRAFIA SEM SAIR DE CASA, um novo formato digital com o qual colocamos à sua disposição 101 exercícios de fotografia que você poderá praticar no conforto de sua casa. Agora que estamos bloqueados e com esta situação um pouco estranha, você pode querer dar uma olhada ( disponível aqui ).
Dito isso, voltamos ao assunto …
Obviamente, esta câmera assume total compatibilidade com uma ampla gama de lentes da marca Sony com este suporte para câmera.
9. CANON EOS 250D
Uma das principais desvantagens das câmeras SLR geralmente é seu peso excessivo e dimensões volumosas. A Canon 250D é uma das poucas câmeras SLR digitais que conheço que combina desempenho altamente avançado com um corpo SLR extremamente pequeno (para uma câmera SLR). Na verdade, acho que a Canon 250D sustenta o título de câmera SLR mais leve do mundo. E acredite, quando você realmente gosta de fotografia e quer passar muito tempo com sua câmera SLR, você começa a agradecer pelo baixo peso.🙂
Apesar de seu pequeno peso e ser uma câmera para o usuário amador, a Canon 250D possui alguns recursos que a aproximam de um mid-range quase “profissional”. Possui 24 megapixels, tela dobrável, ideal para selfies ou para fotografar de ângulos complicados (também é touch), conectividade Wi-Fi e Bluetooth para conectar ao tablet ou smartphone ou para poder fotografar à distância.
Como se tudo isso não bastasse, a Canon 250D são as pouquíssimas câmeras SLR nesta faixa de preço que incorporam vídeo 4K.
A Canon 250D é uma das minhas recomendações mais recorrentes, e não poderia faltar nesta lista das melhores câmeras DSLR para iniciantes.
10. CANON EOS 77D
Sem se tornar muito profissional, a Canon EOS 77D já pertence à categoria melhores câmeras DSLR para iniciantes um tanto “avançadas”: resolução de 24 megapixels, 45 pontos de foco, tela inclinável, vídeo Full HD “slow motion”, estabilização de imagem de 5 eixos em vídeo, e, claro, conectividade Wi-Fi e Bluetooth. Quer saber mais sobre esta Canon EOS 77?
11. NIKON D7200
Esta não é uma câmera SLR, mas sim uma fera off-road. Suas características a tornam digna de uma classificação bastante profissional, mas é oficialmente classificada como uma câmera amadora “avançada” ou semi-profissional.
Entre suas características, acho que vale a pena mencionar seus 24 megapixels, seu ISO de até 25.600, seus 51 pontos de foco automático que a tornam uma das SLR mais rápidas na focagem, seus 2 slots para cartão de memória, muito úteis para registrar as fotos em um cartão e backup para um segundo cartão no caso do primeiro falhar ou algo assim, seu vídeo Full HD 1080p compatível com câmera lenta (gravação em câmera lenta) e sua velocidade de disparo contínuo de 7 fotos por segundo (a que tira fotos mais rápidas neste lista inteira).
Outro detalhe interessante desta câmera digital é o tamanho do seu sensor, que sem ser um sensor “Full Frame”, é um sensor significativamente grande para uma câmera reflex nesta faixa. E já sabemos que um grande sensor significa fotos com maior nível de qualidade fotográfica.
12. SONY ALPHA 7 II
Mais uma proposta “mirrorless” da Sony, desta vez numa categoria quase profissional, já que se trata de uma câmera “Full Frame” ou full frame. Estes tipos de câmaras caracterizam-se por possuírem um grande sensor, o que significa uma qualidade fotográfica superior, geralmente reservada apenas para a área profissional em câmaras superiores a R$ 12.000.
Outro aspecto “bestial” da câmera é sua estabilização. Hoje em dia, o fato de uma câmera oferecer qualquer tipo de estabilização ótica já é um luxo. Bem, o Sony Alpha 7 II oferece 5 eixos … atenção … estabilização.
13. PENTAX K-3 II
Se você é um daqueles que gosta de levar a câmera em excursões, viagens e, às vezes, em circunstâncias extremas, a Pentax K-3 II é a sua câmera. Bem, é um dos poucos que, a um preço ainda razoável, oferece chassi de aço inoxidável, corpo em liga de magnésio, GPS embutido para geo-etiquetar automaticamente suas fotografias e até funcionalidades voltadas para fotografia astronômica se você for um amador à fotografia de céus noturnos.
De resto, a câmara possui todas as funcionalidades que qualquer câmara da sua gama deve oferecer: estabilizador de imagem, possibilidade de adicionar um cartão Wi-Fi para ligar a câmara a um dispositivo inteligente e a resolução de 24 megapixels que habitualmente caracterizam as câmaras. deste intervalo.
14. CANON EOS 6D MK II
Esta câmera não é para todos, mas se a fotografia é um investimento profissional e também um hobby para você, a Canon 6D MK II pode ser uma ótima opção para qualquer fotógrafo em busca de uma câmera “definitiva”.
A Canon 6D MK II impressiona com seus 26 megapixels, 45 pontos de foco automático e vídeo 4K, ideal para quem deseja usá-la também para momentos cinematográficos. Além disso, para aqueles momentos em que você precisa tirar muitas fotos com extrema rapidez, a Canon 6D MK II oferece um processador capaz de capturar 6,5 fotos por segundo.
Na longa lista de funcionalidades desta câmara, destaca-se também a sua estanquidade aos climas adversos, a sua conectividade Wi-Fi / NFC, bem como o seu módulo GPS já incorporado, graças ao qual a própria câmara é responsável por etiquetar geograficamente as fotos você pega.
15. SONY ALPHA 77 II
Embora tenha alguns anos, a Sony Alpha 77 II (ou Sony A77 II) ainda é uma boa opção para os amadores que procuram uma câmera SLR com recursos e desempenho próximos aos da categoria profissional: 24 megapixels, embutido estabilizador de imagem, sistema autofoco com incríveis 79 pontos, tela dobrável, entre outros.
Sendo Sony Alpha, oferece compatibilidade com todas as lentes Sony nesta montagem.
16. CANON EOS 800D
Esta câmera é a evolução de sua irmã, a 750D. Neste caso, a Canon 800D mantém todas as propriedades de seu antecessor e também nos oferece algumas funções que melhoram seu desempenho. Resolução impressionante de 24+ megapixels, 45 pontos de foco, disparo contínuo de até 6 qps e AF rápido e eficiente.
Também possui uma tela giratória e sensível ao toque (ideal para autorretratos), filtros criativos, conexão de flash sem fio e extras ímpares como os modos Timelapse ou HDR, entre outros. Você pode descobrir todos os recursos desta Canon EOS 800D neste teste que fizemos.
ESCOLHA SUA CÂMERA REFLEX – Melhores câmeras DSLR para iniciantes
Aí está, 16 das melhores câmeras DSLR para iniciantes com as quais você pode começar no mundo, todas de marcas que gozam de uma fama muito boa, e algumas, além dos benefícios, têm a vantagem de ter um preço muito acessível.
Se você se sentir um pouco hesitante, preste atenção à síndrome da “paralisia por análise”. Muitos usuários passam meses e meses decidindo por uma câmera e, com o passar do tempo, esquecem que o que eles realmente amam não é escolher um modelo entre as melhores câmeras DSLR para iniciantes, mas tirar fotos.
Se você está nessa época também, a câmera que você sonhou está acima, entre as que acabei de recomendar, está esperando você para torná-la sua 🙂. Agora, se você percebeu que uma câmera SLR não é o que você está procurando, recomendo que dê uma olhada em nossa recomendação para as melhores câmeras compactas.
Não perca mais tempo e vá atrás do que mais gosta: tirar fotos.