Como administrar um hotel grande ou pequeno? Gerenciar um hotel representa um dos desafios mais satisfatórios que você pode enfrentar, um hotel tem diferentes aspectos que você deve administrar para garantir seu sucesso e crescimento constante, você deve ser um gerente aberto à tecnologia, ao uso de estratégias e ao treinamento constante de tanto seus funcionários como ele mesmo.
Apresentaremos 7 estratégias essenciais sobre como administrar um hotel grande ou pequeno, que influenciam a boa gestão hoteleira e o seu crescimento constante, que não só garantem o correto funcionamento do estabelecimento, mas também aumentam a sua rentabilidade e prestígio.
7 Estratégias para administrar um hotel grande ou pequeno de forma profissional
Já ouvimos várias vezes alguns gerentes de hotéis falarem sobre como é fácil administrar um hotel grande ou pequeno de forma profissional, e que não existem estratégias para isso, é apenas contratar qualquer tipo de funcionário e aguardar a chegada dos hóspedes. Nada mais fora da realidade.
1. A chave está no atendimento ao cliente.
Uma das estratégias mais importantes na gestão de um hotel está na forma como o administrador e sua equipe tratam os hóspedes, atenção preferencial, com respeito, empatia e muita gentileza, gera um estado de conforto, tranquilidade e alegria, onde fatores como preço Pegue um lugar atrás.
2. Treine seu time.
O seu time o ajudará a administrar um hotel grande! Escolher a equipe certa para o seu hotel é essencial, mas estamos cientes que muitas vezes não é possível contratar pessoal especializado em atendimento ou com conhecimento em gestão hoteleira e estratégias de vendas, muitos hotéis são pequenos ou boutique ou motéis.
Pelas razões explicadas anteriormente, contratamos pessoas com pouco conhecimento sobre o mundo da hotelaria e isso pode ser uma faca de dois gumes para o nosso hotel, por isso você deve treinar constantemente seu pessoal na gestão de um hotel, desde generalidades a temas especializados de reservas, canais, gestão de hóspedes e fidelização.
3. Seja um líder e não um chefe.
Um erro muito comum na administração de um hotel é ser um chefe autoritário, forte e empático, por isso encontramos uma rotatividade de pessoal constante, o hotel não costuma ser estável e o tempo investido no treinamento dos funcionários é constantemente desperdiçado. isso geralmente acontece é a má gestão de pessoal que o gerente ou administrador do hotel possui, desde maus tratos, pouca paciência e falta de comunicação.
É de vital importância ser líder, ajudar a melhorar os processos que o staff executa, sempre com boa atitude, mostrando-lhes que se o hotel crescer, todos irão crescer, cumprindo promessas e incentivando as realizações dos colaboradores com o tempo livre ou dinheiro extra.
4. Ouça a opinião de seus convidados.
Nunca dê por certo que você oferece um bom serviço, só seus clientes podem dizê-lo e você deve aprender a ouvir, processar e aplicar as sugestões, ninguém mais conhece a experiência que vive no hotel do que os próprios hóspedes.
Crie pesquisas de satisfação, pergunte como eles se sentiram, quais os inconvenientes que encontraram, mostre que você tem interesse em melhorar e quer conhecer as deficiências do hotel, todas as informações que você puder coletar serão ouro puro na hora de melhorar.
5. Use estratégias de crescimento.
De nada adianta ter um hotel sempre meio vazio, sua prioridade deve ser encher o estabelecimento todos os dias, para isso você deve começar a usar estratégias de marketing e crescimento.
O ideal seria contratar um especialista em marketing para te ajudar com essas questões, mas muitas vezes não podemos nos dar ao luxo de investir em pessoal especializado, por isso existem muitas maneiras de começar a crescer sem ter que ser um especialista, só você precisa seja constante e não desista.
Vamos conhecer 3 estratégias de crescimento que você pode aplicar facilmente.
6. Alugar um hotel é uma boa opção
Atualmente existem muitos hoteleiros que optam por alugar seus hotéis para garantir uma renda fixa mensal em dinheiro independentemente da ocupação, embora para muitos hoteleiros esta opção não seja muito lucrativa, pois independentemente de haver um grande número de clientes no hotel e está produzindo muito dinheiro, você continuará com uma taxa fixa, mas por outro lado, se o hotel tiver pouca ocupação e as vendas não atingirem um limite de rentabilidade, você obterá seu rendimento estável.
Se quer saber se é rentável investir para alugar, visite o artigo onde lhe oferecemos informações e conselhos práticos que pode aplicar no mundo da hotelaria.
-
- Canais de uso: Canais como booking, Airbnb ou hotels.com são uma excelente estratégia de crescimento, atualmente um grande número de usuários reserva através dessas plataformas e se você não estiver por lá não fará parte desta grande revolução.
- Crie redes sociais: as redes sociais se tornaram mais um canal de vendas essencial em qualquer estratégia de marketing atual, comece criando Facebook, Instagram e se possível YouTube, monte conteúdo de qualidade, fotos, vídeos e aos poucos promoções e cupons que podem resgatar em seu hotel .
- Crie um site: um site tem grandes vantagens na hora de promover seu hotel, você pode gerar reservas sem comissão como acontece nos canais, e embora pareça caro hoje você pode criar um site de graça com a ajuda do Wix e do WordPress. Quando tudo começar a crescer, você pode atualizar para um site profissional.
6. Otimize processos com software especializado em hotéis ao administrar um hotel grande.
É incrível encontrar hotéis mesmo usando planilhas, papel e lápis, isso não só é complexo de gerenciar, analisar e entender, mas demora muito para realizar todo o processo de revisão de cada turno, receitas, despesas e estoque.
Um software hoteleiro resolve todos esses processos de otimização e gestão ao administrar um hotel grande, pois automatiza todos os processos de cálculo reduzindo a margem de erro, entrega a informação facilmente em longos períodos para ter uma visão rápida do desempenho do hotel sem perder muito tempo.
7. A lealdade é a estratégia vencedora ao administrar um hotel grande ou pequeno.
A estratégia vencedora é a lealdade, fazer com que um hóspede volte ao hotel a cada visita à cidade é o marco mais importante na gestão hoteleira, deve-se desenvolver estratégias como descontos no check out para a próxima visita, coquetel, suco ou lanche de boas-vindas.
O importante é tentar devolver o hóspede, um cliente satisfeito é a estratégia de marketing mais eficaz, receberá recomendações, futuras visitas e bons comentários.
Os 3 erros que cometemos ao administrar um hotel grande ou pequeno
Por mais que tenhamos experiência em gestão hoteleira, existem 3 erros que com certeza cometeu e nos quais não pode voltar a ter uma recaída se pretende garantir o sucesso ao administrar um hotel grande ou pequeno.
O mais importante é aprender com cada experiência, ver os erros como aprendizado e tentar não cometê-los novamente.
-
-
- 1) Pessoal mal treinado: o pessoal do seu hotel é a cara disso, eles devem ter um preparo mínimo no atendimento e saber enfrentar os problemas que aí surgem, caso contrário teremos um hóspede insatisfeito.
- 2) Não ofereça nenhum acréscimo: muitas vezes para maximizar os lucros não encontramos a parede mais forte para derrubar, lealdade, você deve tentar oferecer algo mais aos hóspedes que estão lá para esperar que eles voltem no futuro ou recomendem nós.
- 3) Não divulgue: Estamos atualmente na era da tecnologia, existem milhares de canais, redes sociais e mídias digitais onde podemos divulgar o nosso hotel e começar a ser reconhecidos, ao não fazer isso você fica atrás da concorrência.
-
Curtiu o nosso post sobre como administrar um hotel grande em nosso site? Compartilhe em suas redes sociais!