Como ser mais produtivo nos estudos

Para aprender como ser mais produtivo nos estudos, você precisa considerar uma série de situações que têm relação direta com o seu dia a dia. Ou seja, não basta simplesmente sentar, relaxar e ler. É preciso observar a sua rotina como um todo para que, somente depois disso, você possa encontrar bons caminhos para estudar.

Mas não se preocupe. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o assunto para que você possa, enfim, começar a estudar de maneira mais efetiva. Chega de decoreba!

Como ser mais produtivo nos estudos – Relaxe!

Antes de mais nada, é preciso entender que sem relaxamento, não há fluxo para estudos. Para estudar, você precisa estar confortável. Você precisa estar em um ambiente focado e determinado. Caso contrário, não será possível se concentrar naquilo que realmente importa.

Embora precise de muita transpiração, ainda assim, é preciso que seus estudos sejam feitos de maneira calma. Estudar com mil e uma outras coisas na cabeça, não vai fazer você sair do lugar. Muito pelo contrário: você fará todas as coisas mal feitas, com a impressão de que está sendo produtivo. Quando não está.

Portanto, relaxe. Crie momentos para estudar e coloque isso na rotina.

Como ser mais produtivo nos estudos – Estude por bloco de tempo

Uma dica muito interessante para quem está buscando maneiras viáveis e interessantes para estudar com mais produtividade, é: estude por blocos de tempo. Ou seja, ao invés de você separar duas ou três horas corridas para estudar, separe os estudos em blocos de tempo no meio desse período.

Entre um capítulo e outro ou entre uma vídeo aula e outra, você precisa colocar a dica número um deste artigo em prática: relaxe! Sim, o seu cérebro, embora muito poderoso, não é uma máquina. Ele precisa de espaços de tempo suficientes para que, assim, você possa estudar de maneira dinâmica e inteligente.

Estude por 15 minutos, pause por 10. Estude mais 15, e pause mais 10. E assim por diante. Não crie blocos de tempo gigantescos. Isso somente vai dar a impressão de que você está sendo produtivo. Mas na verdade, não está.

Muitas vezes, um capítulo inteiro poderá ser absorvido de maneira muito mais inteligente, quando você divide isso por blocos de tempo e coloca pausas no meio. Com pausas, o cérebro respira e estará sempre aberto para novos lastros de conhecimento.

Como ser mais produtivo nos estudos – Use óleos essenciais

Outra dica bem interessante de como ser mais produtivo nos estudos, é usar óleos essenciais para ajudar a criar um clima de produtividade. Ou seja, você pode usar óleos essenciais de vários cheiros para aromatizar o ambiente e deixá-lo mais propício aos estudos.

Quanto mais confortável o seu corpo e mente estiverem, melhor será para a sua postura como estudante. Dificilmente você conseguirá ter um bom proveito nos estudos, quando um monte de coisas estão incomodando. Às vezes, você sequer percebe que coisas são essas. E um ambiente tranquilo e propício, claro, é um bom ponto de partida.

Os óleos essenciais de lavanda são ótimos para gerar concentração e foco. Fica a dica!

Como ser mais produtivo nos estudos – Repasse o conteúdo

E por fim, uma dica fundamental: repassar o conteúdo. Sim, você não pode simplesmente ler e pronto. É preciso, de fato, estudar aquele conteúdo. E uma forma de fazer isso, é explicá-lo para você mesmo em frente ao espelho. 

Se preferir, poderá até mesmo convidar um amigo para fazer a explicação do conteúdo. Assim, vocês dois se ajudam e o conteúdo é muito mais facilmente absorvido. Afinal, há uma forte criação de lastros quando você compartilha o conteúdo com alguém.

Bora estudar!