Como montar um banho e tosa? Quais são os erros que podemos evitar na hora da montagem de um negócio como esses? É sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje.
Ao operar em um dos setores de crescimento mais rápido do mercado brasileiro, existem alguns erros e algumas escolhas que, se feitas, podem colocar seriamente em risco o seu negócio.
É algo que infelizmente a maioria dos empreendedores aprendem da maneira mais difícil, e que você precisa ter em mente quando decidir abrir seus negócios, porque seu sucesso depende, em grande parte, pelo que você está prestes a ler.
Se você acha que está pronto para saber como montar um banho e tosa, existem 4 erros muito graves, dos quais você deve evitar com todas as suas forças. A penalidade é o fracasso no mercado.
Leia com a gente e saiba quais são esses 4 erros de como montar um banho e tosa!
1) Ter custos fixos muito altos
Parece óbvio e é óbvio, mas muitas vezes é comum ouvir que as margens de lucro, no final do mês, são muito estreitas.
Você começa a se perguntar “mas por que, mesmo operando em um setor para onde vai o dinheiro, me encontro em dificuldades no final do mês?”
Você faz um tour pela loja e vê:
- Quilômetros de prateleiras com rações e acessórios das mais diversas marcas, talvez até prestigiadas e cobiçadas, que parecem estar ali há meses para apanhar ar;
- Obviamente a loja é enorme e cheia de espaços abertos porque vamos encarar, a velha corrida para quem tem a loja maior sempre esteve em voga entre os “empresários” antiquados;
- Também existe algo como 25% da área total (já enorme) que serve de armazém onde ecoa um ar místico e sombrio, porque há coisas velhas dentro de talvez de dois ou três meses;
- 3 ou 4 vendedores sentados atrás do balcão, enquanto os clientes vagam entre os produtos;
Temos que continuar ou você entendeu porque não chega bem ao final do mês? Se tiver uma porcentagem muito alta do que você tira para cobrir custos fixos exorbitantes, você nunca conseguirá um real desta loja, certo?
Portanto, caso queira saber como montar um banho e tosa de maneira eficaz, tem que fazer exatamente o contrário. Ter uma pequena loja, com uma excelente gestão de custos.
Loja administrável por uma pessoa + baixo custo de estoque e gerenciamento = Maior lucro no final do mês (sem ter que aumentar os preços de varejo).
2) Escolher produtos de maneira errada
Vou dar um exemplo: em qualquer pet shop, com certeza você encontrará rações de diferentes marcas conhecidas pela qualidade.
O fato de muitas rações serem de excelente qualidade, no entanto, não nos dá a certeza de que ambos venderão bem. Explicando: para além dos números, cada localidade tem “gostos” e “tendências” na escolha dos alimentos dos nossos amigos de quatro patas e o risco é ter uma pilha de mercadorias em estoque por meses.
Consequentemente, é bom ter isso em mente caso queira saber como montar um banho e tosa que venda produtos de pet shop: é inútil estocar as melhores marcas se estas não forem as marcas preferidas pelos clientes!
Para que a loja tenha sucesso, é necessária uma personalização muito precisa da oferta comercial em relação ao local.
Como isso pode ser feito? Através de uma criteriosa pesquisa de mercado antes da abertura da loja, que continua nos primeiros meses de abertura.
3) Não investir no treinamento de quem está atrás do balcão
Como montar um banho e tosa ou abrir um pet shop e ter sucesso se quem trabalha no local não tem experiência e não sabe aconselhar e orientar o cliente na compra do produto mais adequado e específico (ração, acessório, etc.) para os requisitos ou patologias do animal?
Além do amor pelos nossos amigos de quatro patas (que é um requisito essencial), a competência em uma loja é um valor agregado no qual você deve se concentrar muito, e o motivo é muito simples:
- Maus conselhos (mesmo se dados sem más intenções) podem deixar um animal infeliz ou doente;
- Um animal infeliz cria um cliente insatisfeito;
- Um cliente insatisfeito cria, com o tempo, uma loja vazia.
É necessário que quem esteja atrás do balcão esteja ciente disso e, sobretudo, que esteja preparado e treinado de forma impecável. Esta formação vem inevitavelmente de quem já possui uma grande experiência no setor e está disposto a transmitir o seu “know how” aos novos no mercado.
Oferecer um diferencial como um curso de adestramento de cães é uma boa opção de aperfeiçoamento profissional para aqueles que trabalham em seu banho e tosa!
4) Falta de contato com os clientes
Por último, o quarto erro de como montar um banho e tosa, é a falta de contato com seus clientes. As feirinhas são a melhor forma de estar perto dos clientes.
Um cliente entra em sua loja, compra um pacote de ração para o gato, sai e vai embora. Terminou certo?
Nada mais errado. Você não entra no coração e nas preferências de uma pessoa simplesmente se limitando a essa troca.
O cliente, além de ter que ser seguido com cortesia (mas isso, novamente, é óbvio), deve poder ter um contato muito mais direto com as filosofias e iniciativas da loja.
Para isso, arme-se com paciência, porque a melhor forma de criar e fortalecer essa ligação é estar presente, propor e lançar iniciativas e colaborações que permitam uma maior interação entre a loja e o cliente final.
Feiras, eventos, colaborações com veterinários e formadores, organização de encontros de informação sobre a criação de animais são apenas algumas das formas de melhorar o contato e a experiência com as pessoas que entram na sua loja.
Faça o seu melhor e lembre-se sempre de que uma palavra ou gesto amável pode entrar no coração das pessoas e fazer você pular da “loja da esquina” para a “minha loja de confiança”.
Agora que já sabe quais são os erros mais comuns cometidos de como montar um banho e tosa que também pode funcionar como pet shop, busque evita-los e tenha um caminho mais curto para o seu sucesso dentro desse mercado que está em constante expansão!
Até a próxima!