Todo criador de conteúdo nas redes sociais compartilha do mesmo desejo: ter um conteúdo seu viralizado na internet.
Quando um conteúdo seu viraliza, isso não apenas faz com que seu alcance aumente e você receba seguidores, mas faz com que seu nome seja conhecido e – se você souber como trabalhar esse alcance – você se torne uma verdade autoridade em seu nicho.
Porém, não existe uma fórmula secreta para viralizar um post. O que existe é teste, análise a aplicação de tendências que funcionam.
E é isso que vamos te mostrar hoje: os 3 tipos de conteúdos que são mais propensos a viralizar dentro do Instagram, mesmo que você não possua uma consultoria de marketing digital! Mas antes… vamos entender melhor do que se trata isso!
O que é um conteúdo viral?
Normalmente, entendemos por conteúdo viral um conteúdo que recebe um alcance muito grande graças ao aumento de compartilhamentos.
Porém, isso pode ser muito subjetivo!
Afinal, se você possui um alcance médio de 2 mil visualizações em seus conteúdos na internet e, graças a muitos compartilhamentos de um conteúdo, você teve um vídeo que alcançou 50 mil visualizações isso significa que seu vídeo se tornou viral?
Infelizmente, a resposta é não! Isso porque o que entendemos como um conteúdo viral é aquele conteúdo que está todo mundo comentando ou vendo em todo lugar.
Você está na fila do banco e vê uma pessoa vendo aquele vídeo. Entra no seu Facebook e um amigo seu acabou de compartilhar o vídeo. Acessa o Instagram e alguém te mandou o vídeo por DM. Chega em vasa e alguém comenta sobre o vídeo que viu hoje nas redes sociais…
Porém, nem sempre basta ter números para ser considerado um conteúdo viral, especialmente em tempos como o de hoje, em que há um grande números de pessoas produzindo conteúdo e alcançando milhões de pessoas diariamente.
Por isso, a definição de conteúdo viral se transformou em conteúdo que vira uma notícia.
Ou seja, é um conteúdo que, de alguma forma, foi reproduzido tantas vezes que acabou se tornando uma notícia e começou a ser propagado em outros meios.
Mas agora que você sabe disso, deve estar se perguntando “o que eu faço para meu conteúdo ter esse potencial viral?”. E é isso que vamos te mostrar com os 3 tipos/formatos de conteúdos que mais viralizam!
#1: Humor
Quando falamos em conteúdo viral é quase automático que todo mundo pense em um vídeo engraçado que circulou por toda a internet. E real o humor é aquele que mais tem potencial para se tornar um conteúdo viral.
Não é a toa que os maiores influenciadores de 2020, foram pessoas descobertas em vídeos de humor dentro do TikTok e, depois, nos reels do Instagram!
Porém, o que faz um conteúdo de humor viralizar e outros não?
O principal diferencial é a capacidade de conectar as pessoas. Um conteúdo de humor precisa ser algo acessível, ou seja, que as pessoas entendam facilmente e com o qual elas possam se identificar.
Seja algo que aconteceu com elas ou que aconteceu com alguém próximo a elas. É preciso que a pessoa se identifique e enxergue que aquilo é real para que gere uma conexão e, claro, a vontade de compartilhar.
Normalmente o humor conecta as pessoas por aquela sensação de “eu não sou a única pessoa que pensa isso” ou “eu não sou a única pessoa que passou por isso”.
#2: Alerta e informativo
Outra forma de você conectar as pessoas com um conteúdo é mostrando um grande valor que ele tem para um problema sério.
Esses são os conteúdos informativos e que servem de alerta para o público.
Normalmente, esses conteúdos viralizam com mais força quando são temas que ainda foram pouco abordados ou que as pessoas de determinado grupo não possuíam conhecimento acerca daquele assunto.
Um conteúdo de alerta ou informativo com potencial de viralizar precisa despertar na pessoa que está vendo o sentimento de que mais pessoas precisam saber daquilo também.
Normalmente, eles são conteúdos mais sério e sóbrios e devem ser produzidos com uma grande responsabilidade, evitando qualquer tipo de contato com fake news, para que não ser perca a credibilidade e a tendência de viralizar traga resultados positivos e não negativos.
#3: Histórias
Existem diversos estudos que mostram que os seres humanos possuem a capacidade de guardar algo na memória se aquilo foi ensinado através de uma narrativa.
E as narrativas são histórias!
Além disso, ao ler e ouvir histórias, nos concentramos muito mais e aquilo tem um potencial de gerar em nós uma conexão.
Por isso, as histórias sem acabam sendo um excelente caminho para construir conteúdos que toquem as pessoas e as façam ter vontade de compartilhar.
O melhor de tudo é que esse é um formato que pode ser adaptado a outros e isso acaba sendo o grande diferencial.
Um conteúdo engraçado é muito mais engraçado quando está envolto de uma história e aquela é uma história que poderia facilmente ser real e te faz, inclusive, lembrar de uma história que aconteceu com você ou com alguém que você conhece.
Da mesma forma, um conteúdo de alerta ou informativo consegue tocar e impactar as pessoas quando ele é divulgado a partir de uma história real, como em um formato de relato.
O ponto que faz uma história ter todo esse poder é que ela consegue não apenas contar algo que aconteceu ou poderia ter acontecido, mas ela carrega emoções e tem o poder de despertar emoções.
E as emoções são universais. Você pode não ter passado pela mesma situação traumática que alguém passou, mas a dor transmitida através de uma história de trauma tem a capacidade de te tocar e emocionar porque você também já sentiu dor em algum momento da sua vida.
O mesmo vale para outras emoções: alegria, amor, alívio, esperança, superação, graça…
Viu só? Existem muitas formas de você construir um conteúdo que desperte nas pessoas o desejo de compartilharem isso com os outros.
O que resta para você criar um conteúdo viral agora é a sua criatividade em fazer algo que mereça ser visto, revisto e compartilhado, sabendo que nem sempre é uma tarefa fácil, você também pode optar por canva pack, onde você consegue criar seus posts de forma rápida e fácil.