Gostaria de saber sobre como adicionar um dispositivo Xiaomi no Alexa? Você comprou um aparelho Xiaomi (ou de outra marca) e deseja incluí-lo no ecossistema de automação residencial da sua casa, mas não sabe como? Não importa se você trabalha com Alexa ou com o assistente do Google (com o qual a Xiaomi trabalha em produtos como o Mi Smart Speaker). Se o dispositivo for inteligente, aqui está como adicionar dispositivos do ecossistema Xiaomi passo a passo de uma forma simples.
Adicionar um dispositivo Xiaomi no Alexa
Independentemente do assistente que temos para o ecossistema da nossa casa, se o produto for da Xiaomi precisamos de um aplicativo que sirva de ponte para podermos adicionar um dispositivo a qualquer assistente, seja ele Google ou Alexa. Mi Home é o nome do aplicativo Xiaomi que permite adicionar qualquer dispositivo inteligente desta marca à nossa casa e também controlá-lo.
Por outro lado, alguns dos dispositivos só podem ser adicionados e usados por meio deste aplicativo, portanto, o download é essencial. Mi Home é um aplicativo semelhante ao Alexa ou ao Google Home.
- O primeiro passo para tornar tudo mais fácil é adicionar Mi Home ao Alexa, sim, antes de vincular qualquer dispositivo. Vamos simplesmente pesquisar a habilidade Mi Home no Alexa e fazer o download aqui.
- Assim que o tivermos, passamos para a segunda etapa, adicionando o dispositivo Xiaomi ao Mi Home para começar a criar nosso ecossistema. Esta etapa será diferente para cada dispositivo, pois cada um requer uma rotina diferente para o emparelhamento. O método para isso pode ser encontrado nas instruções de cada dispositivo Xiaomi (também se aplica a dispositivos de outras marcas).
Com o dispositivo já vinculado, vamos ao aplicativo Alexa e veremos que quase imediatamente o próprio aplicativo nos dirá que detectou um novo dispositivo Mi Home e nos dará a opção de adicionar o dispositivo ao Alexa. Ao vincular Mi Home ao Alexa a primeira etapa, veremos que se torna muito mais fácil adicionar um dispositivo Xiaomi ao nosso ecossistema Alexa.
O que descobrimos ao adicionar alguns dispositivos Xiaomi ao Alexa é que muitos dos parâmetros a serem tocados não podem ser feitos a partir do Alexa. Isso implica que, como vemos no exemplo do aspirador Xiaomi, este dispositivo só pode ser ligado ou desligado através de Alexa, mas não podemos colocá-lo em funcionamento para limpar ou tocar em qualquer outro parâmetro, o que torna alguns aparelhos Xiaomi apesar de serem capaz de adicionar estes ao Alexa, esta ação não é muito útil, tendo em conta a diversidade de parâmetros que nos permite manipular o dispositivo a partir da Minha Casa.
Parâmetros como a posição do dispositivo, seu status, nível de bateria, espaço , seleção do tipo de programa de limpeza … etc.
Mas e se não quisermos adicionar nosso dispositivo Xiaomi ao Alexa, mas ao assistente do Google?
Adicionar um dispositivo Xiaomi no Google Home
Finalmente, devemos lembrar que essas etapas são projetadas para adicionar um dispositivo Xiaomi no Alexa ou Google Home. No caso de dispositivos não Xiaomi, teremos que observar as etapas especificadas pela marca de cada dispositivo. Ainda assim, geralmente é necessário como os dispositivos Xiaomi que estão conectados à mesma rede Wi-Fi.
Em alguns, será necessário um aplicativo específico para o referido produto, como acontece com o Xiaomi e o Mi Home, portanto, teremos que adicionar o referido dispositivo ao seu aplicativo e isso por meio de uma habilidade do Alexa. O Google não trabalha com habilidades, então ele simplesmente detectará dispositivos inteligentes que estão conectados à mesma rede Wi-Fi (previamente adicionada ao aplicativo usado para aquele dispositivo) e permitirá que você os conecte.
Além disso, se usarmos o mesmo e-mail para Mi Home e Google Home, quando vinculamos um dispositivo ao primeiro aplicativo, ele está vinculado não apenas a este, mas também à conta do Gmail que você usa, portanto, é o mesmo em ambos aplicativos, o segundo vai mostrar que o aparelho está diretamente vinculado, já que está vinculado à sua conta e é com ele que o Google Home trabalha para o seu funcionamento.
Isso é muito prático, porque torna muito mais fácil e rápido adicionar dispositivos Xiaomi ao Google Home. Além disso, ao contrário do Alexa, quando o Google atua como assistente nos dispositivos Xiaomi, permite ao usuário mais controle sobre alguns dispositivos. Em alguns casos, ele não tem as ferramentas de controle que Mi Home tem sobre eles, mas nos dá algumas que tornam muito mais útil adicionar um dispositivo Xiaomi a este assistente e não a Alexa.
Um exemplo claro é o aspirador Xiaomi, que enquanto no Alexa como vimos, só permite desligar e ligar o aparelho (não colocá-lo para limpar) no Google Home podemos ligar o aparelho fazendo-o iniciar a sua rotina de limpeza, bem como enviá-lo de volta para a base de carregamento.
Esperamos que este artigo sobre como adicionar um dispositivo Xiaomi no Alexa tenha sido útil para você. Lembramos que em Tecnologia encontrará mais informações úteis.